TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdades Unidades do Norte de Minas

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho para programa de integração serviço, ensino e comunidade PISEC I do curso de enfermagem das Faculdades Unidades do Norte de Minas, estágio para territorialização de estratégia de saúde da família e micro área 7, ESF Nossa Senhora das Graças, Montes Claros MG.

Foi com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), início em 1987 que o conjunto de todas as ações e serviços de saúde mantido pelo poder público começou formular diretrizes de princípios básicos do SUS, novas exigências são postas à organização do trabalho na saúde, universalidade, integralidade, equidade, regionalização e hierarquização em conjunto com a participação social.

Com a aprovação pelo governo federal a Estratégia de Saúde da Família (ESF) teve sua implantação feita de forma gradativa a partir de 1994 em todo território brasileiro. Um novo paradigma de saúde passa a ser planejada com o intuito de reverter o quadro, onde a saúde passaria a ser considerada sob sua determinação histórica e social. Busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco.  

O resultado é 80% dos problemas de saúde resolvidos na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade, a ESF é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, 1 médico, 1 enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

O diagnóstico na territorialização tem como objetivo demonstrar que a comunidade apresenta problemas no campo da saúde, decorrentes da fragilidade de ações inter setoriais (infraestrutura, segurança pública, saneamento básico, recolhimento de lixo e outros). Diante do exposto, verifica-se que o diagnóstico pode vir a ampliar o envolvimento social com a promoção da saúde e o enfrentamento de problemas pela equipe de saúde, analisando a realidade da comunidade para desenhar um quadro de necessidades e soluções.

O diagnóstico de saúde é importante para o planejamento das ações da ESF, assim a mesma poderá intervir na vida da comunidade em direção a melhoria das condições de vida, onde a realidade possibilitará uma organização das linhas de cuidado potencializando os recursos disponíveis para melhoria da qualidade de vida dos usuários.

  1. OBJETIVOS

Tem como objetivo realizar um trabalho junto a estratégia de saúde da família e permitir ao aluno fazer uma interlocução entre teoria e prática. A territorialização tem como objetivos também delimitar um território de abrangência, definir a população favorecida e apropriar-se juntamente com ela do perfil da área e da comunidade; reconhecer dentro da área de abrangência barreiras e acessibilidade; conhecer condições de infraestrutura e recursos sociais; levantar problemas e necessidades, definido um diagnóstico da comunidade, identificar o perfil demográfico, epidemiológico, socioeconômico e ambiental; identificar e assessorar-se em lideranças formais e informais e potencializar os resultados e os recursos presentes nesse território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com