TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Da Mastectomia Na Vida Sexual das Mulheres: Revisão Interrogativa

Por:   •  23/4/2019  •  Artigo  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 18

Impacto Da Mastectomia Na Vida Sexual das Mulheres:                                                                                              Uma Revisão Integrativa

Helder Hemerson Lukelo

RESUMO

Este trabalho é uma revisão integrativa que tem como objetivo investigar o impacto da mastectomia na vida sexual das mulheres após a cura do câncer. A coleta dos dados incluiu periódicos indexados nas bases de dados bibliográficos REBEn, SciELO, JNUOL PePSIC. Trata-se de uma pesquisa de retrospectiva, descritiva e documental, realizada que teve como recorte temporal o período, entre 2010 até 20016, com critério de escolha nos anos dos artigos pesquisados. Foram selecionados 10 artigos, que constituíram o corpus do estudo. Os achados foram agrupados por meio de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a mastectomia causa um impacto, que por sua vez afeta não apenas na mulher, mas também no seu cônjuge, meio familiar e grupo de amigos.

Palavras chaves: Mastectonia, Autoimagem, Sexualidade, Impactos Psicológicos.

Abstract

This work is an integrative review that aims to investigate the impact of mastectomy on the sexual life of women after cancer cures. The data collection included periodicals indexed in the bibliographic databases REBEn, SciELO, JNUOL PePSIC. It is a retrospective, descriptive and documental research, carried out with the temporal cut between the years 2010 and 20016, with a criterion of choice in the years of the articles surveyed. Ten articles were selected, which constituted the corpus of the study. The findings were grouped by means of content analysis. The results show that the mastectomy has an impact, which in turn affects not only the woman, but also her spouse, family and friends.

Keywords: Mastectonia, Self-image, Sexuality, Psychological Impacts

Introdução

     O presente estudo propõe-se a explorar o impacto da mastectomia, através de revisão de literatura, na vida sexual das mulheres. Por tanto temos como proposta identificar o impacto da mastectomia na vida sexual, e possíveis implicações, compreender a representação dos seios para as mulheres, identificar os impactos psicológico e social na autoimagem das mulheres mastectomizadas e descrever as possíveis implicações da mastectomia na vida sexual do casal.  

    O crescimento anormal de um tecido que forma uma massa ou tumor e se desenvolve de forma desordenada é chamado de neoplasia, e as células contidas nessa massa são mutantes, modificadas e se multiplicam rapidamente e quando entram na corrente sanguínea, podem invadir outros órgãos ou tecidos, comprometendo os mesmos, essa invasão celular é chamada metástase. (LOPES & DE OLIVEIRA ASSIS, 2012 apud PORTH, 2004).

    A oncologia é um dos contextos de atuação que mais colocam o profissional em contato com questões da sexualidade, especialmente quando o órgão acometido é a mama, no caso das mulheres, ou a próstata no caso dos homens. (CESNIK & SANTOS 2012, p. 339 apud BARTON-BURKE & GUSTASON, 2007)

    Para Silva (2008), o diagnóstico de câncer tem geralmente um efeito devastador na vida da pessoa acometida, seja pelo temor às mutilações e desfigurações que os tratamentos podem provocar, seja pelo medo da morte ou pelas outras perdas que chegam a atingir as esferas emocional, social e material, que ocorrem com mais frequência.  

    Segundo Cesnik & Santos (2012), citam que pós a cura, a sobrevivência é constituída de diferentes fases, cada uma delas com suas demandas específicas, que afetam a adaptação psicossocial de diferentes maneiras. Entretanto, a maioria dos estudos disponíveis na área da psicooncologia se refere às fases do diagnóstico e do tratamento, havendo poucos trabalhos destinados a investigar a situação psicossocial das pacientes no período pós-tratamento. Questões como o impacto sobre a autoestima da mulher, o relacionamento conjugal e a retomada da vida sexual são assunto a merecer mais atenção dos profissionais de psicologia.

    Para Lopes e De Oliveira Assis (2012 apud BERVIAN et. al, 2006) ao relatar sobres o tratamento do câncer de mama, a mastectomia torna-se um dos métodos mais utilizados, por trata-se de uma cirurgia mutiladora e com a finalidade de remover todos os tumores visíveis, e dando poucas chances de voltar a parecer de novo, em contra partida possiblidade desencadear problemas físicos e psicológicos são inúmeras. As mamas para as mulheres desenvolver um importante papel fisiológico, além de representarem em nossa cultura uma forma de identificação da mulher e expressa por meio do erotismo a sua feminilidade, sexualidade e sensualidade.

    Após a descoberta, deste a década de 70 a medicina tem se dedicado mais ao impacto psicossocial da doença, e os estudos dessa época delinearam que as mulheres sofrem desconforto psicológico, como ansiedade, depressão e raiva, a uma mudança no padrão de vida, relacionadas ao casamento, vida sexual e atividades no trabalho, e, ainda, medos e preocupações concernentes à mastectomia, recorrência da doença e morte (SILVA, 2008 apud MEYEROWITZ, 1980).

    Por causa do significado, que foi construído encima do corpo das mulheres, mas especificamente nas mamas, a um significa imposto socialmente e quando a uma ação que não seja do consume gera uma estranheza e causando impacto emocional:

“No imaginário social, a mama costuma ser associada a atos prazerosos como amamentar, seduzir e acariciar, não combinando com a ideia de ser objeto de uma intervenção dolorosa, ainda que necessária” (Silva, 2008, p.235 apud Gomes, Skaba & Vieira, 2002, p. 200-201).

    Lopes e De Oliveira (2012), verificaram que as mulheres quando descobrem o câncer de mama são abrigadas a enfrentarem a mastectomia como uma opção de sobrevivência, e com isso vivenciando um misto de sentimento, tais como: rejeição, medo, vergonha, baixo autoestima, interesse sexual diminuído, perca de peso, diminuição da libido, sofrimento com a imagem corporal, entre outros. A investigação demonstra que isso se relaciona à autoimagem corporal afetando a autoestima e a sexualidade da mulher.

Objetivo Geral:

Discutir o impacto da Mastectomia na Vida Sexual das Mulheres.

Objetivos específicos:

 Identificar os impactos psicológico e social na autoimagem das mulheres mastectomizadas.

 Compreender a representação dos seios para as mulheres.

 Descrever as possíveis implicações da mastectomia na vida sexual do casal

Metodologia

    Trata-se de uma pesquisa de retrospectiva, descritiva e documental, realizada que teve como recorte temporal o período, entre 2010 até 20016, com critério de escolha nos anos dos artigos pesquisados. O estudo de revisão foi orientado pela seguinte questão norteadora: Qual é o Impacto Da Mastectomia Na Vida Sexual Das Mulheres? A coleta dos dados incluiu periódicos indexados nas bases de dados bibliográficos REBEn, SciELO, JNUOL PePSIC. Esses periódicos têm caráter multidisciplinar e divulgam o conhecimento científico, contribuindo assim para a construção da complexidade do saber na área de interface da neoplasia mamaria, sexualidade e mastectomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com