TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Enfermagem

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE BRASILIA- CAMPUS CEILANDIA/FCE

DISCIPLINA: CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DA ENFERMAGEM

CÓDIGO DA DISCIPLINA- 179906

ALUNO: JÉSSICA DOS SANTOS GUEDES

SEMESTRE: 1/2015                    MATRÍCULA: 150012721

 Resumo do texto “O processo de enfermagem na concepção de profissionais de enfermagem de um hospital de ensino.”

O estudo descreve as concepções dos profissionais de Enfermagem a fim de embasar as ações de implementação do processo na instituição do estudo, a partir dos métodos de Florence Nightingale. Algumas práticas ainda dificultam o processo cientifico da Enfermagem, com isso, percebeu-se que existe a necessidade de reformas hospitalares, mostrando profissionais de enfermagem qualificados aos serviços. O processo de enfermagem é um método aplicado à prática da profissão, sendo definido em três dimensões: propósito, pessoal entre paciente e enfermeiro, onde juntos participam do processo, organização consiste em fases distintas, independentes e inter-relacionadas entre si, e propriedade é sistemática, dinâmica, baseada em teorias e flexível.

A metodologia usada para embasar a implementação do processo na instituição do estudo é qualitativa, e faz a pesquisas com 29 profissionais de enfermagem de certa instituição que tem um tempo de trabalho no hospital. Optou-se pela analise de conteúdo onde informações foram coletadas e divididas em três categorias:

Categoria 1 – Conhecimentos do processo de enfermagem: 16 dos profissionais afirmaram ter conhecimento sobre os processos de enfermagem. Esses conhecimentos transcendem a assistência de enfermagem, de modo a envolver a organização e sistematização da assistência como evidenciados nas subcategorias que se seguem, e o cuidar enquanto objeto de trabalho da Enfermagem.

  • Organização e sistematização da assistência: o profissional vê no PE as ações de planejar, organizar e direcionar sua prática, assim, o processo de enfermagem é percebido pela equipe como um instrumento que tem a função de organizar a assistência de Enfermagem, remetendo a uma função técnica gerencial das ações de Enfermagem.
  • Assistência e cuidar: Ao dar enfoque a organização do Processo de Enfermagem, o profissional acaba fragmentando seu objeto de estudo, mesmo que o cuidado esteja embasado em teorias, ele ainda provem de práticas baseadas em sintomas de doenças e solução de problemas, ainda esquecendo as necessidades do que necessita de atendimento.

Categoria 2 – Rotinas de trabalho: A rotina é criada com um cunho assistencialista com ações técnicas. Com isso, constatam-se duas subcategorias:

  • Atividades técnicas e assistenciais: As instituições se organizam de acordo com as funções e procedimentos dos profissionais, ficando presa a rotina e esquecendo as inovações no processo de cuidar. Além das funções técnicas e institucionais pertinentes ao discurso de toda a equipe de Enfermagem, os enfermeiros relatam em sua rotina de trabalho a supervisão da equipe e a realização de procedimentos, citando também o planejamento da assistência, embora não sistematizada, mas que demanda conhecimento técnico e científico, experiência e uma avaliação criteriosa das ações. A falta do trabalho em equipe no hospital é um problema enfrentado nas rotinas, pois cada um faz sua parte não se importando com o todo.
  • Atividades técnicas e ações de humanização e educação: A humanização do processo assistencialista leva a avanços significativos em diagnósticos, e reais doenças e causas, o dialogo e um melhor entendimento leva a uma harmonização do processo entre paciente e profissional. Porém, a rotina fragmenta o serviço e também a humanização, dificultando os processos de saúde.

Categoria 3 – Expectativas com a implementação da SAE: O desafio de aproximar o paciente ao enfermeiro ainda é um grande obstáculo, questão institucionais, profissionais e ate individuais (profissionais que não querem mudar) afetam essa aproximação. Assim, nas subcategorias a seguir são reveladas as expectativas da equipe de Enfermagem sobre o processo de enfermagem e as mudanças possíveis com essa implementação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com