TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme - Florence Nightingale

Por:   •  29/9/2016  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  3.100 Visualizações

Página 1 de 3

Florence Nightingale - filme

O filme conta a história de Florence Nightingale, baseado em suas próprias cartas e diários pessoais, era uma moça muito bonita, de família nobre, tradicional, respeitável e bem relacionada na cidade de Florença, Itália. Inteligente, tinha muitos conhecimentos sobre vários assuntos. Participava das festas, jantares, aparentemente não gostava daquilo, o modelo de casamento era o mesmo para todas as mulheres: casar, ter filhos e ficar em casa para cuidar exclusivamente dos assuntos familiares. Florence sempre se negou a seguir o papel destinado a todas as mulheres daquela época.

Certo dia, no jardim e sua casa ela recebeu um chamado de Deus, e mesmo sem saber o que deveria fazer ao certo, ela obedeceu e seguiu a esse chamado, cuidando do próximo. Ela sentia que teria que fazer alguma coisa.

Ao visitar uma mulher queimada, gostou de ajudar, ela passou tranquilidae e segurança a enferma. O lugar de todos os doentes mais graves era o hospital de sua cidade, assim decidiu conferir de perto o que acontecia lá, quando chegou e viu que, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes, e muitas vezes trabalhavam como cozinheiras e prostitutas. Florence ficou espantada com as condições de tratamento médico dos pobres doentes, pois num local como aquele sem higiene alguma, não dava para ninguém se curar, pelo contrario.

Nightingale teve sua vida mudada ao entrar nesse hospital e tomou uma decisão, tornar-se enfermeira, tal decisão não foi bem aceita pela família, que era altamente tradicional, e não era comum uma dama daquela época virar enfermeira. Sua mãe chorou muito e se recusava a aceitar, pois sabia o que realmente acontecia naquele lugar: prostitutas, desrespeito... Com isso ela correu até onde seu pai estava, local que era proibida a entrada de mulheres, e conseguiu todo o apoio do pai que a amava muito.

Estava decidida a estudar e se especializar em Enfermagem, ao concluir se tornou chefe de enfermagem e administradora de um hospital, onde colocava em prática suas idéias.

Florence era linda e tinha pretendentes que queria casar-se com ela, um em especial, que sabendo da vontade de prestar cuidados para os hospitais, ficou do seu lado em suas decisões. Aconteceu o pedido de casamento que foi recusado, pois Florence sempre teve em mente que o casamento não fazia parte da sua vida, ela queria liberdade para atender o chamado divino, acreditava que com o casamento ela não poderia desenvolver a sua vocação, que seria impedida de realizar o trabalho que ela tanto amava, “casando-se” assim com a Enfermagem.

Seu destaque maior ocorreu durante a guerra da criméia, onde haviam milhares de soldados feridos que necessitavam de tratamento. Florence foi como enfermeira voluntaria, teve que enfrentar mais uma vez sua família, que concordou com sua decisão. Florence formou uma equipe de enfermeiras treinadas por ela mesma. Ao chegar ao local onde os feridos estavam alojados, se deparou com o pior lugar para que aqueles homens pudessem se curar, um local totalmente desorganizado, com muita sujeira, ratos e os feridos estavam espalhados sem nenhuma acomodação e cuidados.

Florence queria começar imediatamente seu trabalho ao se deparar com aquela situação, porém o chefe não aceitou, disse que não havia nada que uma mulher pudesse fazer no meio de tantos homens, mas a moça insistiu e começou com a limpeza, a organização, o planejamento, alimentação e obteve uma grande transformação, aquele lugar nem parecia ser o mesmo, e com esses atos conseguiu reduzir o número de mortes dos soldados e foi reconhecida como ícone da enfermagem.

Florence Nightingale é um exemplo para a Enfermagem, e merece ser reconhecida como espelho e exemplo da prática do cuidar, trocou uma vida de madame nobre por se dedicar ao próximo, sempre guerreira, superou obstáculos com muita confiança e perseverança, e apesar de ser uma mulher extremamente forte, transmitia serenidade, tranquilidade, paz e conforto. Graças a ela, a essa doação ao cuidar, temos o Dia Internacional da Enfermagem que é dia 12 de maio, o dia que ela nasceu, em sua homenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com