TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminalística e Investigação Criminal

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

                           Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul[pic 1][pic 2]

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Criminalística e Investigação Criminal

Curso: Enfermagem

Professora: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Nome do estudante:

Data: 14/10/2017

Orientações:

  • Procure a Professora sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A partir da leitura do material disponibilizado no EVA – tópico 1: “Conscientização sobre o local de crime e as evidências materiais em especial para pessoal não-forense”, elaborado pelas Nações Unidade, parte 1, disserte de forma argumentativa sobre esse assunto – a importância da preservação das evidências para a investigação criminal – abordando os seguintes tópicos: a) valor da evidência material; b) papel dos first responders (definindo quem seriam); c) ética no trato das evidências; e d) eventuais riscos às pessoas que atuam em cenas de crimes. 

Elabore um texto com cerca de 200 palavras (entre 180 e 220 apenas), fonte tamanho 12, margens justificadas, espaçamento 1,5cm, dê um título ao seu texto (que deverá estar centralizado na margem). Apresente seu texto logo abaixo deste enunciado. Atenção: faça com suas palavras, não copie trechos tal qual está no original consultado. Essa questão pontuará 5,0 (critérios avaliativos: organização textual coerência das ideias, abordagem dos tópicos sugeridos, formatação do texto). 

CRIMINALIDADE E O COTIDIANO

A evidência material pode ser algum elemento presente na ocorrência do crime, desde materiais grandes até os itens pequenos, assim, ela exerce uma função principal e de extrema importância. Quando é coletada de maneira correta, apresenta melhor entendimento para prover informações objetivas e confiáveis envolvendo a cena do crime. Os first responders são as primeiras pessoas a chegarem à cena do crime sejam eles policiais investigadores independentes dos direitos humanos ou qualquer outra pessoa.

         Então a importância do depoimento dessas pessoas é de extrema importância e ajuda às vezes para os peritos assimilarem as causas do crime. No entanto eles poderão desenvolver alguns dilemas, tais como: restabelecer o ambiente o quanto antes, omitir provas concretas ou preservar o acontecimento das evidências do crime. Os códigos de condutas profissionais também definem os deveres éticos do pessoal que trabalha em locais de crime. Esses códigos geralmente reforçam a importância de atuar com atenção e profissionalismo, atuando com ética sempre.

 É importante, pois muitas cenas de crimes ocorrem de forma em que se não houver ética dos profissionais envolvidos, a conduta se torna impossibilitada de ser realizada. Pode ocorre distorção das evidências, assim como a eliminação das provas necessárias. As pessoas que operam em cenas de crimes estão sempre expostas a riscos, tanto a saúde quanto a segurança. Crimes que envolvem substâncias químicas, materiais biológicos, artefatos explosivos, armas de fogo, fatores ambientais, estruturas inseguras. Além dessas pessoas que se expõem a esses riscos, as equipes de exames laboratoriais e complementares podem estar expostas aos perigos quando recebem os itens coletados. É de grande importância que essa equipe seja bem treinada e habilitada para trabalhar de forma segura nas cenas de crimes, para que não causem mais vítimas desnecessárias.

Questão 2:

A partir da leitura do artigo “O direito ao silêncio na fase policial”, escrito por David Tarciso Queiroz de Souza e disponibilizado na Midiateca – material da turma, disserte de forma argumentativa sobre esse assunto – o silêncio do suspeito/acusado (a) na fase policial – abordando os seguintes tópicos: a) direito individual ao silêncio, b) garantias individuais do acusado(a), c) prova ilícita e d) Aviso de Miranda. 

Elabore um texto com cerca de 200 palavras (entre 180 e 220 apenas), fonte tamanho 12, margens justificadas, espaçamento 1,5cm, dê um título ao seu texto (que deverá estar centralizado na margem). Apresente seu texto logo abaixo deste enunciado. Atenção: faça com suas palavras, não copie trechos tal qual está no original consultado. Essa questão pontuará 5,0 - (critérios avaliativos: organização textual coerência das ideias, abordagem dos tópicos sugeridos, formatação do texto). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (338.3 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com