TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFERMEIRO E A GESTÃO DE CONFLITOS NA ATENÇÃO BÁSICA: Determinantes e tomadas de decisão

Por:   •  16/1/2017  •  Artigo  •  4.957 Palavras (20 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

CURSO: BACHAREL EM EMFERMAGEM

NICÉLIA DO NASCIMENTO BARBOS

RICARLA DO NASCIMENTO BARBOSA

VERÔNICA LIMA DE OLIVEIRA

TEMA: O ENFERMEIRO E A GESTÃO DE CONFLITOS NA ATENÇÃO BÁSICA: Determinantes e tomadas de decisão

NATAL/RN

2016

RESUMO

Este estudo tem como objetivo realizar levantamento de artigos científicos sobre O Enfermeiro e a gestão de conflitos na Atenção Básica: Determinantes e tomadas de decisão e analisar as propostas e tendências de gerência nos serviços de saúde, com vistas a subsidiar as ações de Enfermagem nesta área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em material já elaborado. Percebemos que o assunto é pouco divulgado no meio científico. Além disso, todas as publicações tiveram a participação de docentes, o que mostra pouco envolvimento dos enfermeiros de serviços com pesquisa. No exercício da gestão, o profissional deve propiciar um ambiente favorável para a execução das atividades no cotidiano de trabalho. A liderança torna-se essencial para a profissão, pois ter aptidão para comunicar, solucionar conflitos e ter iniciativa são atributos que contribuem para o cuidar. Nosso estudo deixa alguns pontos importantes para reflexão acerca da formação de enfermeiros com competência para gerenciar serviços de saúde e, consequentemente assistir clientes com mais dignidade e qualidade a que têm direito.

PALAVRAS - CHAVE: Gerência; Conflitos; Enfermagem.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................04

2. MÉTODO............................................................................................................................05

3. DISCURSÕES.....................................................................................................................05

4.  RESULTADOS...................................................................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................................................17


1 INTRODUÇÃO

O processo de produção dos cuidados de enfermagem vislumbra-se que seja permeado por paz e harmonia entre os profissionais de enfermagem, com a finalidade de obter colaboração e formação do espírito de equipe.   Movidos por esse anseio, muitos enfermeiros podem buscar um ambiente estável, sem conflitos. Contudo, nas relações interpessoais que se estabelecem no cotidiano profissional surge o conflito, pois a sua existência é inerente a própria condição humana dos sujeitos envolvidos no processo de cuidar. Assim, essa situação, quando não gerenciada de maneira adequada, torna-se conflituosa, podendo gerar queda de produtividade e qualidade dos serviços prestados, sendo prejudicial a todos os envolvidos.

Este é o foco desta pesquisa e justifica-se porque o trabalho em equipe na área da saúde requer trabalho cooperativo, percepção criativa, visão positiva de conflitos, entre outras habilidades dos enfermeiros para gerir inter-relações de forma competente e sincronizada em busca de objetivos comuns.

O referido estudo tem como objetivo discutir e compreender as estratégias que

facilitam   o   gerenciamento  dos  conflitos    no  trabalho  de  enfermagem.  Sabe-se   que

administração de conflitos se apresenta com importante desafio para esses profissionais, que na atualidade suas formações acadêmicas ainda se encontram arraigadas nos estilos de gerência das escolas Clássica e Científica da Administração, estilos que preconizam abordagens consideradas descontextualizadas para as novas necessidades dos padrões de gerência atuais, sobretudo frente às questões relacionadas ao conflito no ambiente de trabalho.

Com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade da mudança do modelo assistencial, sobretudo com a expansão da atenção primária, observa-se que o enfermeiro assume e destaca-se, além da assistência, na função gerencial nos serviços de saúde. Essa função tem requerido melhor qualificação desse profissional para lidar com as interações inerentes aos serviços de saúde e, dentre estas, com as situações de conflito..

Assim, em função da importância que a gerência de enfermagem vem assumindo frente à articulação do trabalho de vários profissionais da equipe de saúde, em uma atenção à saúde pautada em novos princípios, surge a necessidade de se conhecer a percepção desses profissionais acerca de sua prática na administração de conflitos.

Esse tema é relevante tendo em vista a sua importância no contexto atual da organização do trabalho, em que a atuação gerencial é cada vez mais determinante no desempenho da equipe de profissionais. A análise das falas dos sujeitos. deste estudo permite compreender em maior profundidade os aspectos referentes à administração de conflitos.

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, retrospectiva e constituída de artigos científicos acerca da temática administração e gerência de enfermagem nos serviços de saúde (GIL, 2002).

Foram utilizados como descritores os termos: administração, gerência, gestão, perfil do enfermeiro gerente, liderança e tendências e propostas para gerência, os quais foram identificados nos títulos dos artigos.

As pesquisas foram semiestruturadas, possibilitando a obtenção dos dados mediante o tema em estudo. A análise temática foi organizada em três fases cronológicas, sendo a primeira a pré análise onde ocorreu a leitura e organização do material. A segunda contemplou a exploração do material, visando selecionar e classificar os dados essenciais para compreensão do texto. Na terceira etapa realizou-se o tratamento e interpretação dos resultados.

Objetivando colocar o pesquisador em contato direto com algumas publicações e informações a respeito do tema, oferecendo meios para definir, resolver, explorar novas áreas, permitindo novos enfoques ou abordagens, chegando a novas conclusões.

DISCURSÕES

Através da análise das pesquisas, foi possível dividir os artigos em quatro categorias, baseadas nas ideias centrais de cada estudo: O gerenciamento da Unidade Básica de Saúde; A contribuição dos aspectos negativos e positivos nas UBS; A equipe de Enfermagem e as situações de conflitos; e o Processo de negociação como uma possibilidade de enfrentamento dos conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com