TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de Enfermagem

Por:   •  30/9/2021  •  Artigo  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

1. Coleta de dados de enfermagem e histórico

Quando um paciente chega para o atendimento da enfermagem, é crucial apurar as informações que vão além das principais queixas relatadas pelo indivíduo, bem como fazer a avaliação dos resultados de exames. É importante mencionar que essa etapa deve ser feita com acolhimento ao paciente, sempre utilizando as técnicas de humanização.

Por isso, a primeira etapa definirá os principais pontos de investigação de qualquer suspeita diagnóstica, mediante a coleta precisa e completa das informações obtidas pelo histórico do paciente.

Nesse sentido, é aconselhável aprofundar quais dados são relevantes para as queixais atuais e outros que têm relação indireta com a suspeita diagnóstica e questionar o paciente, a família e outros indivíduos que possam atestar alguma variação nos sintomas.

Vale lembrar que é fundamental descrever as informações de forma objetiva e cronológica, inserindo as percepções do paciente e caracterizando-as conforme as evidências mais relevantes.

2. Diagnóstico de enfermagem

Trata-se da interpretação e conclusão dos achados clínicos, laboratoriais e de relatos do paciente. Nesse estágio, é recomendável trabalhar com algumas suspeitas diagnósticas e descartá-las conforme a evolução dos sintomas.

Após uma análise minuciosa, o enfermeiro tomará uma decisão em prol da melhoria do estado de saúde do paciente. Nesse contexto, serão consideradas as questões que envolvam risco iminente de morte ou que possam piorar a condição clínica do doente.

Por isso, é interessante avaliar detalhadamente cada situação, discutir com os demais colegas que atenderam o paciente, coletar novas informações e estabelecer o diagnóstico mais apropriado ao cenário apresentado.

3. Planejamento de enfermagem

É a definição do plano de ação, que será executado mediante a organização dos problemas listados anteriormente, assim como a avaliação do tempo para a mudança da situação atual do paciente.

Nesse sentido, o enfermeiro deve plotar os resultados que se espera alcançar com base nas propostas elaboradas e analisar a efetividade das condutas ou fazer uma reavaliação para novas intervenções.

Exemplo disso é quando o profissional detecta alterações significativas na pressão arterial, sugere uma intervenção farmacológica e observa, posteriormente, se os parâmetros foram normalizados.

Nas situações que envolvam procedimentos cirúrgicos, inserção de cateteres, entre outros, é importante programar as atividades desde o preparo dos materiais até o tempo de recuperação do paciente.

4. Implementação das ações propostas

Essa etapa é a execução do plano terapêutico proposto pela equipe de enfermagem, que será realizada também com o apoio de uma equipe multidisciplinar, quando a decisão envolver outras áreas de atuação.

Dessa forma, os enfermeiros devem prezar pela implementação das atividades já planejadas, encaminhar a outros profissionais após a finalização de sua etapa ou reavaliar as atividades conforme a evolução clínica do paciente.

Essa etapa inclui a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com