TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Caso Betapharm corp

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Julio Cesar Pereira Antunes

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Aquisições

Tutor: Prof. CARLOS FERNANDO DA ROCHA SANTOS

Belo Horizonte

2020

Betapharm corp.

Referências: KULP, Susan L.; RANDALL, Taylor. USA: Harvard Business School, 2005.

INTRODUÇÃO

O artigo apresenta um case sobre a Betapharm, que é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, com uma quota global entre 5-10% do mercado farmacêutico mundial.

O case detalha como a empresa adquiriu e utilizou softwares para execução de sourcing para o setor hoteleiro e para a aquisição de uma matéria prima que seria utilizada em um novo produto - ácido málico - chamado de Exelon.

DESENVOLVIMENTO

As vendas globais tiveram um crescimento em média de 10% entre 1996 a 2003. Diferente do resto do setor, a Betapharm superou essa média com crescimento em torno de 15%. Esse aumento estava alienado ao segmento crescente de idosos, maior expectativa de vida e incidências nos casos de doenças crônicas.

Após esse período, o setor farmacêutico passou por uma crise competitiva, principalmente devido à concorrência com a venda de medicamentos genéricos e a introdução de novos produtos no mercado.

Durante esse período, a Betapharm que é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, tinha um número de patentes importantes que estavam prestes a expirar, e por este motivo, estava buscando por novas idéias que poderiam lhe ajudar a facilitar o crescimento futuro. O aumento de preço foi avaliado mas não se apresentou como uma boa opção.

A maioria das empresas farmacêuticas melhoraram as atividades de pesquisas e desenvolvimento de vendas e marketing, outras recorreram ao gerenciamento de compras para reduzir custos. E não parou por ai, automatização de processos de gerenciamentos de gastos, concentração de fornecedores preferenciais, adoção de ferramentas de compras on-line, e-procurement, foram estratégias adotadas por diversas organizações.

Assim, a Betapharm decidiu concentrar-se na redução de custos, melhorando a gestão de aquisições com seus fornecedores. A companhia contratou o sistema Emptoris ePass, com o objetivo de facilitar as atividades de eProcurement e, especificamente, leilões reversos.

Um leilão reverso (também chamado de leilão de compras) é uma ferramenta usada nos contratos industrial. É um tipo de leilão em que o papel do comprador e vendedor são invertidos, com o objetivo principal de conduzir os preços de compra para baixo. Em um leilão normal, os compradores competem para obter um bem ou serviço. Em um leilão reverso, vendedores competem para obter negócios.

Para cada produto comprado, a Betapharm criou um grupo de sourcing (Abastecimento) com representantes de várias áreas da Empresa (equipe multifuncional, composto por representantes que lidam com os contratos, qualidade técnica, finanças, logística), que passou a formular estratégias de compra para o produto, e só então, era decidido qual melhor modalidade de compra. Finalmente o fornecedor preferencial era selecionado. No caso de leilões eram necessários três fornecedores com especificações e requisitos claramente documentáveis. A Betapharm comparava o risco envolvido com uma determinada estratégia de aquisição e o valor gasto relacionado.

O grupo de sourcing considerava o custo total de um produto, que incluía resolução de problemas técnicos, gestão de desempenho, melhoria de processos, assistência da Betapharm e, claro, o preço unitário. Antes de selecionar o o fornecedor final, o grupo quantificava o “custo total”, estimando o tempo esperado para o cumprimento dos padrões e o número de recursos necessários para o fornecedor atingir o nível esperado.

Os fornecedores passavam por um processo de qualificação e eram submetidos a auditorias técnicas e  de qualidade, em conformidade com ICHQ71, o código US Food and Drug Administration, e procedimentos internos das Betapharms. Na falta de informações prévia sobre fornecedores, o grupo de qualidade e conformidade realizava realizar uma auditoria completa. Para novos fornecedores era feito uma inspeção inicial geral do sistema, que  consistia de uma avaliação dos empregados, fábrica, processo e documentação de cada fornecedor.

A Betapharm contava com ferramentas de apoio à decisão, analíticas e de leilões/sourcing eletrônico para os processos de compras. Essas ferramentas auxiliavam o acompanhamento de dados de gastos, desenvolvimento de contratos, gerenciamento de plano de sourcing, validação de projetos de economias, análise do impacto de mudanças em materiais, determinação de padrões de materiais e gestão de projetos de capital. Uma auditoria completa era exigida de todos os fornecedores antes da licitação ou como um pré-requisito para fechar negócios, e a cada dois ou três anos os fornecedores aprovados eram re-auditados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com