TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cuidados de Enfermagem

Por:   •  11/9/2015  •  Resenha  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  2.103 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha: CUIDAR EM ENFERMAGEM

O cuidar é base de todo o processo de enfermagem. Cuidar e tratar não representa o mesmo, embora se completem entre si.

O “cuidar” e o “tratar” a definição de cuidar abrange a prestação atenciosa e continuada de forma holística a uma pessoa enferma, realçando desta maneira o direito á dignidade da pessoa cuidada. O conceito tratar define a prestação de cuidados técnicos e específicos focados somente na enfermidade, cujo o objetivo consiste na reparação do órgão enfermo de modo a alcançar a cura.

O comportamento adotado pelo enfermeiro quanto a prestação de cuidados de enfermagem, dado q a natureza destes diferenciara o enfermeiro que cuida do enfermeiro que trata, embora a essência da enfermagem se baseie apenas no cuidar por excelências .Os enfermeiros que tratam concentram todos os seus cuidados apenas na enfermidade, descurando o ser humano com receios, crenças, duvidas e sentimentos por trás da doença constituindo apenas para este profissional mais um caso, que será resolvido aplicando as técnicas corretas e adequadas à situação.

No entanto, os enfermeiros que cuidam dirigem todos os seus cuidados de modo holístico, respeitando a pessoa enferma como ser biopsico-social, valorizando como pessoa única e insubstituível com características e vontade própria, conforme a ideologia adotada e definida pela profissão, dignificando-a e elevando-a ao seu mais auto nível.

No entanto, para concretização do cuidar no dia a dia também é fundamental que a equipe de enfermagem assuma completamente o espírito de equipe e a congruência de comportamentos, abandonando quaisquer metas individuais, visando apenas o mesmo objetivo comum e final: a prestação de cuidados holísticos com qualidade, minimizando tanto quanto possível a crescente problemática da desumanização de cuidados.

Sendo assim, torna-se importante que o enfermeiro repense cuidadosamente no verdadeiro significado da essência de enfermagem, aperfeiçoando os pontos menos positivos. Para a prestação de cuidados de qualidade é imperativo que o enfermeiro promova um ambiente de empatia com o cliente, recorrendo comunicação verbal e não verbal para estabelecer uma relação de ajuda eficaz.

Existira emoção mais nobre sublime do que a que nós enfermeiros sentimos quando estamos a colaborar nas mais ricas de todas as atividades humanas o alívio do sofrimento do nosso próximo?

RESENHA: RESGATE HISTÓRICO: ENFERMAGEM E A ARTE DO CUIDAR.

Estudando-se surgimento dos hospitais, antes do período de emergência da medicina cientifica o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar procurando cuidado ou último sacramento e morrer, na época os cuidados eram prestado por religiosos e leigos.

No século ‘’xviii’’, esteve sob péssimas condições devido a infecto – contagiosa, os pobres por vez não tinham pessoas qualificada para cuida, e em relação aos ricos já eram tratados em suas próprias residências, os humildes se tronavam - se objetos de estudos que resultaria em mais conhecimentos.

E com isso o beneficio era para classe alta. Nessa época Florence Nightingale e convidada para trabalhar juntos aos feridos da guerra foram quando a atividade de enfermagem teve grande significado. Já com avanço tecnológico e social visava o bem estar do cidadão, surgiu novos pensamentos e preocupações em saúde-doença.

A visão do hospital mudou, contudo o avanço da medicina favoreceu a reorganização, nessa nova concepção de pensar o medico tornou-se um profissional liberal e a enfermagem gradativamente se profissionalizar. Instituindo distinções entre enfermeiros e auxiliar com técnico com curso universitário.

Assim, as mulheres foram adquirindo espoco no cuidado enfermagem. A profissão ganhou espaço mais nobre e generoso como reconhecimento pela sua importância.

A equipe de enfermagem tem como objetivo cuidar e oferecer as condições necessárias para que o paciente enfrente as mudanças que eram ocorrer em seu dia a dia.

É necessário ter a consciência de que o cuidado é uma atitude de ocupação, preocupação e responsabilidade e saber que o paciente não é apenas um número ou uma patologia a ser tratada.

O profissional necessita abranger o biológico e a totalidade que permanece o cuidado holístico ampliar a sua visão para o todo é uma necessidade.

Com o paciente hospitalizado, tem todas suas faces como interagir, observa e atender todas as suas necessidades.

A enfermagem em si tem suas funções e obrigações de orientar sobre todas as rotinas hospitais, e os procedimentos realizados com cliente. O no ambiente hospitalar tem oferecer um ambiente calmo, acolhedor e seguro para paciente. O paciente tem que sentir a seguro a enfermagem que estará prestando o cuidado para ele.

Por fim, o cuidado de enfermagem é sublinhado como imprescindível na assistência, desta forma, a aproximação entre cuidados e o seu cuidado possui finalidades terapêutica que usam melhor á recuperação e a reinserção social.

Resenha: O PROCESSO DE CUIDAR DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE DOENÇA CRÔNICA CARDÍACA

Atualmente, nota-se que ainda há muito que ser feito quando se fala do processo de cuidar. A enfermagem envolve ciência, dedicação, amor, técnica, conhecimento e eficiência no cuidado humano.

Com um dos papeis mais importantes o enfermeiro se destaca em duas subcategorias no processo de humanização dos cuidados, sendo o primeiro o conhecimento técnico onde é utilizado os seus conhecimentos e práticas, e o segundo que é o expressivo que tem como objetivo assistir o paciente de uma forma mais humanizada.

Quando utilizados juntos, formam a postura ideal que um enfermeiro precisa ter no seu dia-a-dia envolvendo recursos materiais e psicológicos também.

A profissão enfermagem em si, tem como objetivo mostrar para a sociedade que se trata de um cargo inovador, compreensivo e transformador, proporcionando no paciente cardíaco, esteja em casa ou no hospital uma mudança de estilo de vida, baseando-se em ações efetivas juntamente com os conhecimentos específicos, com o foco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com