TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Enfrentando Gigantes

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.709 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        EMPREENDEDORISMO        4

2.2        ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        6

2.3        HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        7

2.3.1        As diferenças no atendimento à saúde e nos hospitais        8

2.3.2        O hospital, deve atender a pacientes de convênios ou pelo SUS        9

2.4        SAÚDE COLETIVA        10

2.4.1        Ações de Promoção da Saúde no Ambiente Hospitalar        11

2.4.2        Vigilância em Saúde e às Ações na Saúde Coletiva e nos Hospitais        12

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é obter através dessa produção textual compreender os fundamentos de gestão das organizações da área da saúde. Logo, as atividades desenvolvidas permitirão aos alunos uma reflexão sobre os elementos fundamentais envolvidos na gestão de uma unidade desse segmento.

O referido trabalho se estrutura da seguinte forma: introdução, desenvolvimento que enfatiza o empreendedorismo, a ética, política e sociedade, o homem, cultura e sociedade, destacando as diferenças no atendimento à saúde e nos hospitais e se o  hospital, deve atender a pacientes de convênios ou pelo sus, e a saúde coletiva, que destaca as ações de promoção da saúde no ambiente hospitalar e a vigilância em saúde e às ações na saúde coletiva e nos hospitais, e por fim a conclusão abordando as reflexão acerca da temática abordada.

Ao escolher um dos problemas presentes no Hospital representado pelo recém-formado Victor Hugo precisava de uma intervenção, assim apresentou-se um planejamento para resolução do problema. O problema escolhido foi: Reclamações constantes dos pacientes com relação às refeições oferecidas pelo hospital, no que se refere à qualidade nutricional. A proposta responde e atende vários aspectos que possivelmente melhorarão a situação do referido hospital.

A promoção da saúde está inserida na perspectiva de modelo de atenção que busca a qualidade de vida das populações, levando a necessidade de ações voltadas às diversas áreas de atenção à saúde, inclusive aquelas desenvolvidas no âmbito de instituições hospitalares. Assim, é importante que a Vigilância em Saúde necessita saber da agenda da determinação social da saúde, para trazer para si a construção de conhecimentos e práticas transdisciplinares e transsetoriais.


  1. DESENVOLVIMENTO

Victor Hugo, formou-se em medicina na capital do estado. Era um sonho de criança que se tornava realidade depois de muita dedicação e longos anos longe, quase 700 quilômetros, do reduto familiar. Agora, terá que voltar para a sua cidade e continuasse os trabalhos que o seu pai desenvolvia à frente do hospital da família.

Ao analisar o novo desafio que lhe foi apresentado, Victor Hugo percebeu que apenas o conhecimento de medicina talvez não fosse suficiente para bem conduzir o empreendimento que lhe foi legado.

Considerando o cenário preocupante, foi necessário que Victor Hugo seja criativo, empreendedor e ousado, como era seu pai no começo das atividades. Ciente de suas limitações e pouca inclinação ao campo administrativo e empresarial, Dr. Victor Hugo pensou em contratar uma equipe de consultores para melhor orientá-lo. Onde a empresa de consultoria e têm a tarefa de contribuir para que as dificuldades encontradas pelo recém-formado médico sejam superadas e novas iniciativas se tornem viáveis rumo à reestruturação do hospital a fim de que possa continuar a atender com excelência.

  1. EMPREENDEDORISMO 

Ao escolher um dos problemas presentes no Hospital, apresenta-se um planejamento para resolução do problema.

O empreendedorismo é crucial para a geração de riquezas, pois ele promove o crescimento econômico, melhora a condição de vida das pessoas, gera mais empregos e, com isso, vem o aumento de renda da população.

O problema escolhido foi: Reclamações constantes dos pacientes com relação às refeições oferecidas pelo hospital, no que se refere à qualidade nutricional.

A proposta responde e atende aos seguintes aspectos:

Objetivo do Projeto

Analisar as evidências que originaram as constantes reclamações dos pacientes acerca das refeições, buscando corrigir os erros e incrementando novos cardápios ou profissionais na instituição hospitalar para assim melhorar na promoção da saúde dos pacientes e profissionais.

Justificativa

A alimentação é um direito da população e nesse caso, dever do hospital, assim, justifica-se essa proposta em estabelecer-se parâmetros a serem repassados para a aquisição, a conscientização e a capacitação para melhorar as técnicas de preparo dos alimentos, e, o mais importante, a atenção especial à origem dos produtos, portanto, devem ser repensadas pelo gestor e profissionais que atuam no hospital a fim de promover a qualidade de vida no trabalho.

Público-Alvo

O público-alvo dessa proposta são todos os pacientes, funcionários do Hospital, incluindo a parte de administração e gestão, e os acompanhantes.

Ações

Deverão ser implementadas nessa proposta para melhoria da qualidade nutricional:

- Alimentos e bebidas apropriadas e adequadas para cada necessidade patológica, para assim otimizar o aporte proteico e energético do paciente;

- A acesso a uma variedade de alimentos seguros, saudáveis e saborosos;

- Cozinhas com a valorização dos aspectos culinários;

- Investimento em pessoas para um atendimento mais humanizado;

- Ações educativas e estratégias de envolvimento do paciente e de funcionários;

- Horários flexíveis e adaptáveis de refeições,

- Criação de um refeitório de pacientes e de acompanhantes;

- Intervenção nutricional a ser realizada em comum acordo com o paciente.

Investimento

O investimento devera que atender todas as ações implementadas, que serão através de investimento em pessoas para atendimento humanizado, resgate do culinário, testes de degustação, ações educativas e comissões com a equipe, além de horários adaptáveis, refeitórios, oficinas culinárias e enquetes de satisfação, para o atendimento às necessidades individuais dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com