TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Histórico da Vigilância Epidemiológica no Brasil

Por:   •  9/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto histórico da vigilância epidemiológica no Brasil

Durante o período colonial, houve o tráfico de escravos da África, onde era considerado um local endêmico e também aconteceu a imigração europeia. Com toda essa movimentação no Brasil (um país recém descoberto), dizimou por boa parte da população surtos psicóticos como a varíola e a febre amarela.

No fim do século XVII foram desenvolvidas ações contra a febre amarela, que focava no tratamento do doente e na prevenção para que a doença não fosse espalhada. O isolamento do enfermo foi uma estratégia junto com a purificação ambiental (criação de cemitérios, aterrar águas estagnadas e limpeza das ruas).

Com a chegada da família real em 1808, utilizou-se a Polícia Médica (origem Alemã) a fim de vigiar e controlar epidemias que poderiam vir a acontecer. D. João VI atribuiu ações que interviam nos problemas de higiene da cidade e desenvolveu a Política Sanitária. A teoria da época era a miasmática, que acreditava que o ar era o causador de doenças, por isso começaram a se importar com a higienização ambiental, a fim de ser uma profilaxia. Outro fator que se acreditava dizimar doenças era a circulação de pessoas que acontecia frequentemente, e com isso criaram políticas de fiscalizações dos portos e navios que chegavam ao Brasil

Em 1811 foi executado a vacinação antivariólica a fim de controlar a dizimação da doença.

No período do Brasil Império, surgiu a identificação do agente etiológico com isso desenvolveu métodos de combate, como a vacina, que iniciou uma nova prática de controle de doenças.

A medicina higiênica teve início no século XX e criou condições sanitárias importantes. Nisso foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública que tinha funções como a higiene infantil e industrial. Em 31 de Dezembro de 1923, o decreto n° 16.300 pôs em vigor o Regulamento Sanitário Federal, sendo o primeiro código sanitário nacional.

Na Ditadura Militar, a fundação SESP criou o Centro de Investigações Epidemiológicas, sendo o primeiro órgão federal focado nessa área. A vigilância epidemiológica foi realmente posta em prática no Brasil no início da década de 70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com