TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.708 Palavras (15 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE : ANHANGUERA DE VALAPRAÍSO DE GOIÁS – GO

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITAR

DISCIPLINAS: ADMINISTRÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

HUMANIZAÇÃO E ATENDIMENTO HOSPITAR

NOME: MARA OLINDA BUBANZ SILVA

RA: 1221423064

E-MAIL; MOBUBANZ@GMAIL.COM

TITULO: HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

TUTORA EAD: JANAINA SANCHES SANTOS

CIDADE: VAPARAÍSO DE GOIÁS- GO

DATA DE ENTREGA: 22 /09/2015

APRESENTAÇÃO OU PUBLICAÇÂO: 21/09/2015

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

O papel do profissional de saúde nos atendimentos realizados ambiente hospitalar, tendo meta transmitir para esses profissionais informações sobre os cuidados de saúde de uma maneira simples e humanizadas, e assim levar o bem-estar a todos. O governo adota uma política legal e ética com relação à saúde no país, possuindo um papel fundamental no processo de humanização. Com a proposta de melhor a qualidade dos hospitais, percebe que estas atividades requerem tempo e conscientização tanto dos profissionais como do governo e pessoas envolvidas no sistema de saúde.

O contato direto com seres humano coloca o profissional de saúde diante de sua própria vida, saúde ou doença, dos próprios conflitos e frustrações. Muitos profissionais submetem-se, em suas atividades, as tensões provenientes de vários fontes: contato freqüente com a dor e o sofrimento e com pacientes terminais, receio de cometer erros, relações com pacientes difíceis. Sendo assim, cuidar de quem cuida é condição suficiente para projetos de ações em prol da humanização da assistência.

Acredito que profissionais que trabalham com o ser humano devem tratar o outro como humano, isto é com igualdade, aproximação, tentando fazer o melhor , respeitá-lo e acompanhá-lo.

È priorizada a importância do trabalhador como elemento fundamental para humanização d atendimento, devendo ser implementados ações de investimento em temos de números suficientes de pessoal, salários e condições de trabalhos adequados, bem como atividades educativas que permitam o desenvolvimento de competência para o cuidar.

Capacitar os trabalhadores de saúde para lidarem coma a dimensão psicossocial dos usuários e de suas famílias, estimular o trabalho em equipe multiprofissional, entendendo ser esta uma das condições essenciais para a eficácia da prática humanizada entre os diversos setores de especializações.

Continua a ser importante curar doenças, mas sem esquecer que mais importante ainda é curar o doente; e não somente curá-lo , mas também cuidar dele. É a pessoa doente que deve ser o principal foco de atenção, e não a sua enfermidade. Ainda quando a cura não é mais possível, quando a ciência se acha incapaz de resolver o problema trazido pela doença , continuamos diante do doente, na sua dignidade, na fragilidade e na sua necessidade de ser amparado, cuidado e amado.

A humanização deva caminhar cada vez mais, para se construir como vertente orgânica do sistema clínico de saúde. Como política ela deve traduzir princípios e modos de operar no conjunto das relações entre profissionais e usuários, entre os diferentes profissionais e entre as diversas unidades e serviços de saúde.

Segundo a Política Humaniza SUS, a humanização supõe troca de saberes, incluindo os do usuários e sua rede social, diálogo entre profissionais e modos de trabalhar em equipe.

O ambiente hospitalar gera insegurança e uma peculiar ansiedade, ele é quase sempre um lugar de sofrimento e dor, de espera e angústia, quando não de desolação e desesperança. É por está razão que um trabalho do setor de Psicologia vai propor a discussão das reais condições de humanização no ambiente hospitalar, engajado-se no papel de cuidador, com o desejo de melhor os sistema de assistência .

O papel do psicólogo hospitalar será desenvolvido a partir do encontro com o paciente, no sentido de resgatar sua essência de vida que foi interrompida pela doença e conseqüente internação. O trabalho do psicólogo nas enfermarias e ambulatórios é para atender de forma humanizada os pacientes e compreender a relação dos profissionais com o paciente e com os familiares, as vezes tão difíceis a relação entre médicos e pacientes.

Nesse aspecto, uma importante coleta de informações pode dar as perspectivas de processo relacional entre profissional o paciente. O psicólogo atuará em situações de crise e emergências, terá a função de entender e compreender o que esta envolvido nas queixa , no sintoma e na patologia,para ter uma visão ampla do que passando com o, paciente e ajudá-lo a enfrentar esse difícil processo.

A atenção integral de um paciente no hospital será o esforço de abordagem completa, portanto integral, de cada pessoa portadora de necessidades de saúde que, por um certo período de sua vida , precisasse de cuidados hospitalares. Tal abordagem implicará em garantir desde o consumo de todas as tecnologias de saúde disponíveis para melhor e prolongar a vida, até a criação de um ambiente que resultasse em conforto e segurança para a pessoa hospitalizada.

Se olharmos o hospital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com