TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Betapharm Corp (A)

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Betapharm Corp (A)

A empresa do ramo farmacêutico Betapharm entre os anos de 1996 e 2003 apresentou um crescimento em torno de quinze por cento em contrapartida as outras empresas do mesmo ramo cresceram um só digito. A Betapharm planejava um futuro com mais avanços e investimentos devido a crescente número de idosos, maior expectativa de vida média e incidência crescente de doenças crônicas mesmo com a pressão que a empresa sofria sobre preços exercida pela assistência médica, programas governamentais e o aumento do consumo de medicamentos genéricos devido ao grande número de expirações de patentes.

A América do Norte era o maior mercado de vendas farmacêuticas contemplando 49% das vendas mundiais, seguido da Europa e Japão com 28% e 11% respectivamente. Apesar de ser o maior mercado, a América do Norte também era o que mais desacelerava devido as pressões sobre os preços e a escassez de aprovações de novos produtos. Entre 2002 e 2003 muitos medicamentos dos mais consumidos perderam a proteção da patente, reduzindo as vendas, dentre eles estavam os mais vendidos pela Betapharm.

A constante pressão sofrida pelo setor fizeram com que as empresas buscassem formas de controlar os custos, gerenciar compras e permanecer competitivas, para melhoria das vendas iniciaram maior investimento nas atividades de pesquisa, desenvolvimento, vendas e marketing.

Algumas empresas concentraram-se em poucos fornecedores preferenciais para melhorar as relações comerciais e outras adotaram ferramentas de compras on line que podia incluir grande número de fornecedores a cada licitação. A Betapharm era uma das maiores empresas farmacêuticas, detinha entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial incluindo remédios antiinfecciosos, sistema nervoso central, sistema nervoso central, sistema respiratório e trato gastrointestinal/metabolismo. Produtos para depressão, pneumonia e infecções bacterianas eram os mais vendidos pela Betapharm. A empresa queria reduzir despesas de compras.

Para cada produto comprado, a Betapharm formava um grupo de sourcing, uma é uma equipe interfuncional com representantes das áreas de compras, qualidade, técnica, finanças e logística. O grupo decidia qual modalidade de compras seria melhor para cada produto, implementava o método escolhido e selecionava o fornecedor preferencial. O produto tinha que prestar negociação, ter pelo menos três fornecedores dispostos a concorrer e possuir especificações e requisitos claramente documentáveis.

As decisões do grupo levavam em conta não só preço, pois experiências passadas revelavam que fornecedores de menor custo muitas vezes requeria maior suporte da Betapharm aumentando o custo total do sourcing apesar de o preço unitário menor. O grupo quantificava o custo total com base em experiências anteriores, estimando o tempo esperado para o cumprimento dos padrões e o número de recursos necessários para o fornecedor atingir o esperado.

O grupo de sourcing contava com ferramentas sofisticadas de apoio a decisão, ferramentas analíticas e ferramentas de leilão eletrônico. O sistema de compras incluía ferramentas que auxiliavam no acompanhamento de gastos, desenvolvimento de contratos, gerenciamento de planos, validação de projetos de economias, análise do impacto de mudanças em materiais diretos, determinação de padrões de materiais e gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com