TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Por:   •  18/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1]

Trabalho de Anatomia

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Meningite Bacteriana

Trabalho desenvolvido por:

Bianca Roberto da Rocha

Edimeia Gonçalves.

Gabriela Ferreira da Silva.

Gabrieli Mayara da Silva Arruda.

Giovani Matheus Araujo dos Santos

Lucas Kelvim de Brito.

Rafaela da Silva Mello.

Talita da Silva Dias.

Assis

2018

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................3

Etiologia................................................................................................4

Manifestação Clínica.............................................................................5

Diagnostico...........................................................................................6

Tratamento............................................................................................7

Sequelas...............................................................................................8

Bibliografia.............................................................................................9

INTRODUÇÃO 

O sistema nervoso central dividi-se em  encéfalo  que subdivide-se em cérebro tronco encefálico e cerebelo. O cerebro ainda se subdivide em  telencéfalo e diencéfalo. o tronco encefalico em mesencefalo, ponte e bulbo.

Meningite Bacteriana que é uma patologia que acomete o sistema nervoso central ela  nada mais é do que  um processo inflamatório e infeccioso e purulento das meninges e do espaço sub-aracnoides, lembrando da neuro anatomia , lembramos que temos três meninges que nada mais são do que camadas de tecido conjuntivo que revestem o Sistema nervoso central, as tres meninges que temos, são elas a “Duramater, Aracnóide e a Piamater”. Entre a Aracnoide e a Pia-máter temos o espaço sub-aracnoides . 

Neste trabalho veremos a etiologia com os principais agentes etiológicos que  colonizam ou que infectam de fato o trato respiratorio, então esses agentes estarão la apenas colonizando ou causando uma infecção daquele local fazendo um processo inflamatório naquela região, podendo ganhar o epitélio respiratório, podendo ganhar a corrente sanguinea, podendo assim alcançar o plexo coróide e entrando no espaço sub-aracnoide se proliferando nesse espaço. 

Através da proliferação de bactéria nesse espaço sub-aracnoide, eles afetarão as meninges gerando assim um processo inflamatório infeccioso purulento com grande presença de exsudato. A partir do exsudato, por ser um processo muito purulento e infeccioso podemos ter uma diminuição da drenagem liquorica desse espaço sub-aracnoide através das granulações aracnoides podendo levar a hipertensão intra craniana por conta da diminuição da drenagem liquorica. 

ETIOLOGIA 

A etiologia Vai  modificar de acordo com a faixa etária do individuo. Focando na etiologia intermediaria do individuo entre três meses e dezoito anos e de dezoito anos a cinquenta anos.  

Existem três principais bactérias que podem  causar meningite na fazia de três meses a dezoito anos que são elas as “Neisserias Meningitidis, Estreptococcus Pneumoniae e o Hemophilos Influenzae TipoB”. Já dos dezoito aos cinquenta anos  são:” Estreptococcus Pneumoniae, Estreptococcus Pneumoniae e o Hemophilos Influenzae TipoB”. Por conta da vacinação o “Hemophilos Influenza Tipo B” torna-se a terceira causa  entre as três bactérias tanto na primeira faixa etária quanto na segunda faixa etária

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS 

 

As manifestações clínicas dividi-se em três síndromes, a síndrome Toxemica, síndrome da Hipertensão intra craniana e síndrome meníngea

A síndrome Toxemica nada mais é do que a resposta inflamatória sistémica que esta acontecendo no corpo por conta da infecção das meninges, então é o processo que esta acontecendo febre alta, mal estar geral, prostração. Podemos ainda ter o sinal de Forget que é caracterizado pelo aumento de temperatura corporal sem taquicardia ou com taquicardia leve. 

Podemos observar uma meningite causada pelo Meningococo, evoluindo para uma meningococemia, quando o paciente apresenta petéquias, equimose pelo corpo que é um sinal claro de tal. 

A síndrome de Hipertensão intra craniana  é causada quando a drenagem liquorica  está diminuída e até mesmo pelo próprio processo inflamatório que esta acontecendo  ocasionando um edema do sistema nervoso.Os sinais da síndrome de hipertensão intra craniana são caracterizados por cefaleia muito intensa, náuseas e vomito. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com