TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia Sistema Cardiovascular

Por:   •  7/5/2019  •  Resenha  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

20/03 – Sistema Cardiovascular

Composto por 2 subsistemas: sistema circulatório sanguíneo e sistema circulatório linfático, o sistema circulatório sanguíneo ainda tem subdivisão em distribuição arterial e distribuição venosa e tem mais como característica a distribuição de nutrientes, gases, remoção de metabólicos. Por outro lado, o linfático tem como principal característica a presença de linfonodos ao longo da cadeia linfática, lembrando que o linfonodo tem papel de detectar presença de antígenos na linfa e é importante pra resposta imunológica, além disso, também tem um papel extremamente importante que é a re-capitação de líquido que extravasa do sangue, então durante o processo inflamatório quando tem vasodilatação e extravasamento de liquido do sangue, esse plasma q extravasou pro tecido conjuntivo vai ser re-capitado pelo sistema linfático que circula pelo corpo e desemboca novamente no sistema sanguíneo na jugular através de vasos linfáticos que desembocam no sistema sanguíneo. Focaremos na parte sanguínea.

SISTEMA VASCULAR SANGUÍNEO

Formado por 4 estruturas sendo 2 que se subdividem: vasos que podem ser vasos arteriais, capilares ou venosos e bomba propulsora do sangue que é coração. Essa circulação envolve tanto os vasos quanto o coração, a circulação no coração se inicia pelo lado direito, sangue chega pelas veias cavas superior e inferior, essa veias desembocam dentro do átrio direito que tem estruturas chamadas valvas (conjunto de válvulas), temos 4 muito importantes: [pic 1]

Valva tricúspide: delimita átrio direito do ventrículo direito, são 3 válvulas que se combinam, o sangue passa e quando tenta voltar as válvulas ficam como tampão impedindo que o sangue reflua

Valva pulmonar: fica entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar

Valva bicúspide: delimita átrio esquerdo e ventrículo esquerdo

Valva aórtica: fica entre o ventrículo esquerdo  e a artéria aorta.

Características importantes: do lado direito só tem circulação de sangue venoso pobre em oxigênio já do lado esquerdo circulação de sangue oxigenado.  

A definição de artéria é todo vaso que sai do coração e a definição de veia é todo vaso que leva sangue para o coração. Além das artérias umbilicais e veia umbilical que tem sangue arterial correndo na veia e sangue venoso correndo na artéria, aqui tem outro exemplo de inversão de sangue arterial correndo em veias pulmonares e sangue venoso correndo em artérias pulmonares, de maneira geral todo restante do corpo transporta sangue arterial em artérias e sangue venoso em veias, mas não é regra.

CORAÇÃO

Subdividido em termos histológicos em 3 camadas: endocárdio (mais interno), miocárdio (camada do meio mais  espessa) e pericárdio visceral ou epicárdio (camada mais externa)  

Miocárdio: camada mais espessa com maior quantidade de tecido e apresenta fibras musculares estriadas cardíacas (relembrar características) que podem apresentar 1 ou 2 núcleos centralizados, essas fibras são bifurcadas e tem a presença de discos intercalares (região de conexão entre célula e outra onde tem junções como adesão que permitem comunicação dessas células) e entre essas fibras podemos encontrar tecido conjuntivo frouxo que fornece nutrição, oxigenação através da sua vascularização. O coração como um todo tem 4 câmaras, qual dessas câmaras comparando átrios e ventrículos tem que ter maior força de bombeamento? Ventrículos, pois bombeiam sangue pra fora do coração ou para direção do corpo ou para direção dos pulmões, então quando comparamos a espessura do miocárdio atrial e ventricular vemos que o ventrículo é mais espesso por causa da maior necessidade de propulsão. O ventrículo esquerdo ainda apresenta miocárdio mais desenvolvido, mais espesso que as outras câmaras, pois tem que propulsionar sangue pra todo corpo, direito só para o pulmão.

Quando o sangue chega pelo átrio direito a camada que entra em contato direto com sangue é o endocárdio, no entanto o sangue que circula dentro do vaso não vai ser utilizado como fonte de oxigênio para parede do coração, não utiliza ele, pois geralmente o sangue que ta chegando é pobre em oxigênio do lado direito. De onde vem oxigenação pras paredes das coronárias (primeiros ramos da aorta) que irrigam o tecido cardíaco? o tecido conjuntivo frouxo entre fibras musculares é quem vai trazer vascularização e consequentemente a  parte nutritiva.

Infarto do miocárdio é causado por um entupimento, por exemplo, da coronária ou dos ramos dela. O entupimento pode ser causado por um excesso de colesterol, por uma formação de uma placa de ateroma, formação de um trombo, ruptura de um vaso, ou seja, qualquer processo que entupa esse vaso que irriga o coração e impede que o sangue seja levado para ele é um infarto. As células começam a morrer após alguns dias depois do infarto  e tem  infiltração de células inflamatórias até que com o tempo  as células cardíacas são gradativamente  substituídas  por colágeno gerando uma fibrose do tecido, aquela região para de contrair e se torna não funcional. O que vai definir se o infarto é fulminante ou não é a extensão do comprometimento.

Epicárdio ou Pericárdio: camada de revestimento externo, não tem característica especial, é um tecido conjuntivo denso que protege o coração, muitas vezes encontramos tecido adiposo que é uma das formas de proteger o coração de choques mecânicos por exemplo. Proteção térmica também, mas pouco, tecido vascularizado

Endocárdio: formado basicamente por camada endotelial formada por um epitélio especial, o endotélio de maneira geral apresenta uma estrutura padrão que é epitélio simples pavimentoso, esse endotélio é associado a um tecido conjuntivo subendotelial.

Abaixo da parte do endocárdio em termos histológicos tem uma camada que não faz parte nem do endocárdio nem do miocárdio e essa camada chamada subendocárdica apresenta células chamadas fibras de purkinje, essas células são responsáveis pela transmissão do impulso elétrico na região ventricular.

A transmissão do impulso começa na região chamada nodo sinoatrial (marca passo cardíaco)e passa pra região chamada nodo atrioventricular que segue pelo feixe de his entre um ventrículo e outro e desemboca numa região chamada fibras de purkinje. Sabemos que mesmo que uma pessoa tenha morte cerebral o coração continua funcionando, isso acontece porque o nodo sinoatrial emite impulsos constantes que vão seguir na direção dos ventrículos onde se encontram as fibras de purkinje que são responsáveis pela transmissão de impulso na região do ventrículo. Essas fibras apresentam sarcoplasma (citosol) mais desenvolvido, células maiores que células musculares cardíacas, tem poucas miofibrilas porque sua função não é contrair, mas apresenta muitas mitocôndrias, pois precisa de muita energia, apresenta também um alto teor de glicogênio (deixa a região mais branca histologicamente) sarcoplasmático como fonte de energia, pode apresentar 2 núcleos centralizado, também se conectam por junções comunicantes o que é importante pra garantir que a informação elétrica que essa célula recebeu passe pras outras células e em seguida pro miocárdio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com