TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como vencer o estresse

Por:   •  1/5/2015  •  Seminário  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

COMO VENCER O ESTRESSE

Os profissionais entrevistados estavam mais do que exaustos. Eles trabalhavam de 10 a 18 horas por dia, alegando que esses serviços oxilam para melhor ou piores lucros de acordo com as datas comemoradas durante o ano. Justamente agora que se aproxima o final de ano, época em que as pessoas vão viajar, frequentar festas, praias... buscando assim melhorar a aparência de forma geral. Segundo eles o ambiente de trabalho estava caótico e todos se sentiam animados com boas perspectivas de ganhos, porém já representavam indicativos de ansiedade e muito estresse.

A estafa profissional se caracteriza por um cansaço mental e físico. A debilitação causado por excesso de trabalho causa intensos sentimentos de frustação e incapacidade, bem como , um grande desânimo em realizar tarefas no local de trabalho e em outros locais particulares. As vitimas de estresse costumam perder a motivação e se tornam menos produtivas. As respostas ao questionário mostram isso. “As vezes durmo de domingo para segunda, já preocupada, pois a segunda é muito estafagante.” Diz uma cabeleireira que trabalha no centro da cidade.

O estresse geralmente é causado por uma jornada de trabalho muito intensa. Por causa de pressões econômicas, alguns empregadores exigem que seus empregados trabalhem mais horas. As vezes ganhamos menos. A tecnologia atual faz com que algumas pessoas estejam sempre em contato com o trabalho, tornando mais difícil separar a vida profissional da pessoal. Outras talvez fiquem estafadas por se sentir que não estão no controle de seu trabalho, como problemas com os colegas ou prioridades mal definidas por seus superiores, também pode causar estresse.

Além disso, uma pessoa pode causar estafa a si mesma. Para progredirem em sua carreira profissional e conseguirem melhores salários, algumas tentam encaixar cada vez mais trabalho em sua agenda.

Uma manicure e pedicure relatou. “Quando entrei esse salão trabalhava das 7 da manhã às 10:00 da noite, ainda passava do trabalho para atender clientes em cada nos finais de semana. Por assumirem compromissos demais eles acabam ficando estafados. Já me sentia sem vontade de viver, diz a profissional.

No entanto, o estafa ou estresse são estados emocionais que podem ser mudados, apartir da  analise das prioridades de cada um.  Muitos colocam a família e a saúde no topo da lista, mas, esses aspectos são os primeiros a ser prejudicados, quando a pessoa esta estafada.

Por definir as prioridades é possível tomar decisões difíceis e entender que, as vezes, é preciso abrir de coisas menos importantes. Por exemplo, pode ser que a pessoa perceba que esta ficando estafado por causa do trabalho. Ao mesmo tempo raciocínio : não posso mudar de emprego nem trabalhar menos, afinal, preciso desse dinheiro. Pago aluguel, crio duas filhas adolescentes sem pai, pago agua, gás , luz, internet. Diz a intrevistada do salão de beleza. Com certeza, todos precisam de dinheiro para viver. Mais é preciso calcular o quanto é nescessario e a que custo pode-se alcançar tais objetivos.

Deve-se tomar cuidado para nos fazer com que as prioridades de outros se tornem também as suas. É bem provável que empregados e empregadores tenham prioridades diferentes. Outras pessoas talvez decidem colocar o trabalho em primeiro lugar na vida, mais isso não significa que você tem de fazer o mesmo.

Para reduzir o estresse e ter mais tempo para o que é realmente importante, pense na possibilidade de trabalhar menos horas, de conversar com seu empregador  para diminuir sua carga de trabalho ou ate mesmo de mudar de emprego. Qualquer que seja a decisão a tomar; é provável que precise fazer ajustes no orçamento e no estilo de vida. Essas mudanças não são possíveis, e faze-las talvez não seja tão difícil quanto imagina.

Em muitos países consumistas, a sociedade quer nos fazer pensar que a felicidade depende do quanto se ganha e o que possui, mais isso não é verdade. Um estilo de vida mais simples pode nos dar mais liberdade  e satisfação. Se quiser simplificar a vida, primeiro terá de reduzir os gastos e economizar algum dinheiro. Tente diminuir as dividas ou acbar com elas. Converse sobre o assunto com a família e peça seu apoio.

Se a carga de trabalho estiver além do que pode dar conta ou se tiver um problema persistente no trabalho, é nescessario uma conversa franc com o patrão sempre que possível, proponha soluções que atendam as nescessidades de ambos.  Assegure smepre a seriedade do compromisso com o trabalho, deixando claro o que se dispõe a fazer e firme em dizer o que não vai poder fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com