TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO ATEROSCLEROSE

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

As patologias associadas aos maus hábitos alimentares adotados nas últimas décadas, juntamente com fatores genéticos, têm tornado imensurável a causa de risco para saúde, e tema de discussões de estudos que procuram através de pesquisas encontrar uma solução para essa problemática, que tem atingido grande parte da população.

A obesidade e o excesso de peso, proveniente de uma alimentação desregrada, o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, a falta de consumo de alimentos in natura, de origem agrícola, e que tragam benefícios nutricionais para o bom funcionamento do organismo, são metamorfoses alimentares promovidas mediantes ao binônimo urbanização/industrialização, além dos fatores de risco como o tabagismo, álcool e o sedentarismo, tem nos deixado próximos das doenças causadas pela alimentação (DTA’s).

Dentre essas patologias que podem ter seus quadros evoluídos pelos maus hábitos alimentares, destaca-se a ATEROSCLEROSE

A aterosclerose é uma doença cardiovascular crônica multifatorial, lenta e progressiva, (Hackam GD, Anand SS. Emerging risk factors for atherosclerotic vascular disease: a critical review of the evidence. JAMA. 2003; 290:932-40.) caracterizada pelo acúmulo de lipídeos, formando placas gordurosas restringindo a circulação do plasma sanguíneo, presença de elementos fibrosos inflamatórios, gerando desiquilíbrios metabólicos e nutricionais (Libby P. Inflammation in atherosclerosis. Nature. 2002; 420:868-74).

Pode acometer qualquer artéria, mas geralmente obstrui artérias de grosso calibre como a artéria Aorta e Coronária Cerebral, propiciando assim infarto do miocárdio, isquemia cerebral, aneurisma aórtico.

Aterosclerose, é uma doença silenciosa, pode apresentar alguns sintomas como por exemplo a angina cardíaca, mas que não é de fácil identificação e associação a patologia.

OBJETIVO GERAL

Explicitar o que é a patologia cardíaca ARTEROSCLEROSE, os fatores que acarretam o seu desenvolvimento, e os danos originados pela mesma.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Promover a qualidade de vida e acentuar a prevenção das patologias cardíacas através dos bons hábitos alimentares.

METODOLOGIA

Neste trabalho acadêmico foi elaborado uma pesquisa sistemática da literatura disponível, em livros, artigos, teses, dissertações, sobre o tema. Para isso, foram utilizadas bibliografia pertencentes e disponíveis da Biblioteca da Universidade Paulista- UNIP, campus Norte São Paulo, além de sites de busca como, Scielo e Google Acadêmico. Os artigos foram escolhidos através das palavras-chave: Patologias cardíacas e alimentação, Aterosclerose, Placas Ateromatosas, Trombos cardíacos.

1 COMPREENDENDO A PATOLOGIA

A aterosclerose, é uma patologia cardiovascular, que já é indicada como soberana razão da mortalidade no mundo, superando até o câncer. O seu crescimento tem tornado alarmante as perspectivas para os próximos anos.

O acúmulo de lipídeos, células inflamatórias e elementos fibrosos, que se depositam na parede das artérias, são os responsáveis pela formação de placas ou estrias gordurosas, e que geralmente ocasionam a obstrução das mesmas (Libby P. Inflammation in atherosclerosis. Nature. 2002; 420:868-74).

As placas ateromáticas podem lesar qualquer vaso sanguíneo do corpo humano, porém os principais afetados são as artérias coronárias e cerebral.

1.1 O desenvolvimento dos ateromas

Existem alguns tipos de lipoproteínas no organismo, que são responsáveis pelo transporte de lipídeos, colesterol pela corrente sanguínea; Quilomícrons, VLDL, LDL, HDL.  

Quilomícrons: É a lipoproteína de menor densidade, é responsável pelo transporte das moléculas de triacilglicerol, ésteres de colesterol e fosfolipídeos exógenos, proveniente da alimentação. É uma estrutura relativamente grande. (GALANTE, Fernanda. Fundamentos da bioquímica: para universitários técnicos e demais profissionais da área da saúde – 2. Ed. – São Paulo: RIDEEL, 2014.)

VLDL: É a lipoproteína de baixíssima densidade, responsável pelo transporte das moléculas de triacilglicerol endógenos.  

LDL: Lipoproteínas de baixa densidade, não são capazes de turvar o plasma, mesmo em grande quantidade. É a lipoproteínas que mais transportar o colesterol para a formação de esteroides, grande maioria, são produzidos a partir de lipoproteínas VLDL.

HDL: É a lipoproteína de alta densidade, responsável pelo transporte de colesterol dos tecidos para o fígado ou transferem ésteres de colesterol para outras lipoproteínas, possui a função de proteger as artérias da formação de aterosclerose.

Típicas lesões ocasionadas pela aterosclerose se desenvolvem nas paredes das artérias, e por meio dessas lesões, as lipoproteínas carreadoras se infiltram nas porções mais internas das artérias.

As lipoproteínas HLD são de menor densidade, (ao contrário das lipoproteínas de LDL, já mencionado a cima), por essa característica retornam com mais facilidade a luz das artérias. Já as lipoproteínas de maior densidade, LDL, permanecem retidas nessa camada mais interna.

A integração com o oxigênio, proteína e carboidratos encontrados no plasma sanguíneo fazem que as lipoproteínas excretem citocinas que serão recolhidas por um grupo de células do sistema imunológico, que tem a função de defender o organismo de corpos estranhos: os monócitos, que começam a fagocitose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com