TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO ENFRENTANDO GIGANTES

Por:   •  22/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.223 Palavras (13 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 13

NOME DA INSTITUIÇÃO

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

ENFRENTANDO GIGANTES

CIDADE

2019

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

ENFRENTANDO GIGANTES

Produção Textual em Grupo apresentada à ... (nome da instituição) no curso de Enfermagem.

CIDADE

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO....... ........................................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15


INTRODUÇÃO

A Produção Textual faz referências aos conteúdos das disciplinas de Empreendedorismo Ética, Política e Sociedade Homem, Cultura e Sociedade Saúde Coletiva Seminário Interdisciplinar I, do curso de enfermagem. Tem como temática “Enfrentando Gigantes”, pois esta temática possibilitará a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas que tem o eixo integrador “Homem, Ciência e Sociedade”.

Essa produção textual tem como objetivo central compreender os fundamentos de gestão das organizações da área da saúde. Logo, as atividades desenvolvidas permitirão aos alunos uma reflexão sobre os elementos fundamentais envolvidos na gestão de uma unidade desse segmento.

A Produção textual parte da situação geradora da vida de Victor Hugo, que se formou em medicina na capital do estado que após formado, o seu projeto era aprofundar os estudos no exterior e retornar ao país depois de dois anos. No entanto, uma tragédia ceifou a vida do seu pai ao envolver-se em um acidente automobilístico quando retornava da formatura do seu único filho. A sua mãe e demais parentes, pediram, encarecidamente, que ele voltasse para a sua cidade e continuasse os trabalhos que o seu pai desenvolvia à frente do hospital da família.

DESENVOLVIMENTO

Desafio 1 – Empreendedorismo

Problemas detectados:

  • Desabastecimento e falhas de gestão nos medicamentos, resultando em falta e atraso na reposição dos mesmos. Além de desorganização dos estoques da farmácia dificultando pronto-atendimento as solicitações.

- Objetivo do Projeto

  • Fazer uso correto dos insumos do hospital e evita todo tipo de esperdício para que a empresa tenha resultados positivos em seu balanço.

- Justificativa a partir do problema identificado

O projeto se justifica pelo fato de que há muitos problemas encontrados no hospital da família do médico recémformado Victor Hugo e que talvez apenas o conhecimento de medicina talvez não fosse suficiente para bem conduzir o empreendimento que lhe foi legado. Então é preciso um pouco de conhecimento de empreendedorismo. No âmbito da saúde pública, o sucateamento dos hospitais, a falta de leitos e de profissionais da saúde, coligados à dificuldade na marcação de consultas e procedimentos, são as queixas mais comuns dos usuários.

A rede privada está livre de alguns destes problemas, todavia, a falta de leitos e de profissionais também a assola. No entanto é preciso que todo o setor administrativo do hospital esteja atento a desperdícios para que seja economizado para que todos tenham resultados positivos em suas ações dentro do hospital.

No caso do Hospital do Victor Hugo, há desabastecimento e falhas de gestão nos medicamentos, resultando em falta e atraso na reposição dos mesmos. Além de desorganização dos estoques da farmácia dificultando pronto-atendimento as solicitações. E para que haja tal mudança pode ser planejada, evitando o surgimento de problemas indesejados. Os pacientes precisam ser vistos como participantes do processo de tratamento e não como meros consumidores do produto ofertado. Para isso, a relação médico-paciente precisa mudar e a relação hospital-paciente também. (DADALTO, 2013).

Muitas vezes essa desorganização vem do despreparo técnico, da imaturidade profissional e falta de seguimento de parâmetros básicos que incluam bom senso e racionalidade na utilização dos parcos recursos que todos conhecem bem.

Alguns selos de Acreditação e TV a cabo nos quartos dos hospitais, não são a melhor expressão da qualidade em si. O Gestor Clínico pode e deve assumir seu papel.

- Setor (público-alvo) que irá atingir com o projeto

  • Hospital privado – Setor de Administração para não haver desabastecimento e falhas de gestão nos medicamentos, resultando em falta e atraso na reposição dos mesmos.

- Ações que serão implementadas

  • Qualidade assistencial: a Qualidade Assistencial é um valor que vai muito além da própria mensuração. Consiste na absorção de conceitos e princípios que, transmitidos a todos nela envolvidos, inclui rigorosamente a precisão de supervisão de seus pressupostos, além de fiscalização constante daquilo que se convencionou chamar de boas práticas (PORTAL SAÚDE BUSINESS, 2014).
  • Quadros de Profissionais: estes devem ser experientes, experientes e bem remunerados;
  • Contratação de farmacêuticos responsáveis e organizados;
  • Rotinas que privilegiem a análise criteriosa de estoque;
  • Diretrizes e protocolos não são meros documentos para mostrar que existem. Se existem, é porque alguém presumivelmente teve o trabalho de trazer para aquela organização uma proposta sobre o melhor jeito de fazer as coisas naquele local. Portanto deve ser repensado se não estão a contento.
  • Priorizar organização de materiais e insumos que após análise prudente possam ser usados, sem perder a qualidade; (PORTAL SAÚDE BUSINESS, 2014).

- Investimento a ser feito no projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com