TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aterosclerose

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

Aterosclerose

    O coração bombeia sangue suficiente para encher 40 galões todos os dias, dentro de suas câmaras as hemácias saturadas de oxigênio são sugadas e bombeadas com uma força incrível, lançadas em uma rede de vasos sanguíneos que mede cerca de 15 mil quilômetros e fornece oxigênio a cada órgão e musculo do corpo.

      Nas paredes dos vasos se acumulam placas que são formadas principalmente pelo hormônio do colesterol, onde o LDL se acumula nas margens dos vasos formando o ateroma, com o passar dos anos ela cresce e bloqueia a artéria, lentamente ela impede que o sangue flua normalmente.

    Muita gente sofre de doença coronariana e não sabe porque o coração consegue fazer as compensações necessárias até um certo ponto, quando uma área do musculo cardíaco sofre falta de oxigênio ela envia um sinal de sofrimento as artéria coronária vizinha, novos vasos sanguíneos começam a crescer, é um atalho natural do coração para levar oxigênio a área afetada, mais esse atalho leva em média 2 dias para se formar, o que é muito lento no caso de uma artéria ficar bloqueada repentinamente.

    Em movimento seu corpo pede mais oxigênio, então, seu cérebro envia um sinal elétrico para o coração que reage instantaneamente aumentando o ritmo em que manda os pulsos elétricos chegando a bater 120x por minuto, em uma pessoa com obstruções esse batimento é mais acelerado que de uma pessoa saudável durante a mesma atividade, inspiram 20x a mais que o normal leva o coração e os pulmões ao limite, o que pode ser fatal.

     Minutos depois que um infarto começa o corpo tenta lutar, fazendo com que o cérebro libere adrenalina na corrente sanguínea, mas, a adrenalina não é capaz de fazer a desobstrução, os efeitos começam a atingir o resto do corpo, enchendo os pulmões de líquidos, as células do coração vão morrendo e ao contrário das demais células, nunca serão substituídas.

    Durante o socorro é injetado um anticoagulante chamado de plasminogênio tecidual ou APT, que deve chegar ao coagulo antes que o número de células mortas sejam tantas que leve a óbito,

Curso: biomedicina (segunda-manhã)

Viviane Teixeira de Melo

Suellen de Jesus Lourenço Ferreira

Aterosclerose

    É uma doença caracterizada pela obstrução de vasos sanguíneos, causada pela formação de ateroma. Os ateromas são placas calcificadas formadas entre as camadas musculares nos vasos sanguíneos devido ao desequilíbrio hormonal do colesterol, onde o LDL se acumula nas margens dos vasos, causando a diminuição do diâmetro do mesmo. Esse hormônio pode ser produzido pelo próprio organismo, ou serem adquiridos através da alimentação. Em casos extremos pode acontecer a obstrução total de vasos vitais, como os do coração e do cérebro.

    A aterosclerose é traiçoeira, pois os sintomas só aparecem quando os vasos sanguíneos estão prestes a ficar completamente obstruídos. Como essa obstrução pode impedir a circulação de sangue para diferentes órgãos, os sintomas serão relativos ao órgão afetado.

        Uma descoberta surpreendente foi feita em relação à aterosclerose. O processo de obstrução dos vasos sanguíneos e artérias têm início na infância, sendo que os sintomas e complicações acontecerão, geralmente, na idade adulta podendo levar ao infarto agudo do miocárdio, derrames, AVCs, ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com