TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA HIPER DIA EM UMA ESF COMO SENDO UMA DAS ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE BEM ESTAR E SAÚDE

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 15

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA HIPERDIA EM UMA ESF COMO SENDO UMA DAS ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE BEM ESTAR E SAÚDE

MARYANNA OLIVEIRA DA PAIXÃO

THAIS RODRIGUES CUNHA URBANO

GOIÂNIA/2017

MARYANNA OLIVEIRA DA PAIXÃO

THAIS RODRIGUES CUNHA URBANO

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA HIPERDIA EM UMA ESF COMO SENDO UMA DAS ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE BEM ESTAR E SAÚDE

Estudo realizado com finalidade de avaliação parcial da Unidade ENF 1094Internato I do 9° Ciclo do curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

        

Orientadora:

Profª. Ms. Luciene Cunha Monteiro

GOIÂNIA/2017

RESUMO

Este estudo foi desenvolvido no âmbito da disciplina Internato I, por acadêmicas do nono período e é baseado na problematização proposta por Charles Maguerez. Esta, que parte da observação de uma realidade social, levantamento de problemas, hipóteses e retorno prático à esta mesma realidade. Tem como campo a Estratégia de Saúde da Família do município de Goiânia – Goiás, que atende diversos usuários onde se faz o acolhimento e triagem, consultas médicas, de odontologia, enfermagem, e também oferecem a estes usuários alguns programas que funcionam como uma porta aberta para ajudar a população. Neste sentido, é proposto por este trabalho a elaboraçãode um projeto do programa de Hiperdia voltado aos Hipertensos e Diabéticos, que no momento não está funcionando na Unidade. O programa de Hiperdia tem comomissão coordenar a estruturação da rede de atenção à saúde da população com hipertensão arterial e diabetes, por meio de um sistema regionalizado e integrado de ações em saúde. Como resultado, espera-se que esse programa possibilite o aumento da longevidade da população alvo, acompanhado da melhoria de sua qualidade de vida, por meio de intervenções capazes de diminuir a morbimortalidade por essas patologias. O objetivo principal deste estudo é expor os benefícios que o programa de Hiperdia traz aos usuários portadores de Diabetes e Hipertensãocomo, por exemplo: hábitos mais saudáveis e contribuição para uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chaves:Hipertensão Arterial; Diabetes; Estratégia de Saúde da Familia (ESF); Hiperdia.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVOS

2.1 Geral

2.2 Específicos

  1. O MÉTODO DO ESTUDO
  2. RESULTADOS DO ESTUDO

3.1 Teorização

3.2 Hipóteses de Solução

3.3 Aplicação à Realidade

  1. CONSIDERAÇÕES
  2. REFERÊNCIAS

5

7

7

7

8

11

11

14

15

14

16


1 INTRODUÇÃO

        A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada hoje como um dos problemas de saúde mais encontrado nos dias atuais, assim como as diabetes que prevalecem em um numero crescente(OLIVEIRA, 2014). Dentro das Unidades Básicas de Saúde existe um programa denominado Hiperdia voltado a essa população de Hipertensos e Diabéticos, onde visa aumentar a qualidade de vida dos mesmos, além de realizar o controle de medicações, atualização de receitas, isso tudo a partir de palestras educativas realizadas pelos próprios profissionais da Unidade, envolvendo tanto Enfermeiros quanto Médicos, Odontólogos junto com profissionais convidados como Nutricionistas e Educadores Físicos

Partindo dessa concepção e da observação da realidade em uma Estratégia de Saúde da Família no município de Goiânia, Goiás, onde foram identificados alguns pontos positivos e outros negativos, acredita-se que o programa de Hiperdia é uma ferramenta necessária para uma assistência qualificada aos usuários hipertensos e diabéticos. A ESF é uma ação que objetiva uma atenção Integral no atendimento à população portadora de doenças crônicas não transmissíveis, o acompanhamento clínico e que oferece a essa população uma melhora na sua qualidade de vida.

Entre os pontos positivos identificados no processo de observação, merece destaque os programas desenvolvidos ativamente na Unidade como: Tabagismo e o de Gestante; visitas multiprofissionais aos usuários da Unidade; busca ativa de pacientes portadores de Hanseníase; capitação das Gestantes que não procuram a Unidade para abertura do SIS Pré-Natal; Atendimento Integral as Mulheres; Capacitação da Equipe contendo reuniões onde são sanadas as duvidas, além do desenvolvimento da AMAQ.  Com relação aos pontos negativos, apresentam-se alguns principais como a falta de verba, estrutura física insuficiente, não atendimento de Odontologia devido à falta de materiais e defeitos de equipamentos; não realização de procedimentos como: Papanicolau, coleta de teste da mamãe devido a falta de materiais necessários para realização dos mesmos; equipe sem cobertura de profissionais e consequentemente área descoberta.

Frente a essa realidade, a situação-problema que mais propicia reflexão e direciona o grupo para a busca de respostas é a continuidade do grupo de Hiperdia que no momento não está funcionando ativamente devido à necessidade de construção do projeto durante todo o ano voltado a população de Hipertensos e Diabéticos que traz uma melhora na qualidade de vida e bem-estar dos mesmos, além ajudar a manter o controle direto dessa população e atualização de receitas médicas.

É fato que o programa de Hiperdia contribui também para uma maior socialização dessa população, até mesmo para que eles se conheçam e se motivem a buscar sempre uma melhora na qualidade de vida. Nesta perspectiva, algumas questões se colocam para o levantamento de respostas, entre elas: Quais os benefícios trazidos pelo programa de Hiperdia do ESF aos Hipertensos e Diabéticos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (309.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com