TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio é uma atividade desenvolvida pelos alunos em empresas ou instituições com o objetivo de complementar a aprendizagem através da vivência no mundo do trabalho dos conteúdos obtidos em sala de aula.

Auxilia na integração do estudante com a sociedade, através da adaptação psicológica e social à sua futura atividade social, trocando experiências através da aplicação prática de seus conhecimentos, renovando e enriquecendo os recursos humanos atuais e futuros da comunidade.

Em um curso técnico de nível médio além de seu material teórico se faz necessário o desenvolvimento prático, para alcançar um resultado mais eficaz na formação dos profissionais. O curso técnico de enfermagem em específico vê essa necessidade com clareza, pois seu objeto de estudo é o ser humano e em sua totalidade, as suas relações com o meio social e familiar que influenciam no seu processo saúde doença, e outros, aspectos estes que estão em constante movimento e modificações, por isso podemos perceber a importância de além de manter-se atualizado em referenciais teóricos, é preciso vivenciar a prática da atividade como profissional técnico de enfermagem, a fim de desenvolver habilidades práticas e atitudinais.

O presente relatório tem como objetivo apresentar a experiência do estágio em diferentes níveis de atenção à saúde, no município de Novo Oriente Ceará, perfazendo uma carga horária de 600h. Através desse trabalho, é possível compreender melhor como aconteceu o processo de inserção do aluno no campo de estágio, o desenvolvimento de suas atitudes, o aperfeiçoamento das práticas, as angústias e insegurança que surgiram e todo o processo de orientação que foram fundamentais para a aprendizagem.

1. 2 Objetivos

O objetivo do estágio no último ano do curso técnico de enfermagem é proporcionar o contato com a realidade da profissão, assim como facilitar o desenvolvimento de habilidades, como o auxílio de orientadores, que serão necessárias para o contato com os usuários dos serviços de saúde.

Segundo Aguirre 2000, é importante integrar os procedimentos práticos com os conhecimentos teóricos já adquiridos a fim de obter uma compreensão global do mesmo. Esta costuma ser para os alunos uma experiência enriquecedora em termos profissionais e pessoais. No entanto, convém ressaltar que a vivência do estagiário necessariamente envolve a superação de obstáculos relacionados à sua própria insegurança e inexperiência, fatores importantes e sempre presentes na formação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com