TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Graduação em Enfermagem

Por:   •  4/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.509 Palavras (27 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 27

 Instituto De Ciências Da Saúde[pic 1]

Curso de Graduação em Enfermagem

                

 

 

 

DAVID ALVES NEVES - C6986C5

 

 

AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO ENFERMEIRO DURANTE O PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

 

                                                            Orientador: Prof. Dr.  Marcel Gonçalves Maciel

                                                                Co-orientador: Prof. MSc. Israel Anani Lemos

Manaus-AM

2018

DAVID ALVES NEVES - C6986C5

 

 

 

 

 

 

 

 

AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO ENFERMEIRO DURANTE O PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

 

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto Técnico Científico interdisciplinar do curso de graduação em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde, UNIP-Campus Manaus, como requisito parcial para aprovação da disciplina.

 

                                                                Orientador: Prof. Dr. Marcel Gonçalves Maciel

                                                                   Co-orientador: Prof. Msc. Israel Ananias Lemos

 

Manaus-AM

2018

DAVID ALVES NEVES-C6986C5

AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO ENFERMEIRO DURANTE O PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

Relatório final, apresentado a Universidade Paulista- UNIP, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

Manaus –Am. 01 de novembro 2018

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________

(Profº Dr. Marcel Goncalves Maciel – UNIP - orientador)

__________________________________________________

(_________________________________________)

Professorª:

__________________________________________________

(________________________________________)

Professorª:

DEDICATÓRIA

À Deus dono de minha vida, e luz do meu caminho que iluminou toda minha caminhada até aqui. A minha família que sempre estiveram ao nosso lado, apoiando e incentivando diante das enormes dificuldades para alcança a realização de meu sonho. Muito Obrigado!

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus, que diante de tantos desafios e dificuldades permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo da minha vida, guiando-me com sabedoria e entendimento sendo o meu mestre maior.

A minha família que desde o começo com apoio e incentivo à correr atrás de meu sonhos, e de modo especial a minha mãe Eliete e minha esposa Pamela que diante das dificuldades estiveram sempre ao meu lado dando-me força constante para continua lutando pelos meus ideais.

         Em especial a minha cunhada Luana que presenteou-me com o primeiro kit de enfermagem, estetoscópio e esfigmomanômetro logo no início da vida acadêmica, também pelo apoio moral e financeiro para construção da realização de um sonho  

          Ao meu professor e orientador Marcel Gonçalves Maciel, pela disponibilidade do tempo, compreensão e auxilio, incentivando-me a torna possível a conclusão deste trabalho, sempre contribuindo com a construção do meu conhecimento pessoal e profissional.

          A meu professor co-orientador Profº. Especialista Israel Lemos Pereira, pelo convívio acadêmico, pelas críticas construtivas, compreensão e compromisso com a transmissão do conhecimento para o processo de formação profissional como um todo.

          A Todos os professores que participaram direta e indiretamente na construção do saber de todos nós, manifestando sempre amor a profissão e dedicação a transmissão do conhecimento e assim contribuindo para formação de profissionais de sucesso. Os mesmos terão meus eternos agradecimentos.

          Aos meu queridos e eternos amigos, Patrícia, Juliana, Rayane, em especial Shirley e Sandro que foram coparticipantes das minhas dificuldades, sorriram e choraram junto comigo, expressaram seu afeto e solidariedade em todos os momentos da minha vida acadêmica, partilhando livros, apostilas e cadernos.

          À UBS Augusto Montenegro, representada pela diretora; Carla Ticiane M. Aldaba que gentilmente permitiu que fosse realizado a presente pesquisa e realizada com sucesso.

          Expressa meu eterno carinho as enfermeiras da UBS, pelo acolhimento e apoio e contribuição indispensável para a construção da minha pesquisa e todos os colaboradores que de alguma forma contribuíram para a execução da mesma.

A Universidade Paulista - UNIP como um todo, que promovem a realização de sonhos, e criam oportunidades de um futuro melhor, propagando valores éticos e morais para o construção de conhecimento que visa contribui com construção de uma nova sociedade como um todo.

          E claro, mais uma vez a Deus por deixa se feito estes agradecimentos. Por te colocado pessoais maravilhosas em minha vida. Por isso serei eternamente grato sempre. Obrigado senhor por tudo.

"A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática".

                                                Paulo Freire

RESUMO

A educação em saúde tem representação transformadora na vida da sociedade. Deste modo, profissionais e usuários devem desenvolver relação de diálogo pautada na valorização da individualidade, tornando necessário o conhecimento das ações e técnicas educativas para reconstrução da prática e saber. Neste sentido, o enfermeiro exerce práticas educativas como principal estratégia de promoção a saúde a fim de propor caminhos para alcance individual e coletiva. A presente pesquisa teve como objetivo Identificar as ações de enfermagem na Educação em Saúde no pré-natal na cidade de Manaus. E como objetivos específicos: Descrever o perfil epidemiológico das gestantes que participam das atividades de educação em saúde e descrever a participação dos profissionais de enfermagem nas ações de educação em saúde no pré-natal. Metodologia Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa a fim de analisar os impactos de ações educativas nas gestantes nas UBS em Manaus, através de entrevistas com profissionais e gestantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (595.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com