TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecção Hospitalar e uso de germicidas

Por:   •  29/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Formas de Propagação das Infecções Hospitalares:

Infecção hospitalar é toda aquela adquirida após a admissão do paciente e até mesmo após sua alta, que por algum motivo, possa ser relacionada com sua internação ou procedimentos realizados. As propagações das infecções hospitalares podem ocorrer de algumas formas: transmissão pelo ar, transmissão por vetores, transmissão por contato e ainda por fonte comum.

A transmissão pelo ar pode ser dividida em duas formas, a transmissão por gotículas e a por aerossóis. A transmissão por gotículas corre através da liberação de partículas, contendo microrganismos, no ato de falar, tossir ou espirrar.Para que o contágio ocorra deve haver uma distância pequena entre o indivíduo doente e indivíduo saudável (1 a1,5 metro), e assim, estas partículas podem alojar-se na boca, olhos ou nariz do indivíduo. Alguns exemplos são Meningite, Gripe, Caxumba, entre outras.

Já na transmissão por aerossóis, o indivíduo doente também libera através da fala, tosse ou espirro, partículas menores, porém que ficam suspensas no ar por algum tempo, dependendo do tipo de microrganismo infectante. Alguns exemplos são: Varicela, Tuberculose, Sarampo, etc. Na transmissão por vetores, é importante destacar a higiene do local, o descarte adequado de resíduos, e o controle de insetos e roedores, que podem se tornar vetores na transmissão de microrganismos.

A Transmissão por contato ocorre também de duas formas: contato direito e contato indireto. No contato direto os microrganismos são transmitidos de um indivíduo a outro, sem necessitar de objetos ou um terceiro indivíduo que auxilie em sua transmissão. Já no contato indireto, o patógeno tem o auxílio de um objeto ou uma terceira pessoa para que ocorra a transmissão. Como exemplo podemos citar termômetros e esfigmomanômetro mal higienizados, mãos dos profissionais de saúde também mal higienizadas, entre outros.

Por último temos a transmissão por fonte comum, que são aquelas em que os indivíduos são contaminados por uma mesma fonte de transmissão, nesse caso, necessitando de identificação rápida do foco para contenção da doença. No controle das infecções há a ação dos antibióticos, estes que atuam sobre as bactérias cada um a seu modo. Alguns tipos, os betalactaminicos, atuam na síntese da parede celular, causando má formação da parede celular, fazendo com que a bactéria não resista e seja destruída. Já outros, conhecidos como bacteriostáticos, agem no nível de ácido nucleico da bactéria, impedindo sua multiplicação.

Principio ativo dos germicidas:

Como já mencionado, o controle dos germes é de vital importância dentro do ambiente hospitalar, e a seleção de germicidas eficazes para o combate a estes é um fator que requer muita atenção.

Para cada tipo de material um princípio ativo é indicado e deve ser seguido para a correta higienização dos utensílios e objetos utilizados no hospital. Assim estaremos controlando a proliferação e propagação dos germes e auxiliando no controle das infecções hospitalares. A CCIH responsável deve selecionar os produtos de acordo com a necessidade local e sua eficácia.

Deve haver também treinamentos e capacitações para os colaboradores que irão manipular os produtos, orientando não só quanto a utilização correta dos mesmos, mas também quanto ao tempo necessário para que a desinfecção e/ou esterilização seja completa dos objetos e superfícies, a utilização de EPI's durante esta manipulação, algo também muito importante, e também quanto ao descarte adequado destes produtos, visando menor agressão ao meio ambiente.

Principais Germicidas utilizados, suas funções e áreas e suas vantagens e desvantagens:

Glutaraldeído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com