TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTURBIOS DE PELE

Por:   •  13/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 16

DISTÚRBIOS DE PELE

  1. LESÕES

As leões cutâneas referem-se a qualquer alteração identificável ma estrutura da pele

As lesões vasculares incluem:

PETÉQUIAS: pequenos depósitos (menos de 1 cm) de sangue na pele

PÚRPURA: grandes depósitos ( mais de 1 cm) de sangue na pele

TELANGIECTASIA: vasos sanguíneos finos e dilatados

HEMANGIOMA: os dois tipos comuns incluem a marca em morango vermelho vivo e a mancha em vinho do porto; as lesões em morango costuma desaparecer no inicio da infância, o que não ocorre com as manchas em vinho do porto

Outras lesões incluem:

MÁCULA: pequena área (até1 cm) não palpável e plana com alteração da cor da pele

PÁPULA: pequena lesão elevada e palpável cuja cor pode variar

NÓDULO: grande lesão, mais de 1 cm, sólida elevada que quase sempre é mais profunda e de consistência mais firme do que a pápula (ex. linfonodo intumescido)

PLACA: grande lesão (mais de 1 cm) sólida elevada sobre a superfície da pele.

VESÍCULA: pequena elevação, menos de 1 cm, da pele que contém líquido seroso (ex. vesícula da herpes)

BOLHA: grande vesícula, mais de 1 cm, preenchida por liquido

PÚSTULA: vesícula contendo líquido purulento

CISTO: tumor contendo líquido ou material semi-sólido

B. ESCOREAÇÕES: perda da epiderme devido a um arranhão

C. ÚLCERA: cavidade da pele de forma irregular   com destruição epidérmica

D. CICATRI: deposição de tecido conjuntivo em consequência de destruição da derme

E. PÓLIPOS CUTANEOS: apêndices de consistência mole, castanhos ou cor da pele, consistindo em proeminência de pele córnea

F. LENTIGO SENIL: manchas castanhas de indivíduos idosos ou manchas hepáticas, geralmente observado em áreas expostas ao sol

G. QUELÓIDES: cicatrizes hipertrofiadas semelhantes a cordas que surgem após lesão da pele, mais frequentes em pessoas de pele negra

H. ALOPÉCIA: perda dos cabelos afetando geralmente o couro cabeludo, as sobrancelhas e os cílios

I. INFLAMAÇÃO: resposta local e inespecífica a lesão, caracterizada por vermelhidão, alor, tumefação, dor e comprometimento da lesão

PRURIDO: sensação de coçadura descrita como comichão ou sensação de queimação; associada a alérgenos circulantes ou à liberação local de proteína na pele

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo.

 É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade. 

 A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica

A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.

SINTOMAS

De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:

• oleosidade na pele e no couro cabeludo;

• escamas brancas que descamam – caspa; escamas amareladas que são oleosas e ardem;

• Coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele

• leve vermelhidão na área;

• possível perda de cabelo.

Esta dermatite pode ocorrer em diversas áreas do corpo.

Normalmente, se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como, couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas, e tórax.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. O dermatologista poderá necessitar de alguns exames clínicos, como exame micológico, biópsia e teste de contato.

TRATAMENTO

O tratamento precoce das crises é importante, e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; evitar uso de chapéus ou bonés, shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; cremes/pomadas também com anti fúngicos e eventualmente com corticosteróide, dentre outros especificados pelo dermatologista.

PREVENÇÃO

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e uso de shampoo adequado ao tipo de pele tornam o tratamento mais fácil.

É necessário seguir o  tratamento correto, o qual irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, bem como alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores, como estresse, má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcóolica.

Além disso, alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas; não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de vestir-se; usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica; controlar o estresse físico e mental e a ansiedade; retirar completamente o shampoo e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça.

Dermatite de contato

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

A dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador e é uma forma que ocorre em um grande número de pessoas. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com