TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: FLORENCE NIGHTINGALE

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  7.887 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO FILME FLORENCE NIGHTINGALE

O filme conta a história de Florence e a importância dela na Enfermagem Moderna. De uma família rica ela tinha apenas uma irmã e todos moravam na Itália. Ela era inteligente e participativa em vários assuntos, porém não queria o papel tradicional das mulheres da época, que era casar e cuidar apenas dos assuntos internos da família.

Como já havia feito alguns cuidados e gostou, decidiu então ir ao hospital de sua cidade e ver o que acontecia. E chegando lá se deparou com a realidade que ao invés de cuidados com doentes as mulheres trabalhavam como cozinheiras e prostitutas. Fora isso ela ficou espantada, pois o local não tinha higiene alguma.

Foi ai que decidiu ser enfermeira, mas sua mãe foi contra, porém deixou a decisão para o pai e Florence conseguiu o apoio dele. Na época tinha um pretendente que ficou ao seu lado e até se especializou na área, mas ela não quis se casar, queria mesmo liberdade para trabalhar e cumprir sua missão. Porém não foi fácil e teve que passar por cima dos padrões impostos pela sociedade.

E para se especializar visitou um hospital de freiras católicas, viu o ato de cuidar, com qualidade do tratamento médico e comprometimento com práticas de saúde, higiene, prevenção e profilaxia das freiras. E assim queria fazer no hospital de sua cidade, que não queriam aceitar suas propostas, mas no fim foi aceita no hospital como administradora, e com o tempo ela foi se tornando a principal defensora de melhorias no tratamento médico.

Quando aconteceu a guerra da Criméia, foi convidada para ir cuidar dos soldados feridos. Florence aceitou ir como enfermeira voluntaria e formou uma equipe para ir junto.

E chegando ao alojamento viu o pior lugar do mundo, e a vontade de Florence foi prestar cuidados junto com toda equipe de enfermagem, mas o chefe não aceitou (não havia nada que uma mulher pudesse fazer no meio de tantos homens – disse o chefe). Mas como sempre ela não escutou e fez de coração seu trabalho começou com a limpeza, a organização o planejamento e teve vitória, e nesse pequeno gesto consegui reduzir significativamente o numero de mortes dos soldados.

Ela passava para os doentes tranquilidade e paz além de confortar na hora da morte. E sempre saia de leito em leito com uma lamparina acesa para ver de perto cada um dos feridos.

Ela conquistou grande reconhecimento mundial. Esteve doente, mas curou-se. Porem a doença afetava sua visão, então quis retornar para casa, junto de sua mãe, seu pai e sua irmã, recebeu todo carinho e amor.

Florence Nightingale é o espelho da Enfermagem Moderna, e graças a ela, temos o Dia Internacional da Enfermagem que é dia 12 de maio, o dia que ela nasceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com