TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

1-O que ocorre durante a multiplicação celular e a especialização?

A multiplicação celular: começa logo após a fecundação.Em sua primeira mitose o zigoto se transforma em duas células que apesar de terem a metade do tamanho original são iguais entre si  e a célula mãe.As mitoses continuam a se suceder formando milhões de células embrionárias.O ritmo de multiplicação diminui ao longo do desenvolvimento  mas continua mesmo depois da fase adulta pois grande parte das células do corpo estão sempre sendo substituídas,a multiplicação de células também é super importante nos processos de cicatrização de ferimentos.

Especialização celular: No principio as centenas de células são muito parecidas,a especialização começa acontecer a partir de determinado momento do desenvolvimento embrionário provocando profundas alterações na arquitetura celular.

2-O que é:

Clivagem:Divisões das células embrionárias,nesses primeiros estágios do desenvolvimento,são denominados clivagens.

Mórula:As mitoses nos blastômeros se sucedem com rapidez de modo que em breve uma bolinha maciça de células estará formada.Neste estagio de desenvolvimento o embrião é chamado mórula.

Blastômeros:As células inicias do embrião são chamadas blastômeros.

3-O que é blástula?

Após as primeira divisões de células embrionárias começa a surgir em sua região mais interna uma cavidade cheia de líquido,esse processo segue até que se forme uma cavidade bem definida,na região central da bola de células.Este estágio de desenvolvimento embrionário é chamado de blástula.

4-Quais os eventos da apstrulação(Gastrulação)?

Em um certo momento determinada região da blástula começa a se dobrar para o interior da blástocela .A dobra da blastoderme invade a blástocela,até encostar na superficie interna da parede oposta da blástula.Neste ponto a blástocela desaparece por completo e uma nova cavidade se forma:o ARQUÊNTERO OU GASTROCELA.

5-Quais os tecidos e sistemas originados da:

Ectoderma:Epiderme e seus anexos(pêlos,glândulas etc);Sistema nervoso(cérebro,médula,nervos e glânglios nervosos)

Mesoderma:Derme(Camada interna da pele);Sistema muscular,Sistema circulatório,esqueleto(Crânio,coluna vertebral e ossos dos mebros);Sistemas urogenital(Rins,bexiga,uretra,gônodas e dutos genitas)

Endoderma:Epitélio e glândulas do tubo digestivo;Epitélio do sistema respiratório(brânquias e pulmões);Epitélio de revestimento interno da bexiga urinária.

6-Conceitue notocorda:

Enquanto o tubo nervoso surge pelo dobramento do ectoderma dorsal do embrião,um conjunto de células começa a se isolar do mesoderma,constituindo um cordão maciço bem embaixo do tubo nervoso em formação.Esse cordão celular,disposto ao longo do dorso do embrião recebe o nome de notocorda ou corda dorsal,sendo sem dúvidas uma estrutura de grande importância para o desenvolvimento embrionário.Suas células produzem substâncias gelatinosas e consistentes transformando em um bastão semi-rígido que exerce função esquelética.Além de definir o eixo corporal,a notocorda dá suporte ao tubo nervoso,impedindo assim que esse tubo venha a sofrer danos nas torções a que o embrião possa sofrer.

7-O que ocorre no estágio de nêurula?

A formação do tubo nervoso é um evento marcante no desenvolvimento embrionário,nesse momento que se define o sistema nervoso,responsável pelo grande sucesso da estratégia de sobrevivência,chamado de nêurula.

8-Que estruturas se originam a partir dos Somitos?

Um deles é o grande desenvolvimento do mesoderma,que passa a preencher todos os espaços entre o ectoderma e endoderma.O mesoderma,localizado ao longo do dorso do embrião cerca completamente o tubo nervoso e a notocorda,e se divide em blocos chamados somitos.É a partir dos somitos que se formaram os ossos da coluna vertebral(as vertebras),a musculatura esquelética e a derme(camada interna da pele).

9-Defina Celoma:

São formadas duas camadas celulares delgadas com um espaço oco dentro delas o surgimento desse espeço dota o embrião de uma nova cavidade corporal o celoma que é uma cavidade delimitada pelo mesoderma e será nele que os futuros órgãos irão se alojar

1-Dar a função de cada um dos anexos embrionários:

Vesícula vitelina(saco vitelínico): A vesícula vitelina tem como função armazenar substâncias nutritivas para o embrião durante o seu desenvolvimento. Nos mamíferos, isso não é necessário e, por isso, ela se atrofia aos poucos, até o quase completo desaparecimento. 
Vale lembrar que nas primeiras semanas do desenvolvimento embrionário, a vesícula vitelina se apresenta como o primeiro órgão formador de sangue, pois é ali que vão ser formadas as primeiras hemácias do embrião. 
Na época do parto ela acaba sendo reduzida a vestígios no cordão umbilical. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com