TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado da Saúde

Por:   •  31/1/2020  •  Resenha  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Resenha Crítica de Caso

Juliana Hille Wernek

Trabalho da disciplina A lógica do cuidado na ESF: criança, adolescente e mulher

                                                            Tutor: Prof. Claudio Rodrigues De Lima

Nova Friburgo

2019

O MERCADO DA SAÚDE

Referência:

BOWER, JOSEPH L.; NORRIS, MICHAEL. O mercado da saúde. Harvard Business School, fevereiro de 2012. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Cursos/PG0062/docs/estudo_de_caso_01.pdf Acesso em: 06 de junho de 2019.

INTRODUÇÃO

A presente resenha crítica tem como tema o artigo "O Mercado da saúde" que tem como objetivo descrever como o mercado da saúde é em alguns lugares do mundo, em especial nos Estados Unidos. O artigo aborda as comparações entre os sistemas de saúde, em questão de qualidade e custo. Além de examinar como os serviços de saúde podem ser feitos com pouco custo e boa qualidade.

De acordo com o artigo, em 2010 nos Estados Unidos, foram gastos U$ 2,6 trilhões na saúde, valor maior do que foi gasto em outros setores, como o de energia. Basicamente, toda a população precisa e utiliza os serviços de saúde, abastecendo assim o mercado.

A genética é uma das causas principais que afetam a saúde, estudos indicam cada vez mais que diferenças em alguns genes determinam o grau de vulnerabilidade do indivíduo com determinada patologia.  Somando-se a genética, temos os determinantes e condicionantes da saúde. O local onde a pessoa reside, o ar que respira, sua alimentação e hábitos de vida entre outros estão intimamente ligados à qualidade de vida e a vulnerabilidade de cada pessoa.

É importante levar esses fatores em consideração devido ao fato que o mercado da saúde desconsidera esses temas e se objetivam nos produtos e serviços visando apenas a cura das doenças, deixando o fator prevenção de fora. O objetivo principal desse mercado é voltado para os medicamentos, procedimentos, aparelhos e dispositivos pressupostos pelas empresas farmacêuticas e médicas. Nesse mercado pode-se incluir os vários setores médicos, clínicas dos mais diversos tipos, hospital e outros serviços de apoio. De forma geral, pode-se considerar o mercado da saúde como uma série de "vias integradas". De acordo com os autores do artigo, o caminho da saúde segue a seguinte linha: pais, individual, meio ambiente, educação e estilo de vida.

DESENVOLVIMENTO

VIAS INTEGRADAS

Tudo começa com a visão de que o indivíduo está sujeito a sofrer com acidentes e doenças. As pessoas estão suscetíveis a sofrerem acidentes, onde podem ser vítimas de fraturas ou ferimentos mais sérios. E também estão sujeitas a doenças em nível genético ou por estarem exportas a alguma fonte de infecção. Primeiramente para lidar com as questões envolvendo a saúde é necessário fazer o diagnóstico. Muitas pessoas fazem seu próprio diagnóstico, mas as vezes é necessário ajuda especializada, de acordo com a gravidade do problema, como por exemplo quando praticam alguma atividade física intensa e depois sentem dores musculares, as pessoas tendem a se auto medicar a fim de diminuir a dor. Outro exemplo é o caso de uma pessoa que sofre de osteoartrite, que tenta tratar a dor com anti-inflamatório, mas em caso de não melhora, poderá tratar com medicamentos mais específicos e se ainda não for o suficiente e a dor piorar e como consequência tiver sua mobilidade diminuída poderá ter sua articulação substituída por um implante. Esses são os exemplos de vias integradas, o primeiro tratamento é o paliativo, a fim de diminuir a dor momentaneamente, o segundo é a tentativa de estatizar e o terceiro é o passo curativo. Alguns tipos de doenças não têm cura, e as únicas opções são as ações paliativas ou de estabilização temporária. Um diagnostico detalhado pode ser necessário, dependendo da eficiência do tratamento e da evolução da doença.

O Mercado de ofertas de saúde trabalha proporcionando o diagnóstico e tratamento para doenças ou traumas. As informações para o diagnóstico são fornecidas pela própria pessoas, amigos ou familiares, ou ainda por profissionais da área de saúde. Há duas formas principais para o diagnóstico, a primeira é o profissional médico em seu consultório particular ou por pequenos grupos médicos que fazes parte de uma empresa de prestação de serviços de saúde, como um hospital.

O tratamento, geralmente, é ofertado pelo mesmo profissional responsável pelo diagnóstico. Em alguns casos mais sérios, faz-se necessário o tratamento com especialista. E ainda em casos onde o paciente apresente múltiplos sintomas e patologias é necessário um tratamento mais complexo dirigidos por várias especialidades. O paciente deve ser tratado de forma especifica à sua realidade e de forma integral.

INDÚSTRIA DA SAÚDE

A organização é formada por um grupo de prestadores de serviços, esses serviços são divididos em preventivos, diagnósticos simples e encaminhamento nos casos mais sérios e complexos, hospitais especializados e clínicas em geral.

Entre os prestadores de serviços então inclusos os médicos, enfermeiros, representantes farmacêuticos e fontes públicas e privadas que financiam essa indústria.

Atualmente algumas mudanças foram adotadas nos Estados Unidos e passou a incluir os enfermeiros no setor de cuidados de prevenção de agravos e doenças em clinicas denominadas "clínicas de cuidados". Essas clínicas tem o objetivo de facilitar os cuidados básicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com