TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversividade etnico cultural, ap 2 e4

Por:   •  20/3/2017  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

A antropologia estuda o homem em meio físico, social e cultural. Estuda todas as questões que implicam o homem no meio que se vive e também de forma hereditária. Quando passou a ser estudada, foram analisados sistemas como o evolucionismo, difusionismo, funcionalismo, relativismo e estruturalismo.

A teoria da cultura, provem do próprio nível espiritual saindo de um conhecimento subjetivo para um conhecimento concreto, sendo o antropólogo mais influente Roger Martin Keesing.

O evolucionismo se tratava de um estudo de civilizações inteiras, sendo a tarefa antropológica era criar etapas culturais, analisando os estágios evolutivos das sociedades humanas.

O difusionismo se tratava de um estudo através das diferenças entre os sistemas culturais, eram analisados efeitos de migração e emigração.

O funcionalismo, que contrapunha-se ao evolucionismo, queria compreender a historia da cultura de uma forma mais pratica, eram preciso entender o homem primitivo para que ocorrer a análise da cultura.

O relativismo se trata de não criticar as diferenças culturais de cada país, ou seja, nada pode ser universalizado.

O estruturalismo buscava identificar as estruturas geradoras da cultura, ou seja, eram observados cada sociedade para que chegasse a uma conclusão de como é a cultura da sociedade.

A primeira corrente está baseada nos aspectos ruins do crescimento urbano, ou seja, como viver na cidade grande pode ser doloroso e traumático. Quem vive o dia a dia no centro urbano acaba se acostumando com coisas ruins porem inevitáveis como o transito, transporte publico superlotado, a deficiência no sistema de saúde, a desigualdade social que é absurda, a falta de saneamento básico, a violência urbana, a enorme poluição causada por automóveis, industrias, população, etc.,  a desigualdade da distribuição dos direitos básicos, exclusão social, etc. Todos esses são problemas que ocorrem em centros urbanos, e por que será que isso ocorre? Podemos dizer que esses tais problemas é a junção de um péssimo governo com uma população que não faz por onde, devemos levar em consideração que para a solução de problema como esses é necessário uma reeducação não só da população como também de seus governantes. Muitas pessoas saem de centros rurais e vão para os centros urbanos com a justificativa de uma vida melhor, e isso faz com que os centros urbanos tenham uma superlotação e não consiga oferecer tudo a todos, gerando principalmente a desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com