TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Betapharm CORP

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico do setor e da Empresa

A Betapharm era uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, dominava entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial. Seu grande campo de atuação era a américa do norte, com 49¢ das suas vendas mundias. entre 2002 e 2003, com a perda de algumas patentes e a redução no crescimento das venda, a Betapharm precisava inovar e diminuir os custos. Com o modelo utilizado, o custo de 80% com viagens de seus representantes. Devido a isso a empresa inovou seus negócios através de leilões reversos e utilizando um e-sourcing.

Processo de Compra

Síntese

Para cada compra a Betapharm formava um grupo de sourcing, que era uma equipe inter-funcional (áreas ara cada compras, qualidade, técnica, finanças e logística), que formulava a estratégia de sourcing para aquisição de cada produto.

O grupo de sourcing definia a melhor modalidade de compra, para um determinado produto, implementava o método escolhido e selecional o melhor fornecedor. O produto para ser leiloável, precisava estar disponível para negociação, dispor de, no mínimo fornecedores e ter especificação e requisitos documentáveis. Nos leilões, o custo era apenas uma parte da equação de compras. Os leilões agilizavam nas negociações com fornecedores, a Betapharm, pretendia fazer um novo leilão a cada ano, onde possível, para reduzir o tempo de compra para semanas ou até dias, com isso o tempo de vigência dos contratos com toda a organização reduziria.

O grupo sourcinng considerava o "custo total", pois nem sempre o menor preço era o menor custo, se baseavam em experiencias anteriores. Quando de interesse da Betapharm, ela favorecia o fornecedor estabelecido exigindo redução de preço.

Ferramentas do e-sourcig

O e-sourcing contava com as seguintes ferramentas : apoio à decisão, analíticas e leilão/sourcing eletrônico.Os sitemas de compras incluia ferramentas que ajudavam no acompanhamento de gastos, de contratos, gerenciamento de planos de sourcing, validação de projetos de economias, análise do impacto de mudanças em materiais direto, determinação de padrões de materiais e gestão de projetos de capital.A Betapharm adquiriu o sistema Emptoris ePass, o qual emitia solicitações de informações, realizava leilões reversos eletrônicoss e solicitava ofertas lacradas. O sistema também permitia a análise de ofertas e otimização do sourcing, o que permitia à Betapharm avaliar as ofertas e selecionar seus fornecdeores para um dado produto. As especificações dos produtos eram transparente para os fornecedores. E eram incorporadas aos detalhes dos leil´~oes e disseminadas eletronicamente.

Processo de pre qualificação

Idependente do métod do sourcing, a Betapharm implementava o mesmo processo de pre qualificação.A empresa realizava auditoria de qualidade de acordo com os padrões de qualidade ICHQ71. Sempre completada com sucesso a auditoria, os fornecedores de produto intermediários eram reauditados a cada dois anos, e as auditorias de fornecedores de matérias-primas eram atualizadas a cada tr~es anos

SITUAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com