TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Saúde

Por:   •  5/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA DE SAÚDE NA FRANÇA – AP1

Aluna: Amanda Sayuri Fukami

País: França

Todos os anos, o governo da França contribui com uma significativa quantidade do PIB do país para a criação de serviços sociais, principalmente na área da saúde, que recebe anualmente cerca de 10% do PIB total do país.
O sistema de saúde na França é de altíssima qualidade, universal e, em grande parte (quase 80%), financiado pelo Estado por meio de um sistema de seguro nacional de saúde na França.
Ele lhe dá acesso a bons médicos e hospitais, além de medicamentos (na maioria das vezes, gratuitos ou com baixo custo). Isso não significa que os cidadãos recebam serviços de saúde gratuitos, ou seja, ao morar na França legalmente, os imigrantes também tem direito ao atendimento.

Sécurité Sociale: os trabalhadores contribuem com um percentual do seu salário para a Sécurite Sociale, que serve para ampara todos os cidadãos em relação a doença, acidente, família e longevidade. Depois de filiado a Sécurité Sociale o cidadão deve apresentar sua Carte Vitale (carteira pessoal de assistência médica) sempre que precisar ir ao médico, dentista, precisar de exames ou comprar remédios com receita. Na Carte Vitale ficam todas as informações de saúde.

Seu cartão Vitale contém todas as informações necessárias para reembolsar seus custos de saúde. Ao apresentá-lo ao seu médico, você tem a garantia de ser reembolsado automaticamente em uma semana, sem ter que enviar uma folha de cuidados.

Quem tem direito ao Carte Vitale?

O cartão Vitale pode ser encomendado, a partir dos 15 anos, na conta ameli (secção “Meus procedimentos”) do progenitor a quem a criança está vinculada.

É válido em toda a França (França metropolitana e Drom-Com).

A apresentação do cartão Vitale permite ainda: se tiver cuidados relacionados com doença prolongada, maternidade, acidente de trabalho ou doença profissional, isenção do bilhete moderador, com isenção de pagamento antecipado. Você não tem nada para adiantar com os profissionais de saúde e só paga as franquias e contribuições fixas; se for beneficiário de Cuidados Complementares de Saúde, isenção de taxas antecipadas, ou seja, pagamento integral das suas despesas de saúde.

O cartão Vitale é emitido gratuitamente pelo Seguro de Saúde. Se alguém lhe pedir dinheiro para emitir um cartão Vitale, é uma farsa.

A Couverture Maladie Universelle (CMU) ou Cobertura Universal de Saúde foi introduzida pelo governo francês para colocar em prática a saúde universal. Dessa forma, a CMU permite que pessoas com poucos recursos financeiros tenham todos os seus gastos referentes a doenças e lesões cobertos pela Sécurité Sociale, sem a necessidade de pagar por um seguro de saúde complementar(Mutuelle).
Assim, as pessoas que não estiverem cobertas pelo Sécurité Sociale devem estar pela CMU.

Referência: https://www.eurodicas.com.br/saude-na-franca/

https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/361

https://www.ameli.fr/loire-atlantique/assure/remboursements/etre-bien-rembourse/carte-vitale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com