TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Teoria de Enfermagem

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

Teoria de Enfermagem

O autocuidado é um requisito de toda a pessoa – homem, mulher e criança, quando o autocuidado não é mantido, a enfermidade, doença ou morte ocorrem. A enfermagem tem uma preocupação especial com as necessidades do ser humano pela ação do autocuidado e com a provisão e gerenciamento do cuidado continuo, a fim de sustentar a vida e a saúde, recuperar - se da doença ou lesão, e lidar com os seus efeitos.

Teoria de Autocuidado – Atividade aprendida e orientada para o objetivo, direcionada para si própria, no interesse de manter a vida, saúde, desenvolvimento e bem estar. Orem (1980).

1-Diagnostico clinico

Nada mais é do que um sinônimo para o tumor, é a proliferação sem controle de células pelo organismo.

Neoplasia significa crescimento e multiplicação celular, um crescimento desordenado que leva uma massa irregular de tecido que não para de crescer mesmo com estímulos iniciais.

As causas é decorrente que esse que esse tumor pode provocar, essa massa de células mutantes pode ter como causa inicial um fator hereditario ou adquirido nesse caso a alimentação e tabagismo podem levar a mutações celulares.

No organismo saudável as neoplasias são eliminadas pelo próprio sistema imunológico do paciente, quando não é destruídas elas continuam crescendo desordenadamente ate ocorrer intervenção medica ou cirurgia.

Seus sistemas são eles dependem muito da localização do tumor e da evolução da localização do tumor e da evolução do paciente incluindo perda de peso, fadiga e dores fortes.1

1.1 Definição

Neoplasia de pele é uma proliferação autônoma e descontrolada de uma determinada parte do corpo, também conhecida como tumor podendo ser benigna ou maligna.

Ocorre através de uma alteração nas células fazendo com que apenas uma célula no organismo comece a se multiplicar de forma descontrola. O diagnóstico é realizado através de exame clínico geralmente por um especialista , pode ser através de dermatoscopia que permite visualizar camadas da pele nã vistas a olho nú, porém a biópsia é o exame mais indicado para um diagnóstico mas preciso que é o anátomo patológico.2

Neoplasia de próstata durante a vida as células se multiplicam substituindo as células antigas por novas, quando há o descontrole dessa célula forma-se o tumores. O câncer de próstata na grande maioria cresce de forma lenta e pode chegar a não prejudicar ou não ser percebida, já em outros casos crescem rapidamente se espalhando e podendo causar a morte. A doença só é confirmada por biópsias que é indicada com alterações em exames laboratoriais ou no exame de toque.2

1.2 Etiologia

• Neoplasia de pele

A neoplsia de pele e todos tipos são patologias de etiologia multifatorial, causados por alterações genéticas, fatores ambientais e do estilo de vida .

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo metastar-se . Dividindo-se rapidamente, tais células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, gerando a formação de tumores ou neoplasias malignas.O câncer de pele se apresenta sob a forma de duas variantes: melanoma e não melanoma.Parece haver relação entre a cópia do fator p53 mutado e câncer de pele, sendo este maligno em mais de 50% dos humanos. O p53 é um gene supressor tumoral encontrado em muitos tumores malignos e benignos, cuja função primária é manter as células em estado de repouso, após um dano em.seu DNA.3

O tipo mais freqüente de câncer de pele na população brasileira é o não melanoma; segundo os dados consolidados do INCA.O não melanoma apresenta-se sob a forma de carcinoma basocelular e carcinoma epidermóide com 70% e 25 % dos casos, respectivamente. Contudo, como são diagnosticados precocemente, o índice de cura é elevado.

As regiões geográficas do Brasil, por sua heterogeneidade cultural, demográfica, socioeconômica e política, têm suas populações submetidas a fatores de risco diferentes.Também são distintas, nas diversas regiões, a qualidade da assistência prestada, das informações fornecidas e a capacidade diagnóstica. Por isso, os quadros das principais neoplasias também diferem regionalmente, muitas vezes refletindo a situação de desigualdade observada no país.

A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer de pele. Pessoas que vivem em países tropicais, como no Brasil país esse que concentra o maior registro de câncer de pele no mundo, estão mais expostas a esse tipo de doença.

As pessoas de pele clara, que vivem em locais de alta incidência de luz solar, são as que apresentam maior risco. Considerando que mais da metade da população brasileira tem pele clara, se expõe muito ao sol e de forma descuidada, seja por trabalho ou por lazer, e que o país situa-se numa zona de alta incidência de raios ultravioleta, nada mais previsível do que a alta ocorrência de câncer de pele.

O problema é agravado pela exposição constante ao sol e a longevidade cada vez maior da população. Importante também ressaltar que a moda valoriza peles bronzeadas, bastante exploradas pela mídia. Com estas interferências, mesmo se a proteção solar tornar-se uma norma, não há nada que possa ser feito para reverter o dano já causado. Sendo assim, é provável que o problema ainda persista por todo século XXI.3

Os principais sintomas do câncer de pele são:

• Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.

• Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

• Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

• Tumor de Próstata

O câncer de próstata é considerado a segunda causa de óbito em homens adultos, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão. O aumento observado nas taxas de incidência do câncer de próstata pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro3.

Os principais fatores de risco descritos para o desenvolvimento do câncer de próstata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com