TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Betapharm Corp

Por:   •  8/4/2019  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Case: Betapharm Corp. (A)

Trabalho da Disciplina:

Gerenciamento de Aquisições

Aluno:

Rodrigo Magalhães

O Presente estudo de caso, refere-se ao cenário que enfrentava a Betapharm Corp. em seu segmento de mercado, Industria Farmacêutica, no ano de 2005. Nesta época, a companhia era uma das grandes do mercado, posicionada ao lado de gigantes como Pfizer, Merck e J&J Pharmaceuticals Group; E detinha entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial.

Entre 1996 e 2003, a Betapharm cresceu mais que seus concorrentes, tendo uma média anual de 15%, e esperava que o envelhecimento da população, e o consequente crescimento da demanda de medicamentos com essa faixa etária, mantivesse o crescimento acima dos 10%. O que o planejamento estratégico não previu em sua análise foi o efeito que a entrada dos remédios genéricos teria nas vendas e diminuição dos resultados financeiros das empresas do segmento farmacêutico.

Com o mercado dos genéricos estabelecido e sendo prescritos em 73% das receitas médicas, as companhias precisaram encontrar formas de minimizar seus custos operacionais para se manterem competitivas. Nesse momento a Betapharm Corp. buscou vantagem competitiva através da implantação/amadurecimento de seu processo de Gerenciamento de Aquisições. Métodos e grupos de trabalhos foram definidos para maximização dos ganhos na compra de matéria prima e nesse momento um novo elemento, componentes tecnológicos, foi introduzido para otimização do processo como um todo.

O uso da tecnologia proporcionou velocidade no processo de compras e ganhos financeiros consideráveis, tendo contribuído diretamente para os resultados comercias da Betapharm Corp., porém o preço final de venda dos produtos não era o único critério de avaliação para fechamento dos acordos comerciais, pontos como a solução de problemas técnicos, gerenciamento do desempenho, melhoria do processo e assistência da Betapharm também faziam parte da equação final para escolha dos futuros fornecedores/parceiros de negócios.

Com todo o processo de e-sourcing maduro e funcionando corretamente, a Betapharm tinha um novo desafio para seus times, reduzir os gastos com hotéis globalmente e o processo de Gerenciamento de Aquisições seria peça chave dessa engrenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com