TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Enfermagem

Por:   •  30/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDAE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS PARANAVAÍ

Curso de Graduação em Enfermagem

Camila Pereira Vieira, Hanna Carolina Aguirre, Joyce Estefani da Silva e Rodolfo Felipe.

Semiologia

Teorias de Enfermagem

        

PARANAVAÍ, 25 DE MAIO DE 2017.

Imogene M. King

Teoria da Obtenção de Metas

PARANAVAÍ, 25 DE MAIO DE 2017.

     

Imogene M. King nasceu em 1923, obteve sua educação básica em enfermagem No St. John’s Hospital School of Nursing, Missouri, formando-se em 1946. Seu grau de Bacharel em enfermagem (1948) e o mestrado (1957)  são da St. Louis University e seu EdD (1961) é do Teachers College, Columbia Unniversity, New York. Realizou estudos  pós-doutoramento em denhenho e pesquisa, estatistica e computadores (King,1986b). Como enfermeira foi administradora, educadora e praticante. Faleceu em 24 de dezembro de 2007, São Petersburgo, Flórida, EUA.

       King buscou responder a vários questionamentos que norteavam a prática de enfermagem, desenvendo também questões adicionais, apresentou uma estrutura conceitual que propunha a enfermagem como um sistema de atendimento de saúde.

       De acordo com sua Teoria da Obtenção de Metas, os fenômenos de enfermagem são organizados por sistemas que se interrelacionam, são eles: o sistema pessoal, o sistema interpessoal e o sistema social. Salienta que os principais elementos de sua teoria encontram-se no sistema interpessoal, onde duas pessoas, cujo não se conhecem, juntam-se em prol da sáude, buscando ajudar e receber saúde. Os conceitos de sua teoria são a percepção, a interação, a comunicação, a transação, o ser, o tempo, o papel, espaço pessoal, o estresse, o crescimento e desenvolvimento.

       A partir dessas dimensões que será estabelecido a exatidão perceptiva, a divisão de papéis e a comunicação em uma relação “enfermeiro-cliente” chegando  a etapa  de transação em que a obtenção das metas são atingidas havendo assim um desenvolvimento e crescimento, deste modo, há a satisfação de ambas as partes envolvidas nesse processo e a assitência de enfermagem efetiva.

       Para que isso ocorra King estabeleceu cinco etapas necessárias:

  • O enfermeiro e o cliente são descinhecidos;
  • O enfermeiro esta habilitado a exercer sua profissão;
  • O cliente possui necessidade no serviço prestado pelo enfermeiro;
  • O enfermeiro e o cliente se relacionam de forma recíproca, visto que o enfermeiro possui as habilidades e conhecimento necessário, e o cliente possui  a informação necessária  sobre sí e os problemas e/ou preocupações, que quando cominicadas ao enfermeiro servirão para que ambos estabeleçam uma meta;
  • O cliente e o enfermeiro estão em constante interação, em busca de uma meta encomum;

     Essa teoria irá formentar a prática atual de enfermagem a medida que ao interagirmos com o cliente realizamos a investigação composta pela anamnese e exame físico, para isso o enfermeiro traz o conhecimento das ciências naturais e comportamentais, como também sua habilidade de comunicação, enquanto o cliente como um membro ativo desse processo suscitará o conhecimento de sí e a percepção sobre seus problemas. Após  a investigação o enfermeiro efetuará um diagnóstico de enfermagem, identificando os distúrbios pelo qual o paciente procura ajuda. Ao finadar  o diagnóstico o proxímo passo é o planejamento, envolvendo a tomada de decisão, ou seja, as metas a serem alcançadas, e os meios para atingi-la, o cliente deverá ser informado dos procedimentos que serão realizados para a obtenção da meta proposta, desse modo, ele é solicitado a participar, porém não possuem a responsabilidade de tomar decisões. Por fim ocorrerá a avaliação, que envolverá a descrição de como os resultados serão atingidos, obtendo-se as metas do cliente e à eficácia da assistência de enfermagem, caso contrário, deve haver uma investigação de por que não se alcançou o resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com