TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido

Por:   •  29/4/2016  •  Artigo  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Referente ao artigo Compreendendo o brincar da criança com câncer por meio do brinquedo terapêutico dramático.

O artigo refere se ao estudo com crianças em idade pré-escolar em tratamento oncológico por meio do brinquedo terapêutico dramático, de janeiro a maio de 2013.

O estudo compreende que ao adoecer com câncer é um processo que gera dor e sofrimento a criança Devido aos grandes procedimentos que a criança é submetida O brinquedo terapêutico foi um recurso importante para revelar como a criança com câncer se sente durante o tratamento e mostrou sua dificuldade em interagir com o desconhecido. Segundo o artigo o câncer se destaca pela sua alta incidência, sendo a segunda causa de morte em crianças e adolescentes entre 01 e 19 anos.

O artigo tratasse de um estudo qualitativo onde Crianças de três a nove anos foram convidadas a expressar suas experiências sobre o câncer por meio de desenhos e revelaram que a doença determina momentos de desconforto relacionado ao tratamento, mas também momentos de conforto vinculados ao apoio dos familiares e da equipe de saúde, além das atividades de distração: brincar, jogar e ler.

Brincar é uma necessidade básica da criança e, é por meio deste, que ela adquire novos conhecimentos, descobre sua individualidade e aprende a distinguir a realidade da fantasia. Na brincadeira, a criança transporta-se para um mundo de imaginação. O estudo foi realizado em uma casa de apoio à criança com câncer e hemopatias na cidade de Campinas-SP. A casa hospeda crianças e adolescentes com câncer, de 0 a 18 anos de idade, junto com seus acompanhantes, tendo capacidade para abrigar até 56 crianças e adolescentes com seus respectivos acompanhantes. Os participantes foram cinco crianças com câncer em idade pré-escolar (três a seis anos), que estavam em tratamento oncológico, clínico e/ou cirúrgico e que residiam provisoriamente na casa de apoio. Para sua escolha, foram considerados os seguintes critérios: estar na idade pré-escolar, residir na casa de apoio durante o tratamento até o seu retorno ao domicílio e o desejo da criança em querer brincar.

 As sessões de brinquedo terapêutico dramático foram realizadas individualmente com cada criança, apenas na presença da pesquisadora principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com