TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro da Humanidade narra histórias que envolvem paradigmas da medicina

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

1 RESENHA

  1. INTRODUÇÃO

O livro, O Futuro da Humanidade narra histórias que envolvem paradigmas da medicina, a indústria do preconceito e o controle social, escrito pelo psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor Augusto Jorge Cury, famoso por seus livros na área da psicologia.

Seu primeiro romance oferece a oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de suas vidas.

 Marco Polo um audacioso estudante de medicina embarca em uma viagem pelo mundo da psicologia.

1.2 DESENVOLVIMENTO

Alunos da Faculdade de medicina, eufóricos para primeira aula de anatomia, acabaram surpreendidos por um choque emocional, ao se deparar com corpos humanos nus, que estavam para ser dissecados como simples objetos. Diante da cena um aluno ousado chamado Marco Polo, não se contentou com a com a frieza de seus professores e questionou as origens destes corpos, para sua surpresa deparou com a reação de todos que presentes que acabaram por zombar de seu interesse por conhecer a história daqueles corpos. Mas não sossegou com o conforto de calar-se, pois isso geraria uma duvida impagável com sua consciência, então foi em buscas de informações sobre os cadáveres.

 Mesmo decepcionado por só encontrar uma informação vaga sobre um deles não desistiu de sua busca, após muitas tentativas procurando pelas ruas entre os mendigos, em encontrar o nome que constava no livro de registros, Marco Polo enfim localiza o amigo do “Poeta da Vida”, que foi o único dado coletado sobre o dono do corpo no laboratório de sua faculdade. Ao encontra-lo após um pequeno dialogo, Marco Polo ficou paralisado com sua inteligência e sentiu como se ele sim fosse um miserável, então teve certeza que aquele era Falcão, que foi a pista que conseguirá com a assistente social, mas precisava conquistar sua confiança, pois o mesmo era perspicaz.

Marco Polo usou diversas formas para tentar se adentrar ao mundo de Falcão, mas a cada tentativa ele descobria que sabia menos de si mesmo. Só conseguiu ouvir sobre o mundo de Falcão quando diante de uma injustiça, não hesitou em defendê-lo, com esse ato conquistou não só sua confiança, mas também sua alma. Revelando assim não só quem fora o Poeta da Vida, mas também fazendo o próprio Marco Polo pouco a pouco aprender a ser um garimpeiro da mente humana.

Falcão então começou a lhe relatar que o Poeta fora um médico respeitado da sociedade, que após um trágico acidente perdera sua esposa e filhos. Não suportando a dor e após muito sofrimento fugiu do hospital onde foi internado e foi para as ruas onde encontrou pessoas como ele dilaceradas pela perda, transtornados pela culpa e foi ajudar essas pessoas que lhe deu animo. O novo amigo de Marcos Polo não relatou apenas sobre o Poeta da Vida, mas sobre si mesmo também.

 Falcão PHD em Filosofia após surtos psicóticos foi separado da esposa e do filho. Com a falta de tratamentos psicológicos adequados e sem parentes para lhe amparar, acabou morando nas ruas onde conheceu o amigo Poeta que organizou seus pensamentos. Por um convite de Marco Polo Falcão foi até a faculdade onde deixou a todos paralisados com o relato de quem foi o corpo que ali estavam dissecando, para a surpresa do Dr. George Professor que não tinha dado credito algum ao questionamento do aluno, ali estava diante de seus olhos um dos maiores cientistas do pais por nome de Ulisses Burt, tratava-se de um ilustre diretor daquela instituição. Os alunos que antes zombaram, naquele momento mudaram sua forma de definir a existência e o Dr. George reconheceu seu erro e demonstrou agradecimento.

Depois de ajudar Falcão a se organizar e reencontrar seu filho, Marco Polo terminou sua especialização em psiquiatra tornou-se um médico famoso, requisitado para palestras, onde deixava à todos ouvintes impressionados e saía embaixo de aplausos. Foi em uma dessas palestras que conheceu Anna, uma moça belíssima por fora e triste por dentro que provocou em Marco Polo uma forte curiosidade de conhecer seu interior, e descobriu e que ela era prisioneira no único lugar em que deveria ser livre, dentro de si mesma. Marcos Polo fez com que Ana tivesse uma percepção mais profunda dos transtornos psíquicos, ajudando-a dar um grande passo rumo à liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com