TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membranas biotrogenese

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

LEITURA COLETIVA COMPLEMENTAR

FLORENCE NIGHTINGALE

LEITURAS

1

 “Tivemos muita sorte com os médicos, dois são verdadeiros anjos: porque este é um trabalho que transforma os que o fazem em anjos ou demônios. Temos, atualmente, quatro milhões de camas, uma junto á outra, separadas apenas o bastante para uma pessoa passar por elas. Há feridos até junto a porta do nosso quarto, e estamos desembarcando mais quinhentos e quarenta. As mulheres inglesas que estão sob minhas ordens são mais difíceis de governar do que 4.000 homens. Não devem deixar de vir ajudar-nos, quem não tenha o hábito de fadiga e privações.Cada 10 minutos nos chamam para estancar, como for possível, uma hemorragia, enquanto procuravam um cirurgião. Em nosso corredor, creio que não se encontra ferido ao qual não falte um membro. É enorme a mortalidade entre os operados. As operações são feitas na própria enfermaria. Arranjei um biombo para as amputações, pois quando um pobre soldado que deve ser operado vê seu companheiro morrer no ato operatório, fica impressionado e isso diminui suas possibilidades de êxito ‘’.

2

 ‘’ São as mais verdadeiras cristãs que jamais vi, de grande valor em seu trabalho, dedicadas de toda sua inteligência e todo o seu coração ao serviço de Deus e da humanidade.

3

- Apesar de seu precário estado de saúde, conservou-se Florence no seu posto até o fim da guerra.

- O governo inglês e o povo premiaram-na com 40.000 libras, pois sabiam do seu desejo de fundar uma escola de enfermeiras.

- Foi esta, estabelecida no Hospital São Tomas, em 9 de julho de 1860.

- Sua saúde, sempre oscilante, não lhe permitiu dirigi-la diretamente.

- Ficou sempre em contato, porém, com a diretora, Mrs. Wardroper, que buscava sua orientação nas menores coisas.

4

- As ambições de Florence ao fundar esta escola eram nada menos que reformar a enfermagem em sua pátria e no mundo inteiro, por meio de novas e numerosas escolas.

- O ingresso de jovens educadas e de elevada posição e o cuidado na seleção das candidatas tornaram em breve uma belíssima realidade o que há muito tempo não passara de um sonho.

5

- Em sua trajetória, Florence escreveu dois famosos livros: Notas sobre Enfermagem (1850) e Notas sobre Hospitais (1858) são os mais conhecidos entre suas obras.

- Escreveu, ainda, sobre assuntos de saúde e saúde pública, principalmente sobre a Índia, suas condições sanitárias e do Exército.

- Quando morreu, aos 90 anos, já sua reforma atingira o Novo Mundo e acompanhara os últimos progressos da ciência e as novas exigências da Medicina.

6

[pic 1]

Morreu em Londres, em 13 de agosto de 1910

7

DIFUSÃO DO SISTEMA NIGHTINGALE NA INGLATERRA

- Os primeiros anos da Escola São Tomas foram de grandes lutas.

- Pouquíssimos eram os que compreendiam a necessidade de enfermeiras cultas e de elevados dotes morais.

- Mais raros ainda os que entendiam a necessidade de estudos e especial preparação para essas funções.

Um dos grandes fatores da vitória de Florence Nightingale foi a rigorosa seleção das candidatas. Por isso, apesar dos inevitáveis erros de todo  empreendimento novo, tais como o fracasso de algumas de suas pioneiras na fundação de novas escolas, a reforma Nightingale venceu.

8

Alguns dos pontos essencialmente novos na moderna concepção de educação de enfermagem, estabelecidos desde o início, foram:

- Direção da escola por uma enfermeira , e não por um médico, como se fizera até então nos pequenos e raros cursos dados nos hospitais.

- Mais ensino metódico, em vez de apenas ocasional, através da prática.

Seleção das candidatas sob o ponto de vista físico, intelectual e de aptidão profissional.

9

- Vinte anos após a abertura da primeira escola, funcionavam muitas outras. E isto graças à energia e aos dotes excepcionais das pioneiras.

- Os médicos reprovavam muita coisa adotada pela escola, e o público duvidava seriamente de que uma “lady’’ pudesse tornar-se enfermeira.

- Foram ainda algumas diplomadas pela Escola São Tomas que levaram um novo sistema ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia, e aos Estados Unidos.

- Depois de ser a pioneira da Enfermagem Moderna, a Inglaterra o foi ainda na organização da classe.

10

- O interesse das senhoras inglesas foi a grande força propulsora dos serviços de enfermeiras visitadoras. No Jubileu da Rainha Vitória, em 1887, fizeram uma grande coleta de fundos destinados a esse serviço, que se difundiu rapidamente.

- Uma vez despertado o interesse pela enfermagem e estabelecidas solidamente suas bases, o progresso atingiu todos os setores e especialidades.

- A Inglaterra, iniciadora da Enfermagem Profissional, continua a ter lugar saliente entre os países que melhor compreenderam, reavaliaram e ampliaram a iniciativa arrojada de Florence Nightingale.

11

- O primeiro hospital nesse país, foi o Bellevue, estabelecido pelos holandeses em Manhattan (New York) em 1658. A princípio era ao mesmo tempo hospital e asilo, como outros, recebiam os doentes, órfãos, doentes mentais e pobres.

- A primeira tentativa de preparar enfermeiras foi feita pelo New York Hospital, data de 1771. Como era natural, o curso consistia em limitado número de aulas sobre Anatomia, Fisiologia, Pediatria e principalmente Obstetrícia. Foi o Dr. Valentim Seaman o iniciador desses cursos.

12

- Na Filadélfia, abriu-se outra escola, em bases muito elementares (em 1861) .

- Algumas doutoras notáveis fizeram tentativas no mesmo sentido.

- No hospital Nova Inglaterra diplomou-se uma primeira turma em 1873 distinguindo-se nela Linda Richards considerada a primeira Enfermeira dos Estados Unidos.

13

- Com a adoção do Sistema Nightingale, as religiosas iniciaram diversas escolas, tendo considerável parte no progresso da profissão, pelo número e qualidade de seus estabelecimentos.

- A Irlanda e os Estados Unidos eram os países em que as Irmãs mais cooperavam em todos os movimentos da enfermagem.

14

- Uma comissão de senhoras interessadas pelos doentes pobres foi o passo inicial para o estabelecimento da primeira escola moderna de enfermagem nos Estados Unidos.

- Visitando o Hospital de Bellevue, verificaram a urgente necessidade de uma reforma a desordem, a falta de asseio, a má alimentação, e a imoralidade imperavam. Impressionadas com essa miserável situação, tomaram logo uma série de iniciativas: mandaram consultar Florence Nightingale, levantaram fundos e em 1873, instalaram a escola Irmã Helena.

- Esta religiosa estudara em Londres, foi sua organizadora, seguindo depois para África, onde continuou a trabalhar pela reforma da enfermagem.

15

- O movimento se propagou rapidamente. Em New Haven abriu-se, poucos meses depois, uma escola. Em 1879, publicou-se o primeiro livro norte-americano para alunas de enfermagem.

- Seguiram–se as escolas de Massachusetts e da Filadélfia. Os primeiros passos dessas escolas foram cheios de contradições.

- Os médicos se opunham á sua direção por enfermeiras e á sua autonomia na formação e orientação prática das alunas. As atendentes dos Hospitais hostilizavam-nas de todos os modos, porque não suportavam ordem e disciplina. Pouco se interessando pelos doentes, queriam agir com lhes aprouvesse, continuando na desordem e desleixo.

16

- Rápida foi a aceitação da nova profissão pelas jovens norte-americanas.

- Em 1880, elevava-se a 15 o número de suas escolas, ao terminar a grande guerra (1914-1918) já passavam de mil. Grande foi também o número de pioneiras que se dedicaram inteiramente ao desenvolvimento da profissão, fundando escola, escrevendo livros, organizando a profissão em associação nacional, fundando revistas profissionais.

- As enfermeiras norte-americanas colaboraram ativamente na implantação do Sistema Nightingale em muitos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com