TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  9/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

VALPARAÍSO DE GOIÁS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2020

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

PTIG apresentada à Faculdade Anhanguera – Polo Valparaiso de Goiás, como requisito parcial para a obtenção de aprovação nas disciplinas integradoras.

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2020

SUMÁRIO[pic 3]

1.

INTRODUÇÃO.................................................................................................

04

2.

DESENVOLVIMENTO......................................................................................

05

  1. Desafio 1.................................................................................................

05

2.2. Desafio 2...................................................................................................

06

2.3. Desafio 3...................................................................................................

07

2.4. Desafio 4...................................................................................................

08

2.5. Desafio 5...................................................................................................

09

2.6. Desafio 6...................................................................................................

10

3.

CONCLUSÃO...................................................................................................

11

4.

REFERÊNCIAS................................................................................................

12

  1. INTRODUÇÃO

Uma Produção Textual Interdisciplinar em Grupo nada mais é do que uma problemática hipotética cujo objetivo é levar o acadêmico a utilizar toda experiência adquirida durante as aulas na resolução de uma situação corriqueira da profissão. As experiências adquiridas através da PTIG levam o aluno a desenvolver senso crítico diante de uma situação, e a buscar meios e informações para a resolução do caso em questão. Algo fundamental para a vivência como profissional de saúde.

O acolhimento da gestante implica na integralidade do cuidado, seguindo o pressuposto da Linha do Cuidado: Atenção Primária de Saúde, Serviços de atenção secundária e/ou terciária quando houver necessidade do cuidado adicional. A Enfermagem deve realizar o Pré-Natal (PN) de baixo risco, provendo cuidado contínuo no decorrer da gravidez – do diagnóstico até após o 42° dia de puerpério (SAÚDE, 2014).

Os diagnósticos de enfermagem obedecem a um método útil para organização do conhecimento de enfermagem, dado que um dos requisitos para uma ocupação alcançar o status de profissão é possuir um corpo de conhecimentos próprio e desenvolver ações com autonomia e autodeterminação (MARIN; BARBOSA; TAKITANE, 2000).

Afirma-se que o cuidado de enfermagem pode ser considerado como um ato de interação, constituído de ações e atividades dirigidas ao paciente e com ele compartilhadas, envolvendo o diálogo, o ouvir, a ajuda, a troca, o apoio, o conforto, a descoberta do outro, esclarecendo dúvidas, cultivando a sensibilidade, valorizando-o e compreendendo-o (RAZERA; BRAGA, 2011).

  1. DESENVOLVIMENTO

A enfermeira Vitória é responsável pela população adscrita à saúde da família da UBS (Unidade Básica de Saúde) Sol Nascente, localizada na região rural de um pequeno município. Ela conhece bem o perfil epidemiológico da sua área de atuação, e entre os problemas encontrados, ela destaca como prioridade: a gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No momento, ela está realizando a primeira consulta de pré-natal de uma gestante que se mudou recentemente para essa área de abrangência. Trata-se de N.A.A., 17 anos, casada há um ano, auxiliar de serviços gerais, ensino fundamental incompleto, seu companheiro está desempregado há seis meses, renda familiar de um salário mínimo e residência em área de risco. Informações obstétricas: G2 P0 C0 A1, aborto espontâneo com IG 14 semanas, de causa desconhecida, ocorrido há três meses. Gestação atual não planejada, porém, desejada, DUM 29/05/2020, IG: 8 semanas, nega comorbidades ou antecedentes familiares de patologias, uso de medicamentos contínuos e vícios. Após realizar a testagem rápida para sífilis foi constatado resultado reagente. A partir disso, a enfermeira abordou a usuária quanto ao resultado do teste rápido, expondo a necessidade de tratamento da sífilis (usuária e parceiro), assim como a relevância em realizar exames complementares para outras ISTs, além de abordar sobre medidas de prevenção. Após compreender sobre a relevância da situação, N.A.A., confidenciou para a enfermeira Vitória que seu marido não é seu único parceiro sexual e solicita ajuda para divulgar o resultado a ele.

  1. Desafio 1

Sabe-se que as causas mais frequentes para a ocorrência e recorrência da gravidez na adolescência possui estreita relação entre a gestação e o abandono escolar, o apoio da família e o apoio do progenitor. A ausência de programas de planejamento familiar adequados à demanda dos adolescentes nos serviços públicos de saúde também são considerados fator importante na etiologia da gestação adolescente (PAIS; MENGARDA; FRIZZO, 2012).

Segundo dados da Organização Pan Americana de Saúde de 2017, o Brasil apresenta taxa de gravidez na adolescência acima da taxa mundial e até mesmo da taxa latino-americana, conforme tabela abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com