TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Florence Nightingale

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  2.134 Visualizações

Página 1 de 2

O filme de Florence Nightingale mostra simultaneamente boa parte da sua vida e dua contribuição para a base da Enfermagem moderna.

é importante ressaltar como a sociedade funcionava naquela época. O filme se passa em um tempo onde não existiam conhecimentos avançados de medicina, um período de muita guerra, tragédias e doenças. Onde existiam, ou pessoas ricas, ou muito pobres, à merce da miséria. Podemos identificar vários pensamentos considerados antiquados e até mesmo machistas, mas que para eles eram normais, tais quais, onde mulheres eram quase que, exclusivamente, criadas para casar e ter filhos, uma vida submissa ao marido, e quem pensava e almejava coisas diferentes, como a própria Florence, não tinham apoio algum dos outros.

Certo dia, ela diz ter recebido um chamado de Deus, e apesar de não saber o que faria dali para diante, seguiu fazendo o que, aparentemente era seu sonho cuidar das pessoas. Através de jornais e observações a outros meios ela percebeu a situação caótica de soldados que estavam na guerra e também estavam morrendo de outras doenças. É nessa hora que vemos o conflito de sua mãe com a escolha da moça, talvez por não ser uma profissão digna e renomada aos olhos de pessoas com a "mente pequena", coisa que antigamente era comum. Mas Florence não pensava assim, e felizmente foi em busca de fazer o bem para as pessoas.

Quando chegou ao hospital onde deveriam ajudar pessoas a se recuperarem, se deparou com um cenário horrendo. Soldados morrendo atirados, amontoados e trancafiados, como se fossem animais selvagens, não dignos de atenção e cuidado. Eram jogados dentro de salas à espera da morte. Florence com todo seu bom coração e senso de humanidade, tentou ajudá-los, criando métodos de avaliação dos doentes, seja para saber qual era a causa das mortes, ou para dar o mínimo de dignidade para os pobres homens, que estavam sozinhos, longe de seus entes queridos e cheios de dor. Aos poucos ela conseguiu mudar essa visão, seja dando uma melhora na limpeza do local onde estavam e de suas feridas, ou segurando a mão dos que estavam prestes a morrer. Nos perguntamos então, onde estava a compaixão dos que cuidavam dos doentes antes de Florence, um descaso com o ser humano, como se nenhuma vida lá importasse.

O filme traz um começo que não deve se repetir, onde pessoas morriam sozinhas, sem virtudes. Florence é hoje o ícone da Enfermagem, trouxe para o mundo uma visão do cuidado que talvez nunca fosse existir se não fosse por ela, seu modo de agir diante aos enfermos fez com que mais pessoas sobrevivessem e, além disso, mostrou à todos que o mais importante é dar suporte àqueles que estão em situações precárias. Hoje é o que precisamos, de moldes humanísticos de Enfermagem, enfermeiros de coração, e isso vem se desenvolvendo desde que ela abriu a mente das pessoas ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com