TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Betapharm Corp (A)

Por:   •  11/6/2016  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 3

BETAPHARM CORP. (A)

A Betapharm, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, detinha cerca de 10% do mercado mundial, sendo que a maioria de suas vendas se concentrava em um pequeno número de produtos de maior sucesso. No entanto, o mercado farmacêutico tendia a um crescimento menor nos próximos anos visto a pressão sobre os preços exercida pela assistência médica, os inovadores programas governamentais e a migração dos usuários para medicamentos genéricos que eram mais baratos. Além disso, muitos remédios de sucesso da Betapharm estavam com patentes expirando, o que preocupava sobre a capacidade da empresa em manter seu crescimento histórico.

Frente à incerteza sobre o mercado futuro, as empresas farmacêuticas concentraram-se em melhorar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marcheting, buscando meios de controlar os custos, permanecendo competitivas. Uma das formas encontradas por elas foi a do e-procurement, ou seja, de realizar compras on-line, incluindo muitos fornecedores a cada licitação, estimando-se uma economia substancial para empresas com grande número de pedidos de compra a cada ciclo de negócios.

A Betapharm também pretendia reduzir suas despesas de compras em aproximadamente 12,5%. Para isso decidiu formar um grupo de sourcing para cada produto comprado. Tais grupos eram formados por representantes das áreas de compras, qualidade,

técnica, finanças e logística que decidiam qual modalidade de compra era melhor para cada produto, implementavam o método escolhido e selecionavam o melhor fornecedor. As decisões desses grupos baseavam-se em critérios gerais de vantagens que iam além do preço negociado.

Além disso, a Betapharm possuía ferramentas sofisticadas como as de apoio a decisões, ferramentas analíticas e de leilão/ sourcing eletrônico, dentre outros que ajudavam no processo de compras. Com isso, a empresa conseguia ser transparente com os fornecedores incorporando detalhes de seus leilões e disseminando informações fidedignas eletronicamente a todos os fornecedores, além de implementar o mesmo processo de pré-qualificação, ou seja, todos os fornecedores eram submetidos a auditorias técnicas e de qualidade rigorosas, seguindo padrões rígidos, antes de um negócio ser fechado. Caso o fornecedor não atendesse aos padrões, a Betapharm estimava os recursos necessários para enquadrar os fornecedores nos padrões. Depois de aprovados, os fornecedores eram reauditados periodicamente, dependendo do tipo de material ou serviço fornecido.

Para o futuro a empresa pretendia expandir seus processos de compras a fim de diminuir ainda mais seus custos. Por se tratar de uma empresa global, com muitas despesas com viagens e hotéis, a Betapharm resolveu verificar se tais produtos também não se enquadrariam ao processo de compra eletrônica e consequentemente ajudariam na redução dos gastos totais da empresa.

Outra grande despesa da empresa estava relacionada a um de seus fornecedores de uma matéria prima essencial em seus medicamentos, o ácido málico. Foi então sugerido a verificação de novos fornecedores que pudessem se enquadrar aos rígidos padrões exigidos pela empresa e também apresentar preços mais acessíveis, porém tais negociações não poderiam trazer riscos ao contrato já firmado com a empresa fornecedora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com