TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencie Sistema Nervoso Central e Periférico

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

1) Diferencie sistema nervoso central e periférico.

O Sistema Nervoso Central é constituído por encéfalo e pela medula espinhal, já o Sistema Nervoso Periférico é constituído por nervos e gânglios nervosos que compõe o Sistema Nervoso Autônomo e Somático.

2) Qual a função dos neurônios e das células da glia?

Os neurônios possuem a função de identificar e conduzir impulsos nervosos, ou seja, realizar a transmissão eletroquímica de uma informação. As células da glia são responsáveis por formar uma rede de sustentação no sistema nervoso, mantendo os neurônios unidos e nutridos.

3) Descreva a estrutura de um neurônio.

Os neurônios apresentam três partes básicas: dendrito, corpo celular e axônio.

DENTRITOS: são curtos, com contorno irregular e ramificam-se, são responsáveis pelas projeções especializadas na recepção dos estímulos;

CORPO CELULAR: é a região mais dilatada da célula capaz de receber e integrar estímulos;

AXÔNIO: o filamento longo e ramificado que transmite o impulso para outros neurônios ou para células musculares.

4) Diferencie um neurônio aferente, eferente e interneurônio

Os neurônios aferentes chegam ao Sistema Nervoso Central, recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo. Os neurônios eferentes saem do Sistema Nervoso Central e vão para o Sistema Nervoso Periférico, além disso controlam glândulas exócrinas, endócrinas e fibras musculares. E os interneurônios estabelecem conexão entre os neurônios aferentes e eferentes, formando circuitos complexos.

5) Defina potencial de membrana, potencial de equilíbrio, diferença de potencial.

O potencial de membrana pode ser definido quando as células apresentam diferença de potencial entre seu meio interno e externo. O potencial de equilíbrio é a diferença de voltagem pela membrana que produz o fluxo de um determinado íon que é igual, porém oposto, ao fluxo devido ao gradiente de concentração desse mesmo íon. E a diferença de potencial é a diferença existente de voltagem entre dois pontos decorrentes de cargas elétricas de sinais opostos.

6) Qual a unidade expressa o potencial de membrana.

1 mV = 0,001 V, ou seja, milivolts. A unidade final é medida em milivolts pelo motivo dos sistemas biológicos apresentarem cargas elétricas muito pequenas.

7) Quando o potencial da membrana é definido como potencial de repouso da membrana?

Quando ocorre a alternância entre o transporte passivo e ativo de íons. Com isso, a célula fica polarizada devido à entrada e saída de íons sódio e potássio. Assim, o potencial de repouso ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação.

8) Cite os fatores que contribuem para a manutenção do potencial de membrana.

Os fatores são o transporte de íons e a permeabilidade seletiva da membrana, mecanismos esses que permitem a passagem de apenas algumas substâncias.

9) Defina potencial graduado e de potencial ação.

Potencial graduado é a alteração no potencial da membrana que é proporcional ao tamanho do estímulo. O potencial de ação é um evento onde ele pode ou não ocorrer, porém, quando ocorre será sempre do mesmo tamanho. Além disso, o potencial de ação inverte a polaridade dos neurônios, e diferentemente do potencial graduado apresenta um limiar, período refratário e é conduzido sem decremento.

10) Explique a figura 6.19 a e b.

A Figura 6.19 ilustra as etapas que ocorrem durante um potencial de ação. Na figura “A” encontramos diversas etapas. Na etapa 1 da figura, o potencial de repouso de membrana está próximo ao potencial de equilíbrio do potássio, pois há mais canais abertos de potássio do que de sódio. Quando ocorre a despolarização acontece a abertura de alguns canais de sódio dependentes de voltagem, permitindo assim a entrada de sódio na célula. Na etapa 2, a membrana alcança um potencial limiar, desse modo, a despolarização se torna uma alça de feedback positivo. Esse processo é representado como uma rápida despolarização do potencial de membrana, na etapa 3, a despolarização se extrapola, invertendo de sinal, de forma que a membrana se torna positiva no interior e negativa no exterior. Assim, a membrana chega próxima ao potencial de equilíbrio do sódio, mas não é capaz de igualar-se. Quando o potencial de membrana alcança seu pico máximo, na etapa 4, a permeabilidade do sódio cai, isso porque os portões de inativação passam a romper o ciclo bloqueando os canais de sódio abertos. Assim, os canais de potássio repolariza a membrana de volta ao potencial negativo, de acordo com esse retorno, os canais de sódio e potássio dependentes de voltagem são fechados.

Na figura “B” é demonstrado as alterações na permeabilidade relativa da membrana de acordo com o potencial da membrana.

11) O que é o potencial limiar?

O potencial limiar é a despolarização inicial para que sejam disparados potenciais de ação através de um neurônio. Esse potencial limiar ocorre quando a entrada de íons de sódio na célula excede a saída de íons de potássio.

12) Explique a figura 6.20

A figura 6.20 apresenta o Controle por feedback dos canais iônicos dependentes de voltagem. Assim representando que os canais de sódio exercem feedback positivo no potencial de membrana, e os canais de potássio feedback negativo. No primeiro exemplo, há um estimulo para abertura dos canais de sódio dependente de voltagem, logo acontece uma parada que ocasiona a inativação dos canais de sódio, se continuada o sódio sofre um aumento e consequentemente o influxo de sódio para a célula é maior e assim o feedback positivo se dá pela despolarização do potencial de membrana.

No segundo exemplo, figura “B”, o começo é a partir da despolarização de membrana pelo influxo de sódio, logo acontece a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem, assim, há um aumento relativo de potássio proporcionando um fluxo maior do íon para fora da célula, desse modo acontece a repolarização do potencial de membrana e os canais de potássio ficam consequentemente negativos.

13) Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com