TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE ANATOMIA

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 12

LEUIZ GONÇALVES DA SILVA

SISTEMA SANGUÍNEO

Planaltina/DF

 Fevereiro – 2016

SÚMARIO

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------- 3

  1. SISTEMA SANGUINEO ------------------------------------------------------------ 4
  1. Conceito----------------------------------------------------------------------------- 4

1.2 Funções  ---------------------------------------------------------------------------- 4

1.3 Composição------------------------------------------------------------------------- 5

2. Coagulação sanguínea-------------------------------------------------------------- 6

2.1 Fatores de coagulação ------------------------------------------------------------ 6

3 Substância de defesa--------------------------------------------------------------------- 9

3.1  Células de


INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir relata a importância do sistema sanguíneo no corpo humano. Destacando sua função, composição, coagulação sanguínea, substâncias de defesa e grupos sanguíneos.

               Sabe-se que o sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo levando oxigênio e nutrientes a todos órgãos. Ele é produzido na medula óssea dos ossos chatos, nas vértebras, costelas, crânio e esterno o sangue é uma parte importantíssima do nosso corpo. É o nosso precioso tecido líquido, responsável pelo transporte de gases, nutrientes e demais elementos que devem ser continuamente transportados através do nosso corpo, de um tecido ao outro. É responsável, também, pela defesa de nosso organismo contra a invasão de micro-organismos estranhos que, a todo momento, tentam se proliferar em nosso corpo.

O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A,B,O e AB) e o Rh (positivo e negativo). 

                  No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns o O e A . Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com 3%

  1. Sistema sanguíneo

1.1 Conceito

 

O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos. 

1.2 Funções

O sistema sanguíneo apresenta três componentes principais: sangue, vasos sanguíneos e coração. O sangue é um fluido formado por elementos figurados, isto é, células e fragmentos celulares (plaquetas), dispersos em um liquido, o plasma. Bombeando pelo coração o sangue circula pelo interior dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares sanguíneos).

1.3 Composição

A composição sanguínea é definida na parte liquida e solida. A parte liquida é denominada Plasma que tem um aspecto amarelo e corresponde a 55% do volume total sanguíneo, é composta por 90% água e outros 10% restantes de proteínas, sais minerais e outras substancia.

O Plasma está em equilíbrio com o liquido intracelular dos tecidos. Entre as células existem um liquido que circula que se chama liquido intersticial onde há um equilíbrio com o plasma por terem a composição química semelhantes. Há uma distribuição de tal maneira que a pressão osmótica dentro dos vasos sanguíneos e dentro do tecido apresenta um certo equilíbrio, evitando, assim a saída e a entrada excessiva de liquido no sangue.

No Plasma as principais proteínas são as Globulinas, Albuminas e a Fibrinogênio. A Globulinas estão interligadas ao mecanismo de defesa contra os invasores dos mais diferentes tipos, a albuminas retém liquido e o fibrinogênio (proteína solúvel) é convertido, em caso de corte para a fibrina insolúvel que vai forma uma “rede” assim, segurando a perda de sangue. Trombina é uma substância que ajuda a fibrinogênio a se torna fibrina.

A parte solida do sangue é denominada pelas Eritrócitos e Leucócitos.

Os Eritrócitos também conhecido como Hemácias são produzidas pelo tecido conjuntivo hematopoiético mielóide. São desprovidas de núcleo mitocondrial, complexo de golgiense e lisossomos, por isso não são células que tem por função produzir ou armazenar alguma coisa. Sua função básica é transporta oxigênio (O2). Conforme ela vai ficando habita para desenvolver a sua função ela diminui a quantidade de citoplasma no interior dela, eliminando aquilo que não é útil. Elas não se dividem, apresenta metabolismo baixo e tem em média o tempo de vida de cerca de 4 meses.

Os Leucócitos também conhecido como Glóbulos Brancos são produzidos pelo tecido conjuntivo hematopoiético mielóide e linfoide. São células esféricas, capazes de apresentar movimentos ameboides. Sua principal função e a defesa do organismo. Os leucócitos são classificados de acordo com sua granulosidade do citoplasma, sendo assim, são divididos em dois grupos, os granulócitos (grãos pequenos) e os Agranulócitos.

Os granulócitos são classificados em três tipos.

 Neutrófilos com o núcleo multilobado, granulação fina no citoplasma, muito ativo na fagocitose de bactérias e é uma célula mais comum nos estágios inicias de inflamação aguda. São a primeira linha de defesa do organismo, responsável pelo combate de infecções com bactérias e fungos, pequenos processos inflamatórios formando pus.

Eosinófilo tem o núcleo geralmente bilobado e citoplasma com grânulos grandes. Atuam no organismo durante a reação alérgicas e infecções parasitárias.

Basófilos tem o núcleo bi ou trilobado difícil de visualizar. Possuem uma função desconhecida, que acreditasse ser a liberação da heparina no sangue, uma espécie de anticoagulante que está ligado aos processos alérgicos e antigênica.

Os Agranulócitos são classificados em dois tipos.

Linfócitos que possuem o núcleo regular ativamente moveis, e circulam sempre através do sangue pelos linfonodos, baço e tecido conjuntivo. Sua função é garantir imunidade ao organismo. São classificados em Linfócitos “T” e “B”. Os Linfócitos “T” possuem um ciclo maior de vida, podendo chegar a anos. Os Linfócitos “B” vivem menos e quando estimulado migram para o tecido conjuntivo, convertendo-se para plasmácitos, produtores de anticorpos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com