TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse profissional

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

2.1.1.1 TRATAMENTOS APLICADOS NA MELHORA DO ESTRESSE

Dentre os tratamentos gerais para o estresse, temos o tratamento medicamentoso, alimentação balanceada e atividade física.

No tratamento medicamentoso os remédios só podem ser prescritos por um profissional medico, pois somente ele tem conhecimento adequado para indicar o melhor remédio para cada caso. Sendo que os mais utilizados são: ansiolíticos, calmantes e antidepressivos.

É importante ter uma alimentação balanceada, pois o estresse faz com que o organismo perca vitaminas e nutrientes, e por isso é necessária a recomposição. Verduras (brócolis, chicória, alface) e frutas soa ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, e manganês. O cálcio também é importante assim como o leite e seus derivados.

A pratica de atividade física proporciona inúmeros benefícios ao organismo, melhora das funções cardiovasculares e respiratórios, gasto de calorias e melhora no condicionamento físico. Todos esses fatores induzem a produção e liberação de substancias com características analgésicas e relaxantes como a endorfina.

Os tratamentos alternativos destacam-se por não utilizar fármacos, porem é importante ressaltar que o fator placebo pode estar presente nos resultados de algumas pessoas que realizam estes tratamentos. Esse efeito corresponde a uma modulação psíquica do sistema imunológico dentre os principais alternativas alternativas temos: a fitoterapia que é um tratamento feito a base de plantas e produtos naturais, algumas das rincipais plantas indicadas para o estresse são: maracujá, valeriana, a melissa, entre outras. Na medicina tradicional chinesa temos a acupuntura que consiste nas aplicações de agulhas em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo de energia. As estimulações dos pontos promovem equilíbrio no organismo e fortalecem principalmente o sistema imunológico, assim como o reiki que é uma técnica de energização através da imposição das mãos que tem por objetivo o reequilíbrio energético do corpo, as trocas de energia entre o paciente e o universo são feitas através das mãos nos pontos energéticos específicos também chamados de shacras. Existem varias técnicas de massagem terapêuticas que podem ser aplicadas nos casos de estresse dentre elas se destacam o shiatsu, quick massage, a terapia das pedras quentes, a massagem

ayurvedica. Essas estimulam a circulação sanguinea, aliviandoo as tensões musculares, as dores, promovendo a sensação de bem estar físico e mental. Já na aromaterapia o tratamento é feito a base de odores. Alguns odores causam prazer ajudando a restabelecer a saúde. E por ultimo temos a cromoterapia que é um tratamento alternativo também que consiste na aplicação das cores ara um bem estar físico e mental. As principais cores usadas para o tratamento do estresse são o azul, violeta e verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com