TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA MISSIONÁRIA AMERCAN BOARD

Por:   •  13/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 12

ESCOLA MISSIONÁRIA AMERCAN BOARD

12ª Classe – Curso Diurno Turma: B02

Disciplina:  Biologia

Tema:

Sistema endócrino

                                                     

Discentes:

Alberto Macorene Manuel N°02

Amelia Armando N°03

Celeste Luis Dique N°09

Maria Júlia Antônio Carlos N°34

Mariamo Antonio  Waite N°35

           Docente:

 Anastácia ferro Samuel

 `

Beira, Setembro de 2022

  1. Índice

Introdução.....................................................................................................................1

Sistema endócrino.........................................................................................................2

Funções do sistema endócrino........................................................................... ...........2

Glundulas do sistema endócrino.............…......................................................  ............3

Função da Secretina........................................................................................................3

Adrenalina conceito e função.........................................................................................6 Composição química da adrenalina...............................................................................6 função da insulina ..........................................................................................................7 função e localização da glucagon..................................................................................7

A tiroxina função e localização.......................................................................................7

O Hormônio Autidireutico...............................................................................................8

A citosina ...........,.............................................................................................................9 Função do Estrogênio....................................................................................................10

conclusão........................................................................................................................11 Bibliografia....................................................................................................................12

  1. Introdução

Sistema endócrino compreede o estudo de uma série de glundulas cuja secreções recebem o nome de hormonas, os quais são despejadas directamente na corrente sanguínea.

  As hormonas são substâncias químicas reguladoras, secretadas pelas englandulas  endocrinas que embora seja alguns órgãos ou tipo de célula estão aptos a responder aos seus estimulos . Este órgão ou celula específica capaz de responder  a um determinado estimolo (hormonario), e é chamado órgão alvo.


  1. sistema endócrino

O sistema endócrino  é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios  que são lançados no sangue e percorrerem o corpo ate chegar aos órgãos alvos os quais atuam.

junto como o sestema nervoso , o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo . O hipotálamo, um grupo de celula nervosa localizadas nas bases do encefalo, faz a integração entre esse dois sistema.

  1. funções do sistema endócrino

Dentre as funções das hormonas , destacam-se as seguintes:

  • Intervém no metabolismo celular, regulando a produção de energia;
  • controlam funções do sistema digestivo, circulatório e excretor;
  • regulam processos como o crescimento, o desenvolvimento e a maturidade;
  • regulam a homeostase (manutenção do equilíbrio interior dos fluidos corporais); regulam o metabolismo do cálcio e do fósforo no crescimento dos ossos etc.

Todas estas funções podem ser realizadas graças a existência de certas substâncias chamadas hormonas, que são produzidas nas estruturas que compõem o sistema hormonal as glândulas endócrinas.

    As hormonas são substâncias químicas que funcionam como mensageiro, navegando no sangue e elevando instruções de um conjunto de documentos diferentes órgãos para outros. Estas actuam em doses ( quantidade ) pequenas e podem ter uma acção estimulante ou inibidora sobre outras celulas ou órgão.

      cada hormona actua apenas sobre alguns tipos de células donominasas celulas-alvo. As células-alvo de uma determinada hormona possuem , na membrana ou no citoplasma

, proteínas denominadas receptores hormonas , capazes de se combinar especificamente com as moléculas de uma hormona.É apenas quando a combinação correcta que as células alvos exibem a resposta característica da ação hormonal.

  1. Glândulas do Sistema Endócrino

As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise, tireoide eparatireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.

[pic 1]

A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento.

É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais.

O excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento exagerado) e a falta provoca o nanismo.

Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH), substância que permite ao corpo economizar água na excreção (formação da urina).

A tireoide está localizada no pescoço, produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco.

O hipertireoidismo, funcionamento exagerado da tireoide, acelera todo o metabolismo: o coração bate mais rápido, a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, a pessoa emagrece por gastar mais energia.

Esse quadro favorece o aparecimento de doenças cardíacas e vasculares, pois o sangue circula com mais pressão. Se não tratada pode provocar o surgimento do bócio (inchaço no pescoço), e também a exoftalmia (olhos saltados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (265.6 Kb)   docx (267.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com