TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  8/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Educacional Paulo de Tarso [pic 1]

Francislei Soares dos Santos Oliveira

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Campo Limpo Paulista  

2020

Francislei Soares dos Santos Oliveira[pic 2]

Relatório de estágio supervisionado

Curso: Técnico em enfermagem

Relatório de estágio supervisionado, apresentado a Instituto Paulo de Tarso, com o Requerimento para conclusão do curso Técnico em enfermagem.

Campo Limpo Paulista  

2020

Relatório de Estágio Supervisionado

Curso: Técnico em enfermagem

Identificação do aluno

Nome: Francislei Soares dos Santos

Turma: M

Período: Tarde

Ano Letivo: 2020

Resumo geral

Professora coordenadora:

COMPONENTES CURRICULARES / TEMAS

Modulo II

ESTÁGIO

C.H

Enfermagem em Saúde Mental II

20

Enfermagem  em Urgência e Emergência

      40

Gestão/Administração Aplicada à Enfermagem

25

Assistência de Enfermagem em Pacientes Críticos

50

Enfermagem em Saúde Pública II

30

Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

20

Assistência de Enfermagem em Geriatria

25

           Total Estágio Supervisionado                                               200

Folha de aprovação

Nome do aluno (a): Francislei Soares dos Santos Oliveira

Relatório de estágio supervisionado aprovado, em _______ de ___________de 20______,

Pela coordenação do curso e professor(a) :______________________________

Professor coordenador: __________________________________


  1. INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho irei abordar sobre a realização do estágio supervisionado que tem por objetivo de aprimorar técnicas específicas da enfermagem e familiarizar o estagiário no seu futuro campo de trabalho.

          O estágio supervisionado foi realizado na Clínica Residencial Sênior Campo Limpo. O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência das práticas educativas em campo, propiciando ao aluno uma aproximação á realidade e na qual atuará.

          Este estágio foi desenvolvido no período de 01 de setembro de 2020 a 20 de outubro de 2020 e foi prestado para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em aulas práticas e teóricas e para complementar o entendimento necessário na área de cuidados gerais com a saúde. O estagiário tem como expectativa a familiarização com o futuro ambiente de trabalho e aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso Técnico em Enfermagem, realizado no Instituto Paulo de Tarso.

           Este relatório tem como objetivo relacionar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado com duração de 115 horas.

  1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

O estágio foi realizado na Clínica Residencial Sênior Campo Limpo, localizado na Estrada da Figueira Branca, 3885, - Chácara Nova Essen, Campo Limpo Paulista - SP, 13233-450.

A Clínica tem como finalidade atender as necessidades do idoso, independente do seu quadro clínico, oferecendo conforto e bem estar para estes pacientes que habitua na instituição, que tem como patologia AVC (Acidente Vascular Cerebral), mal de Parkinson e Alzheimer, possui pacientes hipertenso e que sofreu derrame cerebral.

A clínica possui atendimento médico geriátrico e ambulatorial, serviços de enfermagens, fisioterapia motora de manutenção duas vezes por semana, terapia ocupacional, além de outros serviços complementares, tais como: fisioterapia respiratória e de recuperação, psicólogos, neurologia e psiquiatria geriátrica.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Em setembro iniciei o meu estágio na Clínica Residencial Sênior Campo limpo, na primeira semana conheci a instituição e os pacientes.

 

As atividades desenvolvidas aos pacientes geriátrico era seguir as prescrições médica que são:

  • Fazia Limpeza do curativo que era realizado da seguinte forma: Limpeza com SF 0,9%, secar a lesão, colocar o alginato cortado, uma camada de gase e ocluir com O filme transparente. A troca deve ser feitas apenas 1x ao dia ou se estiver com sujidade. Porém o filme transparente impede contato com urina;
  • Era realizada medicação intramuscular, via oral, endovenosa e subcutânea. A clínica tem pacientes com diabetes, então se aplicava insulina em subcutâneo;
  • Para pacientes acamados dava-se banho no leito e também dava banho de aspersão nos demais pacientes e auxiliava nas trocas de fraldas e higienização pessoal como barba e unha dos mesmos;
  • Controlava a pressão arterial, saturação (quando estava baixa, colocava oxigênio), frequência cardíaca, temperatura e glicemia capilar;
  • Auxiliava nas refeições diárias;
  • Higienizava e também trocava o enxoval da cama.

  1. SUPORTE TEÓRICO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

         Os pacientes não apresentaram objeções em realizar o tratamento, sendo os resultados obtidos no estágio satisfatório, pois os pacientes estavam dispostos em realizar os procedimentos.

  1. CONCLUSÃO

Apesar do Curto período, o estágio me possibitou a percepção sobre a importância de nós técnicos em enfermagem no que se diz respeito à prevenção da incapacitação do idoso através do tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida aos mesmos.

É recomendável que ao acompanhar o idoso, requer ao profissional técnico em enfermagem um cuidado especial, respeitando e tendo paciência, dialogando sempre que possível para que o tratamento seja satisfatório, uma vez que estes pacientes tende a chamar atenção devido à falta de carência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com