TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE E POLUIÇÃO

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Meio ambiente e poluição

RESUMO

É de suma importância o envolvimento da sociedade no debate de tema relacionado à crise ambiental, tendo como necessidade a busca contínua por alternativas e soluções para o problema da progressiva degradação ambiental. O agravamento da situação ambiental no planeta iniciou-se no final do século XVIII, após a Revolução Industrial.

A melhoria das condições de vida na sociedade contribuiu para o crescimento populacional, gerando a necessidade de investimento em novas técnicas de produção, voltadas ao atendimento da demanda, cada vez maior por bens e serviços, resultando na intensificação da exportação dos recursos naturais, no aumento da produção de resíduos poluentes.

Verificou-se que o desenvolvimento da sociedade humana não se fez acompanhar do controle e planejamento adequados, gerando mais problemas do que soluções. Imaginou-se que a chegada da globalização solucionasse esse problema. Hoje podemos afirmar que as condições físicas do meio ambiente tem se agravado de forma alarmante em função da ação do homem. Ex. situação de rios, lagoas, praia, hoje poluídos e antes serviam de opção de lazer.

Há registros de realizações de competições no Rio Tietê em São Paulo, hoje se trata de um rio praticamente poluído, com aguas negras, densas e malcheirosas.

O ser humano vem percebendo que ao alterar o meio ambiente, coloca em risco seu futuro e de seus descendentes.

Cabe a cada cidadão da sua contribuição, seja reciclando lixo, tratando adequadamente o esgoto de sua casa, denunciando abusos contra o meio ambiente etc.

As mudanças de clima, escassez de água, a desertificação, a poluição da água, a perda da biodiversidade estão dentre os problemas ambientais enumerados por 200 peritos e cientistas da UN Enviroment Programe (UNEP).

Grande parte dos problemas apontados se dá pela ação dos processos e atividades poluentes.

INTRODUÇÃO

A importância da sociedade esta envolvida a respeito das questões do meio ambiente a cerca da poluição, pois, a solução desse problema estar interligada a população. Com o crescimento populacional houve também o crescimento industrial, e para resolver uma demanda cada vez maior por questões lucrativas que resultou no aumento da população e exploração ambiental de forma exagerada.

Com a globalização os problemas mundiais que poderiam ser solucionados, acabaram piorando, pois, ao invés da população se tornar consciente acabou gerando desigualdade social, desemprego, poluição e desastres ecológicos, pois não houve um planejamento adequado dos governantes em relação ao ambiente.

A maneira em que o ambiente se encontra tem sido alarmante, os que antes eram locais de esporte e lazer está se tornando em ambiente poluído, trazendo sérios problemas de saúde.

DESENVOLVIMENTO

O meio ambiente a cada dia vem sendo agredido com a poluição de forma acidental ou intencional. Com isso gera uma grande preocupação com as consequências tanto com os seres vivos, quanto para longevidade da biodiversidade.

A população pode causar problemas patológicos, destruição da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com