TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE DADOS DOS GRADUANDOS DO SEGUNDO PERÍODO DE ENFERMAGEM DA UNIFATEA

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D’AVILA

GRADUAÇÃO ENFERMAGEM

2º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA APLICADA A ENFERMAGEM

PROF. MARCÍLIO FARIAS DA SILVA

LEVANTAMENTO DE DADOS DOS GRADUANDOS DO SEGUNDO PERIODO DE ENFERMAGEM DA UNIFATEA

        

CRISTIANE APARECIDA DA SILVA

Lorena

2016

Sumário

1.        6

2.        7

3.        8

4.        9

        9

        11

        14

        16

        18

        20

        21

        24

        25

        26

5.        29

6.        30

7.        32



  1. INTRODUÇÃO

De acordo com SOUZA (2013), que cada profissional de enfermagem, exerce diferentes papéis que são determinados pela categoria que ocupam, tanto que, para essa atividade, estes necessitam realizar um curso de formação específico, devidamente regulamentado de acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de enfermagem.

Com base na realização de tal curso de formação o Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), oferece a formação desses profissionais aptos a desenvolver ações, gerenciar, coordenar, liderar, prestar assessoria e consultoria nos serviços de enfermagem e de saúde.

A Bioestatística Aplicada a Enfermagem, é uma das ferramentas utilizadas para a formação do profissional de enfermagem da UNIFATEA, a bioestatística teve origem na contagem dos fenômenos vitais tais como mortes, nascimentos, doentes, dentre outros, sendo então aplicada às ciências que estudam aspectos vitais, como Biologia, Medicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e outras.

Na Enfermagem, não podemos deixar de citar, Florence Nightingale, considerada a pessoa responsável pelo reconhecimento da profissão, nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, filha de ingleses, possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança, considerava a estatística essencial para entender qualquer problema social.

Utilizou-se da análise estatística para apresentar de forma clara e compreensível o que acontecia com a saúde dos soldados da Guerra da Crimeia, tornando-se a primeira a representar os dados em gráficos setoriais, seus relatórios técnicos tinham base em dados estatísticos, de modo que ninguém podia questionar. (ver anexo página 25).

Portanto, este trabalho trata-se de uma análise estatística, do curso de Enfermagem (matinal) do Centro Universitário Teresa D’ávila. A análise foi feita com 44 alunos a partir de um questionário contendo 10 questões (ver anexo página 26) e que foi aplicado na data de 22 de novembro de 2016 durante o período de aula.

O questionário busca responder questões como: gênero, idade, etnia, cidade, estado civil, número de pessoas na família, renda familiar, realização de curso técnico em enfermagem, área de formação que os alunos pretendem seguir e se trabalham ou não na mesma.

  1. COLETA DE DADOS

O método utilizado para levantamento dos dados necessários, foi através de questionário contendo 10 questões (ver anexo página 15) e que foi aplicado na data de 22 de novembro de 2016 durante o período de aula.

O questionário busca responder questões como: gênero, idade, etnia, cidade, estado civil, número de pessoas na família, renda familiar, realização de curso técnico em enfermagem, área de formação que os alunos pretendem seguir e se trabalham ou não na mesma.

Sendo a análise foi realizada com 44 alunos do 1º ano do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Teresa D’ávila-UNIFATEA.


  1. PLANEJAMENTO

A partir do questionário aplicado em classe, foi feita uma análise onde foram elaboradas tabelas de distribuição de frequência, verificada a variável e classe de distribuição dos dados, que geraram assim, um gráfico estatístico. Dessa forma, pode ser feita uma conclusão das informações obtidas.


  1. APRESENTAÇÃO DOS DADOS

1- GÊNERO:

Dados:

F

F

F

F

M

M

F

F

F

M

F

F

M

F

F

F

F

M

F

F

F

F

M

F

F

F

F

F

F

F

M

M

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

Rol:

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

F

M

M

M

M

M

M

M

M

*(M=masculino; F=feminino)

Tabela de distribuição de frequência:

GÊNERO

i

fi

fri

fri %

fac i

F%

M

1

8

0,18

18%

8

18%

F

2

36

0,82

82%

44

100%

TOTAL

44

1,00

100%

[pic 1]

De acordo com os dados acima observamos que se trata de uma variável qualitativa nominal, apresentado em 2 classes de variáveis, onde é consideravelmente maior o índice feminino sendo 82% e o masculino somente 18%. Este fato talvez ocorra por se acreditar que a enfermagem como profissão é exercida por mulheres, pois num primeiro estágio da civilização, a prática do cuidar era associado ao feminino nos grupos nômades primitivos e ao homem a manutenção da sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (551 Kb)   docx (310.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com