TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardiovascular - Histologia

Por:   •  19/10/2017  •  Dissertação  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4

Histologia – aula dia 25/09/2017

Sistema Cardiovascular

É composto pelo sistema vascular sanguíneo e pelo sistema vascular linfático.

  1. Sistema Vascular Sanguíneo:

Tem como função transportar o sangue pelos tecidos, levando oxigênio, nutrientes, hormônios, fatores de coagulação, células de defesa e calor. Contribui também para a homeostase e o funcionamento do organismo.

É constituído pelo coração, artérias (levam sangue do coração para os órgãos e tecidos), capilares e veias (levam o sangue de volta ao coração).

  • Capilares:

Uma camada de célula endotelial (que se apoia sobre uma lâmina basal) em forma de tubo com pequeno calibre. Ao redor das células endoteliais há os periquitos de origem mesenquimatosa os quais são contráteis e influenciam o fluxo sanguíneo local. Possuem núcleo alongado, prolongamentos citoplasmáticos e junções comunicantes com as células endoteliais. Filamentos de actina e miosina promovem a sua contração regulando o fluxo sanguíneo.

Se distinguem em três tipos: contínuo (não possuem interrupções em suas paredes), fenestrados (possuem poros ou fenestrações em suas paredes) e sinusoides (são irregulares, se adaptam a forma da estrutura na qual circundam).

  • Artérias e Veias:

Os vasos sanguíneos são formados pelas túnicas íntima, média e adventícia.

-Túnica íntima: constituída pelo endotélio que reveste a luz do vaso, pela camada subendotelial de tecido conjuntivo frouxo com células musculares ocasionais e pela lâmina interna.

-Túnica média: possui tecido elástico ou tecido muscular liso. Há fibras colágenas do tipo III, reticulares e elásticas, proteoglicanas e glicoproteínas secretadas pelas células musculares. Pode haver presença da lâmina elástica externa.

-Túnica adventícia: reveste externamente os vasos, sendo composta por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido conjuntivo frouxo. Possui fibras colágenas do tipo I e elásticas e proteoglicanas sintetizadas pelos fibroblastos. Pode conter feixes musculares. Há a presença de nervos, capilares linfáticos e pequenos vasos sanguíneos.

VÊNULA PÓS-CAPILARES: respondem a agentes farmacológicos e permitem a passagem de substâncias e de leucócitos.

VALVULAS: são pregas da túnica íntima de tecido conjuntivo com fibras elásticas revestidas por endotélio que impedem o refluxo do sangue.

As artérias transportam sangue do coração para os leitos capilares, possuindo geralmente a túnica média mais espessa que a adventícia. Podem ser classificadas em:

-Elásticas: de condução.

-Musculares: de distribuição.

-Arteríolas: suprem de sangue as redes capilares.

-Metarteríolas: formam os capilares.

As veias transportam sangue dos leitos capilares para o coração, possuindo um calibre maior e a túnica adventícia mais desenvolvida que a média. Podem ser classificadas em:

-De grande calibre: apresentam vaso vasorum.

-De médio calibre.

-De pequeno calibre.

VASO VASORUM: realizam a nutrição das túnicas média e adventícia de vasos de grande calibre, sendo arteríolas, capilares e vênulas.

  • Coração:

É a bomba do sistema cardiovascular. Tem quatro camadas: o átrio direito (recebe sangue desoxigenado da circulação sistêmica), ventrículo direito (recebe sangue do átrio direito e bombeia para os pulmões onde é oxigenado), o átrio esquerdo (recebe sangue dos pulmões e o envia para o ventrículo esquerdo) e ventrículo esquerdo (bombeia para a circulação sistêmica).

Apresenta três túnicas semelhantes às dos vasos:

-Endocárdio: reveste o coração internamente, sendo constituído pelo endotélio, em contato com o sangue, pela camada subendotelial de tecido conjuntivo denso, com fibras elásticas e células musculares lisas e pela camada subendocárdica de tecido conjuntivo frouxo, que contém pequenos vasos sanguíneos, nervos e, nos ventrículos, ramos do sistema condutor. Abaixo é encontrado as fibras de Purkinje.

-Miocárdio: constituído de músculo estriado cardíaco, é responsável pelo bombeamento do sangue. Na junção da veia cava superior com o átrio direito, há o nodo sinoatrial. As despolarizações que ocorrem no nodo sinoatrial propagam-se até o nodo atrioventricular, e daí para os ventrículos, através do feixe atrioventricular. Apresentam estriação transversal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com