TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Betapharm Corp. (A)

Por:   •  18/2/2019  •  Dissertação  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: Gerenciamento de aquisições

CASO: Betapharm.

RESUMO:

O artigo fala sobre o uma empresa do ramo farmacêutico, tida como uma das maiores industrias do mundo no ano de 2005. Posicionada entre as gigantes do setor, como a Pfizer, Merk e J&J, contribuía com uma parcela de 5 a 10% do mercado de medicamentos em diversas aplicações.

Entre os anos de 1996 e 2003 a companhia engajou num crescimento de 15% no total, superando o desempenho de seus concorrentes. Contudo, os executivos que administravam a empresa, projetava que com o envelhecimento da população a demanda pelos medicamentos especiais e de forma geral continuassem a crescer acima da casa dos 10%.

De certa forma, a alta administração da empresa estava certa, porém não contava com uma variável nova e bastante importante: A entrada dos medicamentos genéricos e com preço bem mais baixo. Esta nova questão, acompanhada pelo suporte dado nas receitas demandadas pelos médicos, que chegou a 73% do total, oneraram o lucro da Betapharm e suas concorrentes.

Em meio a esta avalanche, a única proteção das grandes indústrias era os remédios especiais com patentes próprias, pois os genéricos só poderiam produzir com produtos não patenteados ou com propriedade vencida.

Neste quesito, a Betapharm tinha uma grande variedade de produtos patenteados, porém com prazo de validade próximo. Portanto, houve a necessidade de investir na área de P&D para apostar em novos processos e renovar suas patentes. Outras empresas do mercado estavam nesta mesma linha, com investimento em desenvolvimento, vendas e marketing.

Para de manter no mercado, além da criação de novos remédios, o gerenciamento eficaz das aquisições voltadas para os suprimentos foi de extrema importância. Em estudo, chegou a se estimar que 50% de cada dólar de receita eram gastos no custo com o produto, sem contar com ausência de foco com os gastos diretos com força motriz para a produção.

Com todo esse movimento, apostas na automação dos processos e nos contratos com fornecedores preferenciais / homologados e ferramentas para compra e negociação on-line de insumos, reduziram drasticamente os custos com as aquisições.

Além de seguir o fluxo do mercado, especificamente a Betapharm, criou um método de sourcing. Baseado num diagrama de processo, se formava um grupo com uma equipe interfuncional de todas as áreas da empresa (Qualide, Suprimentos, logística e etc.) onde definiam a estratégia e modalidade de compra de um determinado produto. Era uma espécie de leilão / licitação, com no mínimo três cotações e com especificações claras e objetivas para evitar erros comparativos.

A empresa implantou esta revalidação a cada ciclo de um ano e utilizando de ferramentas eletrônicas reduziram o tempo de compra de produtos de meses para semanas ou até dias. Além do preço do produto também era considerado o risco da utilização de tais aquisições como impacto produtivo, gerenciamento do desempenho, assistência e mensuração com preço único.

Além disso, o relacionamento entre os fornecedores foi se consolidando, pois o sincronismo e harmonia diante dos pré requisitos colocados pelo Betapharm (Cliente) em feed backs de leilão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com