TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  15.586 Palavras (63 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 63

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

CURITIBA

2020

ANA VITORIA GINESTE DA SILVA

CAMILA SOBOLEWSKI PICUSSA

MARIA LUIZA B. SILVA

ORIDIA MARTINS PEREIRA

THAIS FERNANDES DE CAMARGO

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial de avaliação da Disciplina Projeto Solidariedade para o Curso de Graduação em Enfermagem, Faculdades Pequeno Príncipe – FPP.

Orientadores:Prof. (ª) Andressa

CURITIBA

2020

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1.6 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO        8

2.2 EMERGÊNCIAS RESPIRATÓRIAS        10

2.3. TRAUMA DE CABEÇA        13

2.4. TRAUMA VASCULAR        20

2.5. TRAUMA DA COLUNA VERTEBRAL        22

2.6 TRAUMA ABDOMINAL        23

2.7 TRAUMA MUSCULOESQUELÉTICO        25

2.8 AMPUTAÇÕES TRAUMÁTICAS        27

2.9 ESCORIACÕES        28

2.10 ENTORSES        29

2.10.1 TRATAMENTOS DE ENTORCES        30

2.11 LUXAÇÕES        30

2.12 DISTENSÕES        32

2.13. TRAUMA TORÁCICO        33

2.14 QUEIMADURAS        42

2.15. INTOXICAÇÃO EXOGENA        46

2.16. ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS        48

2.16 EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS        50

2.17 EMERGENCIAS METABÓLICAS        59

  1. INTRODUÇÃO

Pode-se definir Primeiros Socorros (PS) como a prestação de cuidados necessários e imediatos, concedidos a vítimas de acidente ou mal súbito, nas situações em que o seu estado físico ameace a vida. Nesses casos, o socorrista deve manter as funções vitais e evitar o agravamento do estado da vítima, até a chegada de assistência especializada. (RIBEIRO,2016)

O PS não precisa, necessariamente ser realizado por um profissional da saúde, qualquer pessoa treinada pode realizar o atendimento, embora se dissemine a ideia de que o conhecimento, o ensino e pratica sobre Primeiros Socorros estão restritos aos profissionais já citados.  A educação em saúde é um instrumento para a promoção da qualidade de vida pela articulação de saberes científicos e populares, instrumentalizando o leigo e facilitando a incorporação de ideias e práticas ao cotidiano. (VERONESE, 2016).

Em PS, assume um papel essencial, pois a falta de conhecimento da população pode acarretar inúmeros problemas, como a manipulação incorreta de vítimas e a solicitação, as vezes, desnecessária do socorro especializado. A importância da educação em saúde em PS está na necessidade do atendimento de vítimas que precisam de cuidados imediatos e pela necessidade de uma assistência rápida e qualificada. Compreende-se que as ações executadas no local da ocorrência do evento contribuem para a sobrevida da vítima. (VERONESE, 2016).

A educação em saúde é de grande importância, pela capacidade de  articular os saberes científicos e populares,  dando assim, condições ao leigo e facilitando a incorporação de ideias e práticas ao cotidiano de forma a atender reais necessidades de quem depende do socorro; pois a falta de conhecimento da população pode acarretar inúmeros problemas, como a manipulação incorreta de vítimas e a solicitação, as vezes, desnecessária do socorro especializado.(SILVA, 2018).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS

        Anatomofisiologia do coração

Figura 1 – Representação anatomofisiologia do coração

[pic 1][pic 2]

Fonte: (PHTLS, 2018)

O coração é uma bomba muscular de quatro câmaras e com atividade elétrica localizado atrás do esterno, levemente à esquerda da linha média e aproximadamente do tamanho de um punho fechado. Ele bate desde o nascimento ate a morte e é o músculo mais exercitado do corpo, necessitando de um suprimento de sangue saudável para si próprio. O coração e suas conexões com os grandes vasos estão envoltos por uma resistente membrana fibrosa conhecida como “saco pericárdico” ou “pericárdio”. Esse saco protege o coração contra o trauma pelas estruturas adjacentes, a invasão de microrganismos estranhos e a fricção pelo movimento constante. Uma pequena quantidade de líquido pericárdico é normalmente encontrada no pericárdio e atua como lubrificante para permitir a movimentação normal do coração dentro do tórax. O pericárdio oferece sustentação em termos de ancoragem do coração e evita a distensão excessiva (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2015).

Os grandes vasos incluem aorta, veias cavas superior e inferior, artérias pulmonares e veias pulmonares. A porção da aorta que corre através do tórax é chamada de aorta torácica e, à medida que a aorta passa através do abdome, ela é chamada de aorta abdominal. Ocorre um problema grave e potencialmente fatal quando a aorta adoece e suas camadas começam a separar-se (MAIER, 2014).

2.1.1 DOR TORÁCICA

A definição científica e clínica de dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a dano tecidual real ou potencial. O desconforto torácico inclui não apenas dor, mas também qualquer sensação de desconforto, incluindo as sensações de queimação, esmagamento, pontada ou aperto. Então, dor ou desconforto torácico é o resultado direto da estimulação de fibras nervosas de tecidos potencialmente lesados dentro do tórax. Esse dano potencial pode ser causado por obstrução mecânica, inflamação, infecção ou isquemia. Por exemplo, no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), os tecidos isquêmicos enviam informações sensoriais ao cérebro, as quais são interpretadas como dor ou desconforto torácico (GUIDELAINES, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (101.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com