TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Humanas e Sociais

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.516 Palavras (31 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 31

Anhanguera Educacional

Faculdade Anhanguera de São Bernardo (Anchieta)

Enfermagem

Beatriz Carolina Siqueira Moreira de Souza - RA : 2485831144

Viviane Batista Seravalli – RA 1578102530

Psicologia

Freud (A descoberta do inconciente) e Jean Piaget e Vigotski (O Desenvolvimento Humano).

São Bernardo do Campo

Março – 2015

Beatriz Carolina Siqueira Moreira de Souza - RA : 2485831144

Viviane Batista Seravalli – RA 1578102530

Psicologia

Freud (A descoberta do inconciente) e Jean Piaget e Vigotski (O Desenvolvimento Humano).

 

Professora Solicitante:  Hânia Milanelli da Silva

Disciplina: Psicologia

São Bernardo do Campo

Março – 2015


Sumário

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------------------- 04

Descobrindo  o Descobrimento da descoberta Fraudiana. ----------------------------------------------- 05

Descobrindo o Inconciente ----------------------------------------------------------------------------------05

Teoria do Desenvolvimento  de Jean Piaget ----------------------------------------------------------------09

Os estágios do desenvolvimento humano---------------------------------------------------------------- 10

Teoria do Desenvolvimento Vigotski -------------------------------------------------------------------------15

Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------------------------17

Refencias Bibliograficas--------------------------------------------------------------------------------------- 17


  1. Introdução

Neste Trabalho  abrangeremos o desenvolvimento de conceitos de alguns filosofoa Da Psicologia Antiga,fundamentando-nos  nos filosofos Freud, Jean Piaget e Vigotski.

Analizamos sobre a contrução presentes no periodo relativo à descoberta do inconciente humano em uma primeira analise,já em uma segunda analise obtivemos alguns compreendimentos sobre as teorias  do Desenvolviento Humano dos Filosofos Jean Piaget e Vigotski.


  1. Descobrindo  o Descobrimento da descoberta Fraudiana.

Ao analizarmos o artigo pesquisado contido neste trabalho podemos observar  que neste artigo “Descobrindo da Descoberta Fraudiana”

O conceito de inconsciente tem longa história na psicanálise, confundindo-se com sua própria história, na justa e estrita medida em que se encontra na base do seu surgimento. As primeiras elaborações concernentes ao inconsciente na obra freudiana datam do período relativo aos Estudos sobre a histeria. O que podemos denominar um segundo período tem lugar no momento em que o "método hipnótico", enquanto método de abordagem do inconsciente, é abandonado em favor do método da "livre associação". Este segundo período é entrevisto pelo próprio Freud como aquele no qual a psicanálise propriamente dita tem lugar (Freud, 1914, p. 17). De fato, no seu interior Freud procede à formalização conceituai do inconsciente, conferindo-lhe os contornos teóricos específicos que permitem demarcar a especificidade de elaboração que o inconsciente tem na psicanálise. Este segundo período coincide, portanto, com a introdução e a elaboração da "primeira tópica freudiana". Nesta, Freud concebe o aparelho psíquico sendo composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e a consciência.

Na década de 20 tem lugar na obra freudiana o terceiro momento de síntese elaborativa sobre o inconsciente. No desenrolar deste período, temos a palavra decisiva de Freud no tocante a sua concepção do aparelho psíquico, fato este que constitui um momento decisivo e fundamental para a história do movimento psicanalítico, e no qual têm lugar às elaborações relativas à "segunda tópica freudiana". Nesta, Freud introduz as novas instâncias tópicas do id, ego e superego, estabelecendo ainda as relações que estas entretêm com o inconsciente, tal como formulado na primeira tópica.

Entretanto, a década de 20 é marcada por dois grandes eventos. O primeiro, a que já nos referimos, diz respeito ao movimento revolucionário interno à própria psicanálise, que deu lugar ao avanço freudiano que conduziu a elaboração da segunda tópica. O segundo à particular leitura e interpretação que ela sofreu nos Estados Unidos da América, o que deu lugar, por sua vez, a uma particular rota de desvio no que tange tanto aos princípios teóricos quanto aos princípios técnicos da psicanálise. E justamente a partir de uma certa interpretação conferida ao que Freud elabora na segunda tópica que surge uma neo-escola de psicanálise autodenominada: Psicologia Psicanalítica do Ego.

Nosso propósito é, por um lado, proceder ao desenvolvimento das teses freudianas fundamentais relativas ao inconsciente. Isto requer, a nosso ver, o atravessamento tanto da primeira quanto da segunda tópica. Por outro lado, argumentar que justamente em torno do entendimento que a Psicologia Psicanalítica do Ego efetuou a respeito da segunda tópica estabeleceu-se a rota de desvio por ela traçada e percorrida. Desvio este responsável pelo distanciamento que ela guarda com relação à psicanálise.

No intuito de demarcar pontos específicos em torno dos quais esse desvio se operou, procederemos ao desenvolvimento de alguns conceitos que se revelam fundamentais para a referida escola, pautando-os por aqueles que se revelam fundamentais no pensamento de Freud. Traçam-se, assim os delineamentos teóricos que distinguem e separam uma abordagem psicanalítica sobre o sujeito de uma abordagem psicológica sobre o indivíduo. Efetivamente, a Psicologia Psicanalítica do Ego, ao conferir um valor supremo aos processos racionais conscientes e à faculdade de síntese sua, oferece-nos uma concepção psicológica sobre o indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)   pdf (283.5 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com